Participação dos estudantes de Enfermagem do Uni-FACEF na vacinação contra a COVID-19

Desligado

Os estudantes do 4º ano de Enfermagem, do Uni-FACEF, realizam o estágio supervisionado em diversos serviços da saúde na cidade de Franca (SP) e, entre eles, na UBS do Progresso, que atualmente é responsável pela vacinação contra a COVID-19 no drive-thru do complexo Poliesportivo. Entre as atividades que eles desenvolvem nesta unidade também têm a oportunidade de participar da vacinação da população contra a COVID-19. Essa interação entre universidade-serviço fortalece a formação dos estudantes, não apenas em aspectos técnicos, mas também na observação das atitudes, na execução do procedimento, no posicionamento e na postura acolhedora. A comunicação presente no encontro dos estudantes com outros profissionais, com o usuário e com a gestão local, faz com que a aprendizagem para a aquisição de habilidades relacionais e afetivas, sejam fundamentais para o cuidado integral, centrado na pessoa, trazendo ganhos ao processo formativo na graduação. Com isso, no desenvolvimento de uma visão ampliada ao cuidado em saúde, o estudante realiza conexões entre a experiência vivida e seu conhecimento prévio, transformando em significados os conteúdos experienciados.

A parceria entre o Departamento de Enfermagem, do Uni-FACEF, e a Secretaria Municipal de Saúde se fortalece com o objetivo principal que é desenvolver ações de controle da COVID-19.

Depoimentos dos estudantes do primeiro grupo de estágio que participou da vacinação contra a COVID-19

“A experiência de participar da campanha da COVID-19 serviu muito para meu aprendizado na questão prática do procedimento, e também na relação com os pacientes. Foi muito bom!!” (Isabela Gomes)

“Ter participado da campanha de vacinação da COVID-19, para mim, estudante de Enfermagem, foi de grande valia para o meu momento de crescimento enquanto futuro enfermeiro. A vacinação está sendo algo histórico na vida de todas as pessoas, algo que estava sendo esperado desde o início da pandemia, quando vimos o quão avassalador seria esse vírus. Portanto, a vacina se tornou uma esperança para os cidadãos brasileiros que tanto sofrem com os efeitos da pandemia. Poder sentir a felicidade das pessoas que receberam foi extremamente satisfatório; assim como ver algumas pessoas que buscavam a vacina, mas não poderiam receber naquele momento, em razão da priorização de grupos de risco, foi entristecedor. Além disso, a organização da equipe para cadastro e a aplicação da vacina, sem dúvidas, foram essenciais para tornar possível a campanha e dinamizar todo o processo. Sou grato pela confiança e abertura da equipe para tornar possível a nossa participação na campanha.” (Israel)

“Este é um breve relato de vivência, quando tivemos o privilégio de participar da campanha de vacinação da Covid-19. Foi uma grande experiência para nós, estudantes de Enfermagem, do 4º ano, do Uni-FACEF. Participamos como alunos e tivemos a oportunidade de conhecer como são lançados os dados dos pacientes, no sistema da Prefeitura; tivemos a oportunidade de realizar o preenchimento do cadastro dos pacientes na planilha, para o controle de vacinas, e também tivemos a rica oportunidade de realizar a aplicação da vacina. Acredito que foi um marco para nós tanto como estudantes de Enfermagem e como quanto cidadãos brasileiros. Notamos a felicidade dos pacientes que receberam a vacina e também sentimos uma grande sensação de alegria ao ver os pacientes sendo vacinados. Como estudante, vou levar comigo, para sempre, a experiência vivida nesta campanha. Sugiro que a faculdade possa criar estratégias para poder participar ativamente destas campanhas. Nem todos os super-heróis usam capas. Eles estão vestidos de branco e são chamados de ENFERMEIROS!!” (Luan)

“Além de estar vivendo a pandemia da COVID-19, ter a experiência de participar da campanha de vacinação dessa doença é algo que vou me lembrar e vai me marcar para sempre. É o tipo de coisa que vamos contar para os filhos e netos daqui a alguns anos! Ver o agradecimento e a felicidade das pessoas ao receberem a dose da vacina é algo que não tem preço e que nunca será esquecido. Perceber o alívio dos familiares ao verem seus pais ou avós vacinados, tirando fotos e filmando para mandar para todos, é uma emoção indescritível. Agradeço a oportunidade de poder participar desse momento, que a Prefeitura de Franca e o Uni-FACEF nos proporcionaram. Agradeço a Professora Nádia por viabilizar isso para nós. Sua ajuda e paciência foram essenciais!!” (Ludimila)

“A oportunidade de ter participado da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, em Franca, se tornou um momento histórico na minha trajetória de estudante, estagiária e futura Enfermeira. Estar ali, presente, e ver toda a população depositando suas esperanças e orações a toda equipe, nos faz refletir sobre o grande trabalho e responsabilidade do profissionais que, a todo momento, estão aplicando o seu conhecimento, a prática, e demostrando a importância do trabalho dos Profissionais de Saúde!! Fica a gratidão aos docentes do Uni-FACEF e a toda equipe da Campanha de Vacinação, que possibilitaram a participação dos estagiários da 1ª Turma do curso de Enfermagem, do Centro Universitário Municipal de Franca Uni-FACEF. Gratidão pelos conhecimentos compartilhados, pela confiança da população e dos profissionais em nós, futuros Enfermeiros. E permanece a grande admiração a todos que se dedicam incansavelmente à luta contra esse vírus!! A ciência salva vidas! Vacinas salvam vidas! A Enfermagem salva vidas!” (Thainá)