Simulação realística com estudantes de Medicina e Enfermagem, do Uni-FACEF, tem Bombeiros, SAMU e Polícia Militar

Desligado

Na manhã de terça-feira (13), os estudantes de Medicina e de Enfermagem, do Uni-FACEF, participaram de uma simulação realística, que contou com a participação do Corpo de Bombeiros, do SAMU, da Polícia Militar e de docentes do Uni-FACEF.

Essa atividade de simulação realística trata-se de um treinamento, realizado em área isolada em frente ao Corpo de Bombeiros localizado no Distrito Industrial de Franca. Para essa simulação, foi criado um cenário de acidente entre veículos – um carro e um ônibus – seguido de atropelamento. No total, foram quase 50 vítimas.

O estudante do 1º semestre de Enfermagem, Tiago S. Carrenho, destacou a importância desse treinamento afirmando que o “elemento surpreso” é muito importante, pois no dia a dia do enfermeiro, num plantão, por exemplo, ele não tem controle e conhecimento prévio dos tipos de atendimento que podem ocorrer. Tiago Carrenho era um dos membros da equipe de apoio, preparando os ferimentos cenográficos.

A atuação em situações de elevado estresse, as quais exigem rápida tomada de decisões, envolve a conciliação entre teoria e prática e isso é um dos aspectos mais importantes desse tipo de treinamento, conforme a Profa. Dra. Kelly Jacqueline Barbosa, lembrando que competências, habilidades e atitudes são exigidas e testadas.

O Tenente Iago Gomes, do Corpo de Bombeiros, destacou outro aspecto relevante: a simulação realística proporciona ao efetivo do Corpo de Bombeiros uma sinergia de ações com os órgãos externos (Polícia Militar e SAMU, por exemplo), necessária para o constante aprimoramento do trabalho das equipes. Essa sinergia possibilitada pela presença desses órgãos permite ao estudante de Medicina, em especial, uma oportunidade de aprendizado ímpar, lembrou o Tenente Iago.

O estudante Fábio Henrique de Aquino Teixeira dos Santos, estudante do 5º semestre de Medicina, do Uni-FACEF, afirmou que essa simulação permite ao futuro médico preparar-se para as mais diversas situações a serem vivenciadas ao longo da vida profissional. O Prof. Esp. Daniel Machado, docente do Uni-FACEF, também destacou que esse tipo de treinamento contribui para a formação profissional, ao aproximar o estudante da realidade.

O Reitor do Uni-FACEF, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, agradece ao Corpo de Bombeiros de Franca, à Polícia Militar, ao SAMU, aos profissionais envolvidos direta e indiretamente nessa simulação realística, por sua valiosa contribuição para a formação profissional de futuros médicos e enfermeiros, futuros parceiros na missão de proteger e salvar vidas. O Professor José Alfredo Guerra agradece, ainda, aos docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina, aos estudantes de ambos os cursos, pela  comprometimento em busca dos melhores resultados e aprendizado. E, por fim, agradece também aos profissionais de imprensa, que trabalharam nesse evento.

#unifacef #universidade #medicina #enfermagem #bombeiros #políciamilitar #samu #simulação #treinamento #simulaçãorealística #salvamento

Veja alguns registros da simulação realística: