Filmes relacionados à Matemática

Desligado
  1. O jogo da Imitação

Esse filme é baseado na história real do gênio da matemática e pai da computação Alan Turing. Ele atuou na Segunda Guerra Mundial trabalhando com uma equipe para descriptografar mensagens enviadas pelo exército nazista para os soldados nas frentes de batalha. Além disso, o filme conta a vida pessoal do matemático que sofreu preconceito e repressão na época por conta de sua orientação sexual.

  1. Uma mente brilhante

Cinebiografia do matemático John Nash, interpretado por Russel Crowe — vencedor do Oscar de melhor filme em 2002 —, o filme conta a história do professor que alcançou a fama após resolver um problema relacionado à teoria dos jogos em 1994.Nash trabalhou ainda em criptografia para o governo dos Estados Unidos até descobrir que era esquizofrênico. O filme mostra como os delírios e as alucinações interferiram em seu trabalho matemático. A teoria dos jogos ainda é muito utilizada hoje, principalmente em questões que envolvem estratégia — assim como a criptografia, utilizada em sistemas de segurança da informação.

 

  1. O homem que viu o infinito

Este filme é a cinebiografia do matemático indiano Srinivasa Ramanujan (1887-1920), que foi autodidata e teve de enfrentar uma época em que ele não se adaptava. O indiano era um teórico que apostava em suas intuições para desenvolver fórmulas matemáticas. Vindo de família pobre e órfão de pai, Ramanujan precisava constantemente provar o seu talento, principalmente aos colegas que confrontavam seu jeito abstrato de trabalhar a disciplina — em oposição aos métodos acadêmicos formais. O filme mostra que a matemática pode unir os dois elementos — intuição e formalismo — para chegar a um desenvolvimento e a uma conclusão. A produção é estrelada por Dev Patel, ator de “Quem Quer Ser Um Milionário?”.

  1. Gênio Indomável

Will é um rapaz brilhante e tem um grande talento para a matemática, mas trabalha como faxineiro em uma famosa universidade. O psicólogo Sean Maguire o ajuda a formar sua identidade e lidar com as emoções, direcionando-o na vida.

 

  1. Estrelas além do tempo

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

 

  1. A teoria de tudo

Baseado na história de Stephen Hawking, o filme expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.

 

  1. Interestelar

As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar.

  1. Efeito borboleta

O estudante universitário Evan Treborn está aflito com dores de cabeça tão fortes que frequentemente desmaia. Enquanto está inconsciente, Evan pode viajar de volta no tempo para momentos de dificuldades na infância. Ele também pode alterar o passado para os amigos, como Kayleigh, que foi molestada pelo pai. Porém ao mudar o passado, ele pode alterar o presente, o que leva Evan a se encontrar em um pesadelo de realidades alternativas, incluindo uma onde ele está preso.

 

  1. Quebrando a banca

Nessa produção, acompanhamos um professor que desenvolveu métodos baseados na matemática para calcular as probabilidades em jogo de cartas — no caso do filme, o blackjack, ou 21 como é conhecido no Brasil. A ideia para o roteiro teve origem na história real de um acadêmico do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que criou um programa em um supercomputador IBM para calcular as probabilidades de saírem as cartas certas. O filme reproduz essa história em que um grupo de alunos do MIT planeja ações rápidas nos cassinos para não chamar a atenção da vigilância. A matemática aplicada se baseia em cálculos de probabilidade, um ramo que aplicamos diariamente sem perceber. Como na previsão do tempo quando você ouve que há 80% de chances de chover.

 

  1. PI, a ordem no Caos

Filme de suspense, conta a história de Max, um gênio da matemática e da computação que vive solitário e escondido da luz do sol, pois sente fortes dores de cabeça quando exposto a ela. Em suas pesquisas, Max encontra um padrão nas movimentações financeiras das bolsas de valores e logo é procurado por um grupo de Wall Street, que deseja saber como ganhar dinheiro com essa descoberta. Ao mesmo tempo, um grupo de judeus defende que os resultados foram inspirados em um padrão da Torá, as escrituras religiosas judaicas, e querem saber a sua origem. Max se baseia na crença de que a matemática é a linguagem da natureza, o que permitiria, após a descoberta de padrões, antever acontecimentos. Um paralelismo pode ser exemplificado pela ciência, que trabalha com a repetição de resultados para identificar comportamentos. O nome do filme é uma referência a π (Pi), a proporção numérica entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro. O valor sempre é o mesmo: 3,14159… — um número irracional, com número infinito de casas decimais. O Pi é usado pela Nasa, por exemplo, para calcular rotas interplanetárias.

 

  1. A prova

Este filme tem um super elenco: Gwyneth Paltrow, Anthony Hopkins e Jake Gyllenhaal são as estrelas do drama que conta a história de uma mulher filha de um matemático brilhante, mas perturbado.Catherine teme que possa ter herdado não somente a inteligência do pai, mas também a sua instabilidade emocional. Ao lado de um aluno entusiasta do trabalho do famoso matemático, ela tenta descobrir em suas anotações alguma questão inovadora.

 

  1. Enigmas de um crime

A história se passa em Oxford e reúne um estudante americano e um professor de lógica da universidade inglesa. Eles tentam solucionar uma série de crimes relacionados a símbolos matemáticos. Para isso, utilizam técnicas de estratégia e raciocínio calcadas na matemática, como em uma solução de problemas. Além disso, empregam técnicas que o escritor Arthur Conan Doyle descreve em seus livros de Sherlock Holmes. A utilização da matemática na formulação das estratégias envolve cálculos de probabilidade, por exemplo, o que fazemos diariamente.

 

  1. Como eu odiava a Matemática

Este documentário investiga como a matemática se faz presente em nossas vidas e o motivo pela qual ela era tão odiada, apesar de sua importância para o mundo de hoje. O filme mostra como grandes empresas como Apple, Google, bancos de investimentos, Facebook, entre outras, são todas baseadas em algoritmos e fórmulas matemáticas.

O diretor viaja pelo mundo para perguntar para as pessoas e entender o motivo do ódio à disciplina. Ao mesmo tempo, levanta problemas no ensino, como currículos defasados e distantes da realidade dos alunos.

Esclarece como a matemática foi fundamental, por exemplo, para a quebra dos códigos da máquina Enigma, na 2ª Guerra Mundial, obtida por Alan Turing — considerado como o pai do computador.

 

  1. Numbers (Série)

Fugindo um pouco ao título do post, sugerimos agora uma série em vez de filme. Inspirada na matemática, Numbers (o original se escreve assim: Numb3rs) é uma série policial que utiliza os cálculos para resolver mistérios. Um agente do FBI recruta seu irmão mais novo, Charlie — que é um gênio da matemática e professor universitário —, para ajudar a solucionar os casos. Ele aplica teoria matemática para entender comportamentos e tomar decisões, como também para calcular probabilidades. Os episódios mostram fórmulas e explicações bem didáticas, enquanto seu irmão busca capturar criminosos. Foram exibidos 118 capítulos divididos em seis temporadas — de 2005 a 2010.

 

  1. A teoria do amor (I.Q)

Um homem se apaixona por uma mulher que é nada menos que a sobrinha de Albert Eisntein. Para conquistá-la, ele se passa por um físico bem-sucedido. O filme apresenta diversos problemas relacionados à física e à matemática.

 

  1. Número 23

Bom, esse não é um filme propriamente sobre matemática, mas o tema principal é um número. O protagonista, interpretado por Jim Carrey, que nesse caso não tem nada de cômico, faz todo tipo de cálculo para provar que o número 23 o persegue.

 

  1. O preço do desafio

O protagonista de O Preço do Desafio (Stand and Delivery) é um professor de matemática que tem o desafio de educar jovens latino-americanos tidos como problemáticos e irrecuperáveis. Por fim, ele ajuda esses alunos ensinando a eles que não há nada mais importante que o “saber.”

 

  1. Breaking the code

Alan Turing foi um importante matemático que teve papel fundamental na criação dos computadores modernos; ele também decifrou os códigos alemães durante a Segunda Guerra. Breaking the Code trata, entre todas essas coisas, sobre os problemas de personalidade do matemático, que era descriminado por sua homossexualidade.

  1. A sala de Fermat

“La habitación de Fermat” (2007) é, antes de mais nada, um filme de terror. Os protagonistas são quatro matemáticos convocados para resolver um enigma. O problema é que as paredes da sala em que eles ficam vão se encolhendo pouco a pouco, podendo matá-los se eles não forem capazes de resolver o enigma. Um pouco assustador, não?

 

  1. Cube

Uma estudante, um ex-presidiário, um engenheiro, uma assistente social, um policial e um deficiente mental estão presos como ratos numa ratoeira dentro de um labirinto de Cubo e interligados e sem saída aparente. Eles não têm ideia como chegaram ali e por que foram escolhidos. Sem a possibilidade de encontrar água ou comida, e depois de examinarem mais profundamente a situação, os seis descobrem que algumas salas possuem armadilhas com equipamentos destrutivos.

  1. Cubo zero

Um vigilante tenta ajudar uma mulher inocente a escapar de um jogo mortal, onde pessoas são aprisionadas em uma estrutura com câmeras, e cada sala está equipada com uma armadilha fatal.

 

  1. Cubo 2 Hipercubo

Oito estranhos lutam para sobreviver após ficarem presos em um cubo quadridimensional que contém várias armadilhas mortais.

 

  1. Agora

A história da grega polímata a frente de seu tempo: a matemática, filósofa e astrônoma, Hipátia de Alexandria, que ousou lecionar na Academia Neoplatônica, em uma época que mulheres não podiam ter acesso ao conhecimento.

 

  1. X+Y

X+Y, lançado nos Estados Unidos como A Brilliant Young Mind, é um filme de drama Britânico dirigido por Morgan Matthews, com os elencos Asa Butterfield, Rafe Spall, e Sally Hawkins.

 

  1. An Invisible Sign

Mona é uma professora que usa a matemática para lidar com seus problemas pessoais e ensina os mesmos truques a seus alunos.

 

  1. A Matemática do Diabo

Hannah Stern (Kirsten Dunst) é uma jovem de origem judaica, que não dá a devida importância para suas raízes. Tudo muda quando, misteriosamente, ela volta no tempo e vai parar em 1941, na Polônia, quando o país foi invadido pelos nazistas. Sem entender direito o que está acontecendo, ela acaba sendo presa e mandada para um campo de concentração. Apesar de nunca ter dado a devida atenção, ela sabe que seis milhões de judeus morrerão nos próximos anos.

 

  1. 21 Gramas

Paul Rivers é um professor que lida com uma doença terminal, mas sua vida muda completamente após um acidente de carro que envolve um ex-presidiário e o marido de Cristina Peck, uma mulher que perde a família no incidente.

 

  1. A solidão dos números primos

Uma adaptação da maravilhosa obra literária de Paolo Giordano “A Solidão dos Números Primos”. A matemática é o foco desta história.

  1. Mentes que brilham

Fred Tate é um garoto de sete anos com habilidades em matemáticas que sente-se incompreendido pelo mundo ao seu redor. Sua mãe decide interná-lo em um centro para crianças superdotadas.

 

  1. O quadro negro

Um grupo de professores viaja através do Curdistão iraniano em busca de alunos que possam ser introduzido à leitura e escrita. A matemática também aparece neste filme, que denuncia a opinião de que, para algumas pessoas, a educação não tem valor.

 

  1. A fórmula preferida do professor

Números primos, raízes fatoriais, Pi… todos presentes na história de uma mãe solteira que começa a trabalhar na casa de um professor de matemática que, como resultado de um acidente de trânsito, tem sua memória limitada.

 

  1. O homem que mudou o jogo

Sobre um método matemático baseado em estatística que muda os critérios na hora de fichar jogadores em equipes profissionais.

 

do acv keto gummies work shorts vialis male enhancement pills reviews pcos pcod diet plan how to lose weight get periods regularly winter diet plan to lose weight fast in hindi 2023 lose 10 kgs in 10 days drshikha singh male enhancement 40 subliminal audio request bhb keto gummies australia natural weight loss formula for desirable le keto acv gummies let keto acv gummies review truth let keto gummies let keto legendz xl male enhancement reviews price where to buy trendy supplement 1 full body exercise to lose weight fast weight lose exercise for women at home winter diet plan to lose weight fast in hindi 2023 lose 10 kgs in 10 days drshikha singh winter diet plan to lose weight fast in hindi 2023 lose 10 kgs in 10 days drshikha singh