Estudantes de Enfermagem, do Uni-FACEF, promovem evento para a saúde da mulher

Na noite da última quarta-feira (31), docentes e estudantes do 2º semestre do curso de Enfermagem, do Uni-FACEF, promoveram uma ação de conscientização sobre a importância do cuidado em saúde da mulher. No evento, que foi realizado no hall da Unidade II (Av. Dr. Ismael Alonso y Alonso), funcionários, estudantes e professores de todos os cursos da Instituição receberam orientações sobre a saúde da mulher. Foram feitas aferição de pressão, conscientização sobre o câncer de mama, sobre exames preventivos de colo de útero e sobre o HPV.

A ação fez parte das atividades do Outubro Rosa, para lembrar a todos que os cuidados com a saúde da Mulher não devem acontecer apenas no mês de outubro, mas durante o ano todo.

O Reitor do Uni-FACEF, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, destacou a importância da iniciativa como forma de tentar minimizar os índices de doenças como o Câncer de Mama que, atualmente, registra no Brasil cerca de 59.700 novos casos. Conforme o site do INCA – Instituto Nacional do Câncer, “o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil). Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS”.

Para tornar o evento mais festivo, a Batucacef (bateria do Uni-FACEF), fez uma apresentação especial.

#unifacef #universidade #outubrorosa #prevenção #câncerdemama #saúdedamulher #mulher #francasp