NAF Uni-FACEF faz parte de rede internacional de núcleos de apoio

O NAF Uni-FACEF – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, do Uni-FACEF, faz parte de uma rede internacional de NAFs, a Red NAF. O site destaca que a iniciativa de criação dos núcleos NAF foi da Receita Federal do Brasil e que, atualmente, existem NAFs em mais de 100 universidades do Brasil, Chile, El Salvador, Equador, Costa Rica, Honduras, Guatemala, México e Peru. Veja onde estão os centros NAF.

A Red NAF foi criada em abril de 2014, em Lima (Peru), por meio de um encontro chamado “Taller para la creación de Núcleos de Apoyo Contable y Fiscal (NAF)”, do qual resultou uma Carta de Intenções.

Ainda segundo o site da rede de NAFs, “a Red NAF está aberta a todas as administrações tributárias e instituições de ensino superior comprometidas em promover uma maior consciência cívico-tributária e uma formação universitária de qualidade, baseada na ética e na responsabilidade social, por meio do reflexão e do diálogo sobre a fiscalização”.

A rede de NAFs recomenda que todos os núcleos devem atura em conformidade com os princípios gerais da Red NAF:

  • Contar com, no mínimo, um NAF e impulsionar a criação e a difusão dessa experiência;
  • Compartilhar experiências, sistematizar e difundir conhecimentos, e atualizar a informação sobre os NAF do país, por meio do portal da Red NAF e dos encontros presenciais; e
  • Designar um responsável em cada instituição como ponto de ligação com a Red NAF e que se encarregará de articular a comunicação com os NAF de seus país e com os de outros países.