Professor do Uni-FACEF tem artigo sobre o comércio de resíduos plásticos publicado na revista científica “Sustainable Production and Consumption”

O Prof. Dr. Antônio Carlos da Silva Filho, do Departamento de Matemática, teve seu novo artigo (Network analysis of international trade in plastic scrap) publicado na revista “Sustainable Production and Consumption“, do grupo Elsevier.

Essa revista científica é uma importante publicação da área de Economia Circular. Está indexada no “Web of Science” e seu Fator de Impacto é 3,66. O Fator de Impacto é a principal métrica utilizada para avaliar as revistas científicas ao contabilizar as citações recebidas.

Segue, abaixo, uma breve descrição do trabalho do Professor Antônio Carlos da Silva Filho:

As ciências sociais mostraram que as redes podem disseminar informações e práticas em seus nós. Então, elas poderiam nos ajudar a olhar para o comércio de resíduos plásticos, identificando países cuja presença é essencial nas mesas de negociação e que podem atuar como disseminadores de normas e tecnologias para circularidade e controle da poluição por plástico?
Neste artigo com Henrique Pacini, Grace Shi e Alessandro Sanches Pereira, recém-publicado na Sustainable Production & Consumption, exploramos essa possibilidade.
Entre nossas descobertas, vemos que, embora países como Alemanha, EUA e Itália estejam entre os mais intimamente conectados a todos os outros países da rede, países menos conectados como Malásia, Tailândia e Turquia atuam como pontes fundamentais entre os mercados regionais .
O Weatherhead Center for International Affairs da Harvard University, USA, apoiou esta pesquisa.

O artigo completo pode ser acessado em: https://lnkd.in/dEVy9Px