Artigo de professora do Uni-FACEF, sobre pesquisa realizada no Pós-Doutorado na Inglaterra, é publicado

Desligado

Acaba de ser publicado o livro Integrating Social Responsibility and Sustainable Development, que faz parte da World Sustainability Series, editada pela renomada Springer Nature. Interdisciplinar, esse livro contempla artigos relevantes para acadêmicos, movimentos sociais, profissionais e membros de agências governamentais e empresas privadas. Trata-se de leitura necessária para pesquisadores, agentes públicos, profissionais e estudantes que estejam pesquisando e/ou atuando nas áreas de responsabilidade social e sustentabilidade.

Um dos capítulos da publicação trata da pesquisa de Pós-Doutorado da Profa. Dra. Melissa Franchini Cavalcanti Bandos, docente e Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Desenvolvimento Comunitário, do Uni-FACEF. A Professora Melissa Bandos esteve na Inglaterra, no ano de 2019, para realizar seu Pós-Doutorado, na Manchester Metropolitan University (MMU), localizada na cidade de Manchester, noroeste da Inglaterra. O artigo, que tem a coautoria do Professor Alberto Paucar-Caceres, renomado professor e pesquisador da MMU, está no contexto interdisciplinar do desenvolvimento sustentável, e publicações integrativas dessa natureza são escassas na literatura.

O capítulo “An Ecological Vision with Social Responsibility in the Sustainable Environment: Promoting Ecological and Environmental Awareness in Centro Universitário Municipal de Franca-Uni-FACEF (Sao Paulo)“, de autoria da Professora Melissa Bandos, aborda um dos frutos da pesquisa do Pós-Doutorado realizado na universidade inglesa: o projeto VERSAS, um conjunto de práticas e ações sustentáveis implantadas no Uni-FACEF, instituição de ensino superior localizada em Franca (SP).

O VERSAS (Visão Ecológica com Responsabilidade Social em Ambiente Sustentável) surgiu como resultado da vivência da autora, que passou dois meses atuando na área de abordagens sistêmicas e políticas públicas ambientais, temática vinculada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. A escolha da MMU para o Pós-Doutorado deu-se porque aquela Instituição passara a ser referência também em sustentabilidade. Após empreender uma série de iniciativas para ganhar sustentabilidade e credenciais verdes, a MMU passou a ser a segunda IES (Instituição de Ensino Superior) mais ecológica do Reino Unido.

A exposição a essas iniciativas, na universidade europeia, levou a pesquisadora a desenvolver ações e práticas sustentáveis no Uni-FACEF. Para isso, segundo a pesquisadora, foram necessárias reuniões com várias partes interessadas da IES, envolvendo setores como marketing, compras, infraestrutura, representantes de segurança do trabalho, bem como agentes públicos do município. Dessa forma, surgia o projeto VERSAS, concebido, inicialmente, para resolver problemas em quatro áreas:

  • (1) Destinação e coleta adequada de resíduos sólidos;
  • (2) Relevância do conteúdo universitário em relação às reais necessidades ambientais municipais e institucionais;
  • (3) Divulgação de ações sustentáveis para as comunidades interna e externa; e
  • (4) Trabalhar em busca de compras sustentáveis.

Assim, o capítulo que integra o livro Integrating Social Responsibility and Sustainable Development, teve como objetivo relatar como o Modelo Sustentável MMU ajudou a conceber o Projeto VERSAS, do Uni-FACEF, a partir da perspectiva sistêmica e do estudo de políticas públicas ambientais.