Uni-FACEF organiza simulação de pré-atendimento em acidente com múltiplas vítimas

Desligado

Os Departamentos de Medicina e de Enfermagem, do Uni-FACEF, realizaram na tarde de quarta-feira (30), um grande exercício simulado, envolvendo estudantes dos dois cursos.

Esse exercício, uma simulação de acidente com explosão com muitas vítimas, sendo vítimas soterradas, vítimas com traumas diversos, com queimaduras, com intoxicação por fumaça, culminando em uma situaçõ de necessidade de triagem rápida para transporte das vítimas até a Santa Casa de Franca – sem que os estudantes soubessem do que aconteceria – se faz necessário para que, em situações reais, bombeiros, pessoal de resgate, policiais civis e militares e médicos estejam em condições de identificar a situação de cada vítima e, após essa triagem, poder dar os primeiros socorros e, em seguida, cuidar do transporte para os hospitais nos quais as vítimas serão atendidas.

Para essa ação, além de estudantes e docentes do Uni-FACEF, participaram o Corpo de Bombeiros, o SAMU, a Polícia Militar, a Polícia Investigativa-Científica, a Polícia Civil, a HealthMóvel, a Unimed e o Hospital São Francisco.

Nesse exercício simulado, realizado pelo Uni-FACEF desde o ano passado, utiliza-se o Método Start, uma importante técnica de triagem de múltiplas vítimas, utilizada no atendimento pré-hospitalar pelos profissionais envolvidos em ações de socorro e resgate.

O termo START significa Simple Triage and Rapid Treatment, ou triagem simples e rápido tratamento. É um processo utilizado em situações que exigem rápida resposta da equipe de socorro. Esse atendimento pré-hospitalar, muitas vezes, é realizado em situações complicadas, no escuro, sob chuva, ou sob forte calor, ou em locais perigosos, em situações em que há mais demandas do que recursos. Daí a necessidade de ações rápidas, seguras, tranquilas, por parte dos profissionais envolvidos. Condutas incorretas podem até mesmo comprometer definitivamente a vida da vítima.

O método START permite aos profissionais envolvidos triar uma vítima em menos de um minuto, a partir de critérios médicos, e utilizando-se diferentes cores para priorizar o atendimento e o transporte das vítimas.

O reitor do Uni-FACEF, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, agradeceu todas as instituições que participaram desse evento. E afirmou que “Sem esse apoio, os nossos estudantes não teriam essa enriquecedora possibilidade de aprendizado”. E disse ainda que “Com o exercício de simulação, não apenas nossos estudantes saem ganhando, pois além de todos os profissionais envolvidos, a comunidade em geral ganha, uma vez que o treinamento vai possibilitar, em uma situação real, um melhor e mais rápido atendimento, e isso pode salvar uma vida”.

Veja, na galeria de fotos, fotos da simulação realística realizada pelos Departamentos de Enfermagem e Medicina, do Uni-FACEF.

#unifacef #universidade #centrouniversitário #faculdade #graduação #pósgraduação #enfermagem #medicina #simulação #métodostart #simpletriageandrapidtreatment #policiamilitarsp #bombeirossp #políciacivil #políciacientífica #samufranca #triagemdevítimas #atendimentopréhospitalar #francasp

Zebra Walnut Light Switch Plate Rocker Decora Single Gang to 4 Gang If You Care Aluminiumfolie extra sterk 7 meter 1 Stuks Sudadera Crema con Capucha de ICECREAM Quinn Linen Vest Time Knight Eryk side table GRAFS GRfix-1000e Marinated Halal Chicken Breast Burger Slices - Per Kg Rasgulla JASMINE ORANGE & CARROT 1L Marma Paardenbloem blad 100 Gram Children’s Tracksuit Nike Black Cool Sports Brand Watches Luxury Men Watches Waterproof Japan Bettwäsche Mikkeli Kerzen-Set Alpha Wasserbetten-Vinylreinigungsspray Sunset Vibes Tumbler 20oz - Motivational Travel Mug, Inspirational Coffee Cup, Perfect Gift for Nature Lovers, Home or Office Decor Fidget Spinner-NO.0 Separator chłodziwa MS60+PS60 (magnetyczny i włókninowy) 1st Battalion 1st Marines Black Unit Crewneck Sweater Duck/Goat Curry powder Top Center-Cut Sirloin -Per lb Urad Split Dal