Uni-FACEF realiza Fórum das Cidades, em parceria com instituições de ensino superior

O CONGRESSO CIDADES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, em formato virtual, fruto da parceria entre o Uni-FACEF, a Unesp, a Unifran, a Faculdade de Direito de Franca, empresários e membros da comunidade, teve início hoje e vai até quinta-feira (13), pela plataforma Ambiente Virtual Collaborate, do BlackBoard.

O Congresso Cidades e Desenvolvimento Sustentável nasceu da iniciativa do Fórum Franca Sustentável, e tem, entre seus objetivos, a promoção da discussão sobre o macroplanejamento estratégico de Franca (SP), um projeto que visa atender aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), de forma a desenvolver ações e aplicar os ODS, a longo prazo, no município.

Programação

Na manhã desta terça-feira (11), aconteceu a conferência de abertura, que apresentou os objetivos do Congresso e do Programa Cidades Sustentáveis. Participaram da abertura o Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra (Reitor do Uni-FACEF), o Prof. Dr. José Sérgio Saraiva (Vice-diretor da FDF), a Profa. Dra. ​Katia Jorge Ciuffi ​(Reitora da Unifran), o Prof. Dr. Murilo Gaspardo (Diretor da FCHS/UNESP – Campus de Franca), e o Professor Frank Sérgio Pereira (Vice-prefeito de Franca).

Após a abertura, foi realizado os Painéis: “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Programa Cidades Sustentáveis” (Jorge Abrahão); e “A Agenda 2030 nos Programas e Políticas do Governo do Estado de São Paulo” (Ana Paula Fava), com a mediação da Profa. Dra. Naiá Sadi Câmara (Uni-FACEF).

Na quarta-feira (12), às 9h00, acontecerá uma mesa redonda sobre a apropriação dos ODS nas marcas nacionais, conduzida pela economista e doutora em Ciências Sociais, Enid Rocha Andrade Silva, e por um representante do Local Governments for Sustainability (ICLEI). Na mesma manhã, às 11h00, será realizada mesa redonda sobre a implementação dos ODS nos municípios, com a presença do Professor Dr. Claudio Paiva; de Gilmar Dominici (coordenador do projeto Desenvolvimento Sustentável), de representantes do COMAN, e da Aglomeração Urbana de Franca.

No encerramento do Congresso, no dia 13 de agosto, às 9h00, srão realizadas reuniões de redes de articulação pelos ODS, com universidades, prefeituras, organizações não-governamentais e empresários.

O CONGRESSO CIDADES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL terá, também, apresentação de trabalhos.

Para assistir ao congresso, basta clicar aqui.

#unifacef #universidade #faculdade #centrouniversitario #graduacao #posgraduacao #congresso #congressocidadesedesenvolvimento #desenvolvimento #debate #mesaredonda #painel #desenvolvimentosustentavel #francasp