Participação dos estudantes de Enfermagem do Uni-FACEF na vacinação contra a COVID-19

Desligado

Os estudantes do 4º ano de Enfermagem, do Uni-FACEF, realizam o estágio supervisionado em diversos serviços da saúde na cidade de Franca (SP) e, entre eles, na UBS do Progresso, que atualmente é responsável pela vacinação contra a COVID-19 no drive-thru do complexo Poliesportivo. Entre as atividades que eles desenvolvem nesta unidade também têm a oportunidade de participar da vacinação da população contra a COVID-19. Essa interação entre universidade-serviço fortalece a formação dos estudantes, não apenas em aspectos técnicos, mas também na observação das atitudes, na execução do procedimento, no posicionamento e na postura acolhedora. A comunicação presente no encontro dos estudantes com outros profissionais, com o usuário e com a gestão local, faz com que a aprendizagem para a aquisição de habilidades relacionais e afetivas, sejam fundamentais para o cuidado integral, centrado na pessoa, trazendo ganhos ao processo formativo na graduação. Com isso, no desenvolvimento de uma visão ampliada ao cuidado em saúde, o estudante realiza conexões entre a experiência vivida e seu conhecimento prévio, transformando em significados os conteúdos experienciados.

A parceria entre o Departamento de Enfermagem, do Uni-FACEF, e a Secretaria Municipal de Saúde se fortalece com o objetivo principal que é desenvolver ações de controle da COVID-19.

Depoimentos dos estudantes do primeiro grupo de estágio que participou da vacinação contra a COVID-19

“A experiência de participar da campanha da COVID-19 serviu muito para meu aprendizado na questão prática do procedimento, e também na relação com os pacientes. Foi muito bom!!” (Isabela Gomes)

“Ter participado da campanha de vacinação da COVID-19, para mim, estudante de Enfermagem, foi de grande valia para o meu momento de crescimento enquanto futuro enfermeiro. A vacinação está sendo algo histórico na vida de todas as pessoas, algo que estava sendo esperado desde o início da pandemia, quando vimos o quão avassalador seria esse vírus. Portanto, a vacina se tornou uma esperança para os cidadãos brasileiros que tanto sofrem com os efeitos da pandemia. Poder sentir a felicidade das pessoas que receberam foi extremamente satisfatório; assim como ver algumas pessoas que buscavam a vacina, mas não poderiam receber naquele momento, em razão da priorização de grupos de risco, foi entristecedor. Além disso, a organização da equipe para cadastro e a aplicação da vacina, sem dúvidas, foram essenciais para tornar possível a campanha e dinamizar todo o processo. Sou grato pela confiança e abertura da equipe para tornar possível a nossa participação na campanha.” (Israel)

“Este é um breve relato de vivência, quando tivemos o privilégio de participar da campanha de vacinação da Covid-19. Foi uma grande experiência para nós, estudantes de Enfermagem, do 4º ano, do Uni-FACEF. Participamos como alunos e tivemos a oportunidade de conhecer como são lançados os dados dos pacientes, no sistema da Prefeitura; tivemos a oportunidade de realizar o preenchimento do cadastro dos pacientes na planilha, para o controle de vacinas, e também tivemos a rica oportunidade de realizar a aplicação da vacina. Acredito que foi um marco para nós tanto como estudantes de Enfermagem e como quanto cidadãos brasileiros. Notamos a felicidade dos pacientes que receberam a vacina e também sentimos uma grande sensação de alegria ao ver os pacientes sendo vacinados. Como estudante, vou levar comigo, para sempre, a experiência vivida nesta campanha. Sugiro que a faculdade possa criar estratégias para poder participar ativamente destas campanhas. Nem todos os super-heróis usam capas. Eles estão vestidos de branco e são chamados de ENFERMEIROS!!” (Luan)

“Além de estar vivendo a pandemia da COVID-19, ter a experiência de participar da campanha de vacinação dessa doença é algo que vou me lembrar e vai me marcar para sempre. É o tipo de coisa que vamos contar para os filhos e netos daqui a alguns anos! Ver o agradecimento e a felicidade das pessoas ao receberem a dose da vacina é algo que não tem preço e que nunca será esquecido. Perceber o alívio dos familiares ao verem seus pais ou avós vacinados, tirando fotos e filmando para mandar para todos, é uma emoção indescritível. Agradeço a oportunidade de poder participar desse momento, que a Prefeitura de Franca e o Uni-FACEF nos proporcionaram. Agradeço a Professora Nádia por viabilizar isso para nós. Sua ajuda e paciência foram essenciais!!” (Ludimila)

“A oportunidade de ter participado da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, em Franca, se tornou um momento histórico na minha trajetória de estudante, estagiária e futura Enfermeira. Estar ali, presente, e ver toda a população depositando suas esperanças e orações a toda equipe, nos faz refletir sobre o grande trabalho e responsabilidade do profissionais que, a todo momento, estão aplicando o seu conhecimento, a prática, e demostrando a importância do trabalho dos Profissionais de Saúde!! Fica a gratidão aos docentes do Uni-FACEF e a toda equipe da Campanha de Vacinação, que possibilitaram a participação dos estagiários da 1ª Turma do curso de Enfermagem, do Centro Universitário Municipal de Franca Uni-FACEF. Gratidão pelos conhecimentos compartilhados, pela confiança da população e dos profissionais em nós, futuros Enfermeiros. E permanece a grande admiração a todos que se dedicam incansavelmente à luta contra esse vírus!! A ciência salva vidas! Vacinas salvam vidas! A Enfermagem salva vidas!” (Thainá)

     

vitality hq keto acv gummies for instant weight loss just few weeks 11 best standing exercises no jumping to lose weight at home the truth about slimming and keto gummies do they really work for weight loss drink water lose weight 10 kgs in 1 month no diet no exercise 100 works best workout 2024 exercise to lose weight fast zumba class 12 natural male enhancement foods for a bigger manhood heres how ive been using my keto gummies by goodness nutrition male enhancement how to take male enhancement pills 1 weight loss transformation kelly clarkson unveils stylish bangs interviews ian somerhalder on fruit keto gummies oomph sample saturday ep82 quick shot keto gummies