Ex-alunas do curso de Letras são aprovadas em Mestrado da Unesp

O curso de Letras, do Uni-FACEF tem novos motivos para comemorar e comprovar sua excelência. Mais duas egressas foram aprovadas em programas de Mestrado.

A egressa Gabriela Herculano Azevedo foi aprovada no programa Mestrado Acadêmico – Estudos Literários, da Unesp/FFCLAR, em Araraquara (SP). Gabriela Azevedo desenvolveu pesquisas sob a orientação da Profa. Dra. Maria Eloísa de Sousa Ivan sobre Clarice Lispector desde o 1º ano do curso de Letras, no Uni-FACEF, incluindo pesquisa no programa de Iniciação Científica e seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). A mestranda Gabriela Azevedo afirmou que continuará pesquisando Clarice Lispector em sua pesquisa de Mestrado.

Em mensagem à Profa. Dra. Ana Lúcia Furquim de Campos-Toscano, Gabriela Azevedo disse: “Hoje, eu soube da minha aprovação no Mestrado da Unesp! Estou muito feliz!! Mas, além de tudo, estou muito grata por ter tido professoras tão especiais, que sempre incentivam a Educação e a pesquisa! Obrigada por tudo, Ana! O curso de Letras, no Uni-FACEF, me abriu muitas portas devido às inúmeras oportunidades oferecidas por ele. Cresci muito, aprendi muito, desenvolvi muito! E agora estou realizando mais um sonho!”.

Também foi aprovada em programa de Mestrado da Unesp/FFCLAR, em Araraquara (SP), a egressa Thainá Rosa Helena Garcia Ferreira. Ela foi aprovada no Mestrado Acadêmico – Linguística e Língua Portuguesa.

Em mensagem enviada à Professora Ana Lúcia Toscano, a mestranda Thainá Ferreira disse que: “O Uni-FACEF certamente fez toda a diferença na minha vida acadêmica. Desde a base curricular do curso, passando pelo incentivo à participação em atividades extracurriculares e projetos inestimáveis, percebe-se a excelência da instituição. O Curso de Letras permite que os alunos tenham acesso a uma gama de conhecimentos interdisciplinares que vão muito além da Língua Portuguesa, da Linguística ou da Literatura, afinal, compreender a língua, os textos literários, entender os aspectos teóricos, nos possibilita também realizar análises sociológicas e históricas dos contextos em que foram escritos. O curso de Letras, ademais, nos prepara não apenas para que aprendamos a transmitir os conhecimentos apreendidos aos nossos alunos do Ensino Básico, mas também apresenta robusto conhecimento acadêmico, despertando o interesse pela pesquisa, pela criação de projetos, pela escrita de artigos. Além disso, me proporcionou a realização de intercâmbio, com bolsa, junto à Universidade do Porto, em Portugal, onde pude ampliar ainda mais os conhecimentos sobre a língua e a literatura, inclusive lusitana. Neste depoimento não poderia deixar de mencionar meu orgulho e profunda admiração pelos professores que fizeram parte da minha formação acadêmica, sobretudo por me incentivarem a continuar na carreira acadêmica e, principalmente, por mostrarem a importância do professor para a transformação da educação e da sociedade, e que a profissão se trata de uma verdadeira vocação e paixão.”.

O Uni-FACEF parabeniza a todo o Departamento de Letras, pelo excelente trabalho, e as duas egressas de Letras, agora mestrandas, e lhes deseja absoluto sucesso e suas novas jornadas.