Estudantes de Sistemas de Informação do Uni-FACEF exploram Laboratório de Internet das Coisas (IoT)

Estudantes do 4º ano de Sistemas de Informação, do Uni-FACEF, vivenciaram os fundamentos da Internet das Coisas (IoT) na disciplina de Projetos em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, sob responsabilidade dos professores Dr. Daniel Facciolo Pires e Me. Carlos Eduardo de França Roland.

O desafio proposto foi o desenvolvimento de um coletor de dados baseado em arquitetura microcontrolada com transmissão de dados via rede sem fio, para um repositório em nuvem.

Para o desenvolvimento do sistema, os estudantes usaram kits eletrônicos contendo placas NodeMCU ESP8266 e Orange PI PC Plus, e componentes eletrônicos diversos para simulação de operação de sensores. Os kits foram adquiridos pelo Uni-FACEF e ficaram à disposição dos estudantes durante todo o semestre.

O sistema desenvolvido faz a leitura de sinais analógicos de dois sensores e publica os dados lidos no servidor CloudMQTT. O protótipo desenvolvido emula, por exemplo, uma microestação agronômica para coleta de dados de umidade do solo e de temperatura ambiente para controle de irrigação. Esses dados são acessíveis à distância para gerenciamento de operações das bombas, permitindo, ainda, o controle do uso e consumo de água pelo sistema.

No contexto acadêmico, o protótipo pode ser utilizado em atividades didáticas de cursos na área da saúde para, por exemplo, monitoramento de pacientes em tratamento à distância, com a coleta de dados de temperatura corporal e batimentos cardíacos.

Com a atividade, afirmou o Prof. Roland, que “os estudantes puderam conhecer os conceitos e os processos fundamentais para o desenvolvimento e o uso de aplicações de IoT, e novos desafios estão por vir no segundo semestre de 2018”.

#unifacef #universidade #InternetDasCoisas #IoT #SistemasDeInformação #NodeMCU #OrangePiPcPlus #CloudMQTT #francasp