Estudantes de Medicina ministram curso de saúde da família, em Pedregulho

Desligado

Na primeira semana de dezembro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedregulho (SP), um grupo de estudantes de Medicina, do Uni-FACEF, ministrou o “Curso Introdutório de Saúde da Família” para equipes da Estratégia de Saúde da Família, de Pedregulho. Sob a supervisão da Profa. Dra. Valéria Beghelli Ferreira, os estudantes que ministraram o curso foram: Isabela Ewbank Barbosa; Larissa Nakaoka de Melo; Raiany Lima Andrade; Brenda Abreu Frias; Ana Maria Gonçalves Oliveira e Isadora Pontes ( 4º ano e 5º ano de Medicina).

A Professora Valéria Beghelli Ferreira destacou que a “Estratégia de Saúde da Família (ESF), como proposta de reorganização e fortalecimento da Atenção Básica à Saúde (ABS), traz consigo a necessidade de profissionais qualificados e preparados para a atuação no território, com base no trabalho coletivo, interdisciplinar, com enfoque familiar e comunitário e abordagem de problemas de maneira intersetorial”.

A Professora Valéria Beghelli falou, ainda, que esse curso introdutório para profissionais das Equipes de Saúde da Família é um pré-requisito fundamental para que os profissionais da área de saúde possam integrar as equipes de Saúde da Família nos municípios, com base nas novas práticas requeridas para as atividades desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família.  

O curso, que teve duração de 40 horas, aconteceu entre os dias 02 e 06 de dezembro.  A metodologia dos encontros foi orientada de acordo com a problematização da prática cotidiana das equipes, formadas por profissionais de várias áreas.

Ao final do último encontro, os participantes apresentaram Projetos de Intervenção em Saúde e receberam certificados, com a presença da Professora Valéria Beghelli Ferreira e do Secretário Municipal de Saúde de Pedregulho, o Sr. Daniel Martins Borges.

Segundo a supervisora do projeto, este trabalho contribuiu muito para o aperfeiçoamento teórico e para confiança e maturidade prática acadêmica dos estudantes participantes.

Para o Uni-FACEF, foi bastante gratificante contribuir para esta formação e os participantes das equipes pontuaram grande satisfação com o aprendizado.

#unifacef #universidade #centrouniversitário #faculdade #graduação #pósgraduação #medicina #saúdedafamília #intervençãoemsaúde #pedregulhosp #francasp