Com o apoio do Uni-FACEF, núcleo de pesquisa da ACIF promove debate sobre economia criativa

Desligado

Com o apoio do Uni-FACEF, o Nepec-ACIF (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Criativa, da ACIF), coordenado por Tânia Mara Pinto de Sousa, mestra em Desenvolvimento Regional pelo Uni-FACEF, promoverá, em maio, ações para fomentar a economia criativa em Franca.

Conforme notícia divulgada pela ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), o NEPEC, núcleo ligado ao Programa Empreender da associação comercial, vai promover as seguintes ações nos dias 13 e 14 de maio:

  • 13/05, às 19h30
    • “Cidades Criativas: Regeneração e Prosperidade” – palestra virtual com o especialista Decio Coutinho.
  • 14/05, às 9h00
    • Encontro estratégico entre autoridades do Município, lideranças políticas, agentes culturais, entidades de classe e instituições de ensino, para propor iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável da cidade de Franca. Com base no encontro virtual do dia anterior, os convidados se reunirão no Centro de Educação Empresarial da ACIF – considerando as possibilidades dadas pelo Plano São Paulo na ocasião – para viabilizar a realização do Fórum Internacional de Cidades Criativas, em Franca.

Leia, na íntegra, matéria da Imprensa ACIF sobre o evento que tem o patrocínio do Uni-FACEF e da ACIF, e veja como se inscrever para participar. O evento será transmitido pela TV Uni-FACEF, do YouTube.

Apoiado pelo Programa Empreender ACIF, Nepec promoverá encontro sobre economia criativa

Imprensa ACIF

O Nepec – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Criativa ligado ao Programa Empreender, da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) – promoverá, nos dias 13 e 14 de maio, duas ações em prol do fomento da economia criativa, em Franca. A primeira ação será uma palestra virtual sobre o tema, conduzida pelo especialista Decio Coutinho que acontecerá às 19h30 do dia 13.  Intitulado “Cidades Criativas: Regeneração e Prosperidade”, o encontro terá como objetivo sensibilizar a comunidade local em relação à importância da discussão.

“Reuniremos criativos e lideranças para discutir a respeito do importante momento que estamos vivendo, buscando possibilidades de desenvolver outras frentes de economia, tendo a criatividade como mola propulsora de um desenvolvimento pungente e regenerativo”, afirma a coordenadora do Nepec ACIF, Tânia Mara Pinto de Sousa, mestre em desenvolvimento regional.

A segunda ação será um encontro estratégico, às 9h do dia 14, com autoridades do Município, lideranças políticas, agentes culturais, entidades de classe e instituições de ensino para propor iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável da cidade de Franca. Com base no encontro virtual do dia anterior, os convidados se reunirão no Centro de Educação Empresarial da ACIF – considerando as possibilidades dadas pelo Plano São Paulo na ocasião – para viabilizar a realização do Fórum Internacional de Cidades Criativas, em Franca.

“A realização deste fórum, além de colocar Franca no cenário internacional como uma cidade que busca possibilidades de futuro, objetiva compartilhar novas experiências do Brasil e do exterior”, afirma Tânia. “A ideia é levar ao público do evento o conhecimento sobre economia criativa, gestão cultural e exemplos de projetos que transformaram cidades e regiões através do desenvolvimento cultural criativo. Estimular o poder público em ações estratégicas para promover o desenvolvimento para o crescimento socioeconômico, cultural e sustentável da nossa cidade”, conclui.

O evento do Nepec conta com o patrocínio da ACIF e Uni-Facef (Centro Universitário Municipal de Franca).

Como participar

Os interessados em entender os conceitos da Economia Criativa e como ela impacta a realidade das cidades poderão se inscrever gratuitamente pelo Sympla (https://url.gratis/2hZiv) e poderão, inclusive, receber a certificação de participação, para a palestra “Cidades Criativas: Regeneração E Prosperidade”, com Decio Coutinho, que será realizada em 13 de maio, a partir das 19h30, com transmissão pelo canal TV Unifacef, no Youtube.

No dia seguinte acontecerá a “Roda de Conversa”, reunião entre lideranças e criativos em que será tratada a viabilidade de Franca ser a primeira cidade do estado de São Paulo a sediar uma edição do Fórum Internacional de Cidades Criativas, no caso, a 5ª. Decio Coutinho também conduzirá este encontro.

Sobre o palestrante

Decio Coutinho é colunista de Economia Criativa da Rádio BandNews Goiânia. Possui especialização em “Sociedades Pós-industriais e Organizações Criativas”, na Itália, e é administrador com mestrado em Antropologia. Gestor de projetos de Economia Criativa e Cidades Criativas, gestor da Incubadora Goiás Criativo, palestrante no Fórum Mundial de Turismo e Cultura, curador de quatro edições do FICC (Fórum Internacional de Cidades Criativas), delegado do Brasil no Culture Summit Abu Dhabi 2019, liderança do Prêmio Brasil Criativo 2019, líder do Dia Mundial da Criatividade Goiânia 2020 e membro da RBCIH-Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.