Hackathon Uni-FACEF 2019 promove criação de soluções inovadoras

Com o apoio do Uni-FACEF, o Departamento de Computação promoveu mais uma edição do Hackathon Uni-FACEF. Essa maratona de programação, que já está na sua 4ª edição, teve a participação de estudantes do 3o. e 4o. anos dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software. Nessa edição, estudantes de Publicidade e Propaganda, do Uni-FACEF, participaram dando apoio aos times competidores nas questões referentes à comunicação visual.

Várias pessoas da comunidade em geral vieram ao Uni-FACEF para ver a competição. Entre os visitantes, um grupo de estudantes da Escola Pestalozzi acompanhou tudo de perto, e pode conhecer um pouco mais sobre a competição e os projetos; e sobre os cursos e seus respectivos mercados de atuação e perfis profissionais.

Essa competição teve o objetivo de desenvolver uma solução no formato de aplicativo para celular que possa apoiar e fomentar os objetivos de desenvolvimento sustentável indicado pela ONU. Dentro dessa temática, o tema sorteado para o IV Hackathon foi “Educação de Qualidade – ODS4 DA ONU“. A maratona durou 24 horas ininterruptas, com os times trabalhando em suas propostas.

Após o término das 24 horas de programação, os times fizeram a apresentação de seus projetos, em formato de PITCH, para a comissão julgadora, formada por empresários e colaboradores de empresas de tecnologia de Franca (SP).

O projeto vencedor foi uma solução na forma de aplicativo móvel para apoiar o ensino de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), por meio de vídeo didático que ilustra os gestos corretos para as palavras, a partir do momento em que elas são digitadas. Certamente é de grande interesse para a comunidade em geral. Veja, abaixo, os três times melhor colocados:

1o. colocado: solução na forma de aplicativo móvel, para apoiar o ensino de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), por meio de vídeo didático que ilustra os gestos corretos para as palavras, a partir do momento em que elas são digitadas.

  • GABRIEL DE FREITAS PINHEIRO – Sistemas de Informação
  • MARCELO DE ANDRADE SILVA – Sistemas de Informação
  • JEAN CARLO ALVES FERREIRA – Sistemas de Informação
  • VINÍCIUS MIJOLER V. DE ANDRADE – Sistemas de Informação
  • CAIO MIJOLER V. DE ANDRADE – Sistemas de Informação
  • LUCAS XAVIER – Publicidade e Propaganda  

2o. colocado: solução na forma de aplicativo móvel, para apoiar a consulta de vagas em creches, bem como obter informações sobre a criança, na creche.

  • CAIRO ARAÚJO SANTOS – Sistemas de Informação
  • GUILHERME H. F. ASSIS – Sistemas de Informação
  • JOÃO VÍTOR O. RODRIGUES – Sistemas de Informação
  • MIGUEL GOMES A. F. LIMA – Sistemas de Informação
  • LUCAS MENDES – Publicidade e Propaganda

3o. colocado: solução na forma de um aplicativo móvel, para apoiar o processo ensino/aprendizagem de crianças do ensino fundamental I, na forma de jogos educativos explorando conceito de gamificação.

  • ANDRELINO ROBERTO DE FARIA – Sistemas de Informação
  • BRYAN CINTRA COSTA – Sistemas de Informação
  • RENAN SILVA REIS – Sistemas de Informação
  • IGOR PESSONI SILVA – Sistemas de Informação
  • ANTÔNIO LUIZ SCARPE – Sistemas de Informação O
  • HIGOR MOREIRA – Publicidade e Propaganda

A Comissão Julgadora foi formada por empresários e colaboradores das empresas que patrocinaram o evento: AudTax, OrgSystem, ERNetwork, Eddydata, Flormel, Sebrae, Betta Tecnologia, Codebit, Expense$, Pestalozzi, Irroba, ClickQi, MazzaFC, Polo Francano de TI e JrTI.

O reitor do Uni-FACEF, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, destacou a importância do Hackathon Uni-FACEF, por se constituir em evento que promove o aprendizado, o cruzamento entre teoria e prática, a gestão, o trabalho em equipe, o olhar para o mercado e a percepção das demandas não atendidas e da busca por soluções que atendam e contribuam para a melhoria da vida das pessoas. Além disso tudo, o Hackathon Uni-FACEF possibilita capacitação e enriquecimento acadêmico-profissional para esses futuros profissionais. E, por último, o Professor José Alfredo Guerra, destacou a importância da parceria entre o Uni-FACEF e as empresas, estreitando relacionamentos e oferecendo soluções para a comunidade.

#unifacef #universidade #centrouniversitário #faculdade #graduação #pósgraduação #ciênciadacomputação #engenhariadesoftware #sistemasdeinformação #hackathon #maratonadeprogramação #pitch #app #aplicativo #dispositivosmóveis #mobile #web #internet #programação #inovação #libras #francasp