Psicólogos da Prefeitura recebem certificados em curso de formação continuada, no Uni-FACEF

Com Secretaria da Saúde de Franca

Na manhã da última segunda-feira (16), foi encerrada a 2ª etapa da Formação Continuada, ofertada aos psicólogos da Rede Municipal de Saúde de Franca (SP). Esta iniciativa teve início em 2018,  através de parceria entre a Prefeitura Municipal de Franca (por meio do Núcleo de Educação Permanente e Humanização NEPH, da Secretaria Municipal de Saúde), e o Uni-FACEF), conforme proposta de implementação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde – COAPES.

O Departamento de Psicologia do Uni-FACEF assumiu a Formação Continuada, na pessoa de sua Coordenadora, a Profa. Dra. Maria de Fátima Aveiro Colares, que é docente nos cursos de Psicologia e Medicina, do Uni-FACEF, e responsável por disciplinas e estágios na área da saúde do curso de Psicologia.

Inicialmente, todos os psicólogos da Rede Municipal de Saúde foram ouvidos e consultados sobre suas necessidades de ampliação de conhecimento. Foram definidos temas, considerando as demandas dos próprios psicólogos no exercício da profissão, assim como as potencialidades e fragilidades dos serviços de saúde. Dessa forma, a 1ª etapa tratou de assuntos relacionados às práticas grupais em contextos de saúde e, também, na ampliação de temática voltada aos atendimentos clínicos como a modalidade de Psicoterapia Breve. Na 2ª etapa, foram tratados temas relativos ao papel do psicólogo nas políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O encerramento foi coroado com a entrega de certificados aos psicólogos, que contou com a presença do servidor Michael Douglas Coimbra, representante do Núcleo de Educação Permanente e Humanização NEPH da Secretaria Municipal de Saúde, e da servidora Karina Pinto Arantes Guilhermino, representante da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

Esta ação visa qualificar e valorizar a atuação dos servidores, proporcionando maior qualidade na prestação de serviços à população francana.

O Uni-FACEF parabeniza a Professora Maria de Fátima Colares e todos os envolvidos nesse relevante projeto e agradece à Prefeitura Municipal de Franca pela parceria.

#unifacef #universidade #centrouniversitário #faculdade #graduação #pósgraduação #psicologia #psicólogo #formaçãocontinuada #secretariadasaúde #psicoterapiabreve #saúde #saúdepública #francasp