Uni-FACEF abre curso de Pedagogia

Nova licenciatura será oferecida no Vestibular Uni-FACEF 2021

O novo curso de graduação do Uni-FACEF (Pedagogia) terá início no próximo ano letivo (2021) e o acesso será por meio do Vestibular Uni-FACEF 2021, como para os demais cursos de graduação da Instituição.

A licenciatura em Pedagogia, do Uni-FACEF, terá duração de 4 anos (8 semestres) e tem o objetivo de “fortalecer a formação de professores para a educação infantil e para o ensino fundamental”, conforme palavras da Profa. Dra. Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira, uma das coordenadoras do curso, ao lado da Profa. Dra. Ana Lúcia Furquim Campos-Toscano e da Profa. Dra. Silvia Viel.

Leia, abaixo, entrevista com a Professora Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira, sobre o novo curso:

Imprensa Uni-FACEF: O que representa, para o Uni-FACEF, oferecer o curso de Pedagogia para Franca e região?

Professora Sheila Oliveira: Para o Uni-FACEF, oferecer o curso de Pedagogia, na modalidade licenciatura, presencial, representa fortalecer a formação de professores para a educação infantil e para o ensino fundamental – anos iniciais, em  Franca e região, por meio da construção de conhecimentos teóricos e práticos, envolvidos no tripé universitário – ensino, pesquisa e extensão.

Imprensa Uni-FACEF: Como está estruturado o curso?

Professora Sheila Oliveira: A matriz curricular do curso de Pedagogia está dividida em 8 semestres, ou seja, a ser cumprida em 4 anos, atendendo, criteriosamente, às deliberações do Conselho Estadual de Educação para o curso de Pedagogia e para a formação de professores e, ainda, às resoluções do MEC. Assim, está constituída por componentes curriculares, práticas como componentes curriculares, estágios, pesquisas, projetos e outras atividades de extensão.

Imprensa Uni-FACEF: Qual é o perfil desejável para um profissional dessa área? Quais as oportunidades de mercado de trabalho para o pedagogo?

Professora Sheila Oliveira: O perfil desejável para o profissional, em Pedagogia, é aquele que se interessa pelas ciências da Educação, tanto em produções teóricas, como práticas, com a finalidade de compreender os processos de ensino aprendizagem e saber como aplicá-los, com muito respeito às fases de desenvolvimento dos indivíduos, atrelados a valores e atitudes socialmente estabelecidos. O profissional Pedagogo pode atuar em atividades da educação básica, na educação de jovens e adultos, em escolas públicas e particulares, e também em organizações, de maneira geral, que pretendem capacitar recursos humanos.

Imprensa Uni-FACEF: De que formas o curso de Pedagogia, do Uni-FACEF, pode contribuir para a Educação?

Professora Sheila Oliveira: O curso de Pedagogia do Uni-FACEF está orientado, como já dito, para a formação de docentes, a partir da Base Nacional Comum para a Formação de Professores, por isso, significativamente, planejado para atender às demandas atuais de desenvolvimento das aprendizagens essenciais, assim como competências e habilidades necessárias ao trabalho efetivo com crianças e adolescentes, nos âmbitos cognitivo, emocional, físico, social e cultural.

Imprensa Uni-FACEF: O curso de Pedagogia veio fortalecer o Departamento de Educação, do Uni-FACEF. De que maneiras esse fortalecimento contribuirá para a Instituição e para o estudante?

Professora Sheila Oliveira: Contribuirá para o estudante, para o curso e para a IES, em razão da convergência da integralidade do olhar, para os processos ensino aprendizagem, para as crianças, jovens e para o contexto educacional, especialmente para a escola. Aliando o conhecimento já produzido, com novas investigações, os estudantes de licenciaturas da IES, de diversas áreas de conhecimento, terão possibilidades de ultrapassar a disciplina e promover a inter e multidisciplinaridade. As pesquisas, em educação, subsidiarão práticas mais sustentadas e a certeza da necessidade para a formação continuada, em um diálogo constante entre academia e comunidade. Seguramente, o ensino na cidade e região, a médio prazo, trará relevância para o desenvolvimento local e regional.

Imprensa Uni-FACEF: O que diria para alguém que está pensando em trabalhar com educação?

Professora Sheila Oliveira: Profissional que tende a ser muito valorizado, atualmente, porque se mostra essencial para a sociedade. Insere-se na área de Ciências Humanas, por isso, formado para a sensibilidade e o humanismo, tão necessários no presente contexto. Ensino é um processo que deve ser realizado por profissional, por meio de estratégias e  manejos múltiplos com pessoas e instituições. Trabalhar com educação é encantar-se a todo momento, porque constatar o potencial e o talento do ser humano, em aprender, são surpreendentes e gratificantes.

_______________________________________

Os interessados devem aguardar a abertura das inscrições para o Vestibular Uni-FACEF 2021.

#unifacef #universidade #centrouniversitario #faculdade #licenciatura #pedagogia #pedagogo #vestibular #vestibular2021 #vestibularunifacef #francasp