Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) abre vagas para intercâmbio em 2021

Desligado

O Instituto Politécnico de Bragança, (Bragança, Portugal), entendendo que há uma boa evolução da situação de pandemia naquele país, está divulgando seu programa de intercâmbio para o próximo ano letivo, que se iniciará, de acordo com seu calendário habitual, em 13/09/2021. Dessa forma, estão abertas as candidaturas para os estudantes do Uni-FACEF que desejarem estudar no IPB, no período de setembro de 2021 a fevereiro de 2022, que corresponde ao 1º semestre naquela instituição.

Ano letivo de 2021/2022:

1º Semestre: de 13/09/2021 a 12/02/2022
Pausa letiva: de 20/12/2021 a 01/01/2022 (Natal)

N.º vagas: não há limite de vagas

Documentos necessários:

  • Preencher o formulário;
  • Passaporte (é obrigatório que os estudantes interessados no intercâmbio tenham os passaportes já na fase de candidatura);
  • Histórico Escolar; e
  • Contrato de estudos

Em caso de dúvida no preenchimento do “Contrato de estudos” pode-se consultar o Guia ECTS http://www.ipb.pt/go/d854. Pede-se atenção aos cursos de diferentes campi. O preenchimento da tabela B do acordo de estudos é obrigatório.

Notas importantes para o preenchimento do acordo de estudos:

  • Os estudantes devem escolher matérias do 1.º semestre (no IPB, o 1.º semestre corresponde ao período de setembro a fevereiro). Pode-se escolher matérias de diferentes anos letivos, desde que escolham matérias do 1.º semestre.
  • Os estudantes devem escolher matérias do campus de Mirandela ou do campus de Bragança, não sendo possível escolher matérias dos dois campi, pois localizam-se em cidades diferentes.
  • Cada semestre corresponde a 36 créditos do ECTS (cerca de 6 matérias); tem uma duração de 20 semanas e inclui o período de avaliação. Os estudantes de intercâmbio devem concluir com sucesso matérias que correspondam no mínimo a 20 créditos, devido ao esforço mínimo exigido aos estudantes portugueses.
  • Aceitamos estudantes de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado.
  • Os estudantes de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado não podem escolher matérias dos cursos técnicos do IPB, porque o nível de ensino e exigência é inferior a uma graduação/ licenciatura ou mestrado.
  • Os estudantes de graduação/ licenciatura ou de mestrado podem escolher matérias de línguas dos cursos de graduação de línguas, ofertados na Escola Superior de Educação do IPB. Se os estudantes de intercâmbio quiserem realizar o curso de línguas intensivo do Centro de Línguas do IPB, terão que pagar o curso intensivo.
  • Os certificados de avaliação final serão enviados em até 6 semanas depois do término do semestre (12/02/2022).

Benefícios: 
Conforme acordo de cooperação firmado entre o IPB e o Uni-FACEF, os estudantes de intercâmbio estão isentos do pagamento da anuidade no IPB. Ficam a cargo do estudante a contratação e o pagamento de seguros de viagem e de saúde (PB4); viagens de avião; alimentação (2,50 euros por refeição, no refeitório do IPB); alojamento; material escolar; entre outras despesas.