Uni-FACEF organiza simulação de pré-atendimento em acidente com múltiplas vítimas

Desligado

Os Departamentos de Medicina e de Enfermagem, do Uni-FACEF, realizaram na tarde de quarta-feira (30), um grande exercício simulado, envolvendo estudantes dos dois cursos.

Esse exercício, uma simulação de acidente com explosão com muitas vítimas, sendo vítimas soterradas, vítimas com traumas diversos, com queimaduras, com intoxicação por fumaça, culminando em uma situaçõ de necessidade de triagem rápida para transporte das vítimas até a Santa Casa de Franca – sem que os estudantes soubessem do que aconteceria – se faz necessário para que, em situações reais, bombeiros, pessoal de resgate, policiais civis e militares e médicos estejam em condições de identificar a situação de cada vítima e, após essa triagem, poder dar os primeiros socorros e, em seguida, cuidar do transporte para os hospitais nos quais as vítimas serão atendidas.

Para essa ação, além de estudantes e docentes do Uni-FACEF, participaram o Corpo de Bombeiros, o SAMU, a Polícia Militar, a Polícia Investigativa-Científica, a Polícia Civil, a HealthMóvel, a Unimed e o Hospital São Francisco.

Nesse exercício simulado, realizado pelo Uni-FACEF desde o ano passado, utiliza-se o Método Start, uma importante técnica de triagem de múltiplas vítimas, utilizada no atendimento pré-hospitalar pelos profissionais envolvidos em ações de socorro e resgate.

O termo START significa Simple Triage and Rapid Treatment, ou triagem simples e rápido tratamento. É um processo utilizado em situações que exigem rápida resposta da equipe de socorro. Esse atendimento pré-hospitalar, muitas vezes, é realizado em situações complicadas, no escuro, sob chuva, ou sob forte calor, ou em locais perigosos, em situações em que há mais demandas do que recursos. Daí a necessidade de ações rápidas, seguras, tranquilas, por parte dos profissionais envolvidos. Condutas incorretas podem até mesmo comprometer definitivamente a vida da vítima.

O método START permite aos profissionais envolvidos triar uma vítima em menos de um minuto, a partir de critérios médicos, e utilizando-se diferentes cores para priorizar o atendimento e o transporte das vítimas.

O reitor do Uni-FACEF, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, agradeceu todas as instituições que participaram desse evento. E afirmou que “Sem esse apoio, os nossos estudantes não teriam essa enriquecedora possibilidade de aprendizado”. E disse ainda que “Com o exercício de simulação, não apenas nossos estudantes saem ganhando, pois além de todos os profissionais envolvidos, a comunidade em geral ganha, uma vez que o treinamento vai possibilitar, em uma situação real, um melhor e mais rápido atendimento, e isso pode salvar uma vida”.

Veja, na galeria de fotos, fotos da simulação realística realizada pelos Departamentos de Enfermagem e Medicina, do Uni-FACEF.

#unifacef #universidade #centrouniversitário #faculdade #graduação #pósgraduação #enfermagem #medicina #simulação #métodostart #simpletriageandrapidtreatment #policiamilitarsp #bombeirossp #políciacivil #políciacientífica #samufranca #triagemdevítimas #atendimentopréhospitalar #francasp

cambridge black calf captoe stainless steel noodle strainer flat base 7 13 deep 290 2 christ of the deep bronze 20 50 pieces thank you stickers waterproof seal labels 6 15 cm packaging stickers for small business gift decorate stickers supplies electronic micrometer flight deck coffee edition tuff country tuf30001 5831 ariel backpack 1 shamrock brainrot forest lake diamond painting kit genuine textured padded honey leather watch strap 2 red carpet sailor back hygiene kit for tufftalk m maxxis trialmaxx tire 2 75x21 gotham mens gold plated stainless steel mechanical hand wind railway classic nostalgia series pocket watch gwc14116g super heros baseball wooly big deal ankopa flag no one hose 1 1 4 i d x 3 1 2 lg replacement 099280b for groen dls crpp 2 6cx vw seat skoda