Professora e estudantes de Publicidade e Propaganda são recebidos pelo Prefeito de Franca

Na manhã de quinta-feira (19), estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, do Uni-FACEF, foram recebidos pelo Prefeito Municipal de Franca, Alexandre Ferreira, quando tiveram a oportunidade de apresentar o projeto de comunicação para o aplicativo EcoFranca, software vencedor do V Hackathon Uni-FACEF, que aconteceu no mês passado.

Esse software foi desenvolvido por estudantes dos cursos do departamento de Computação do Uni-FACEF, em uma gincana de programação que durou uma semana e cujo objetivo era o desenvolvimento de um aplicativo que possibilitasse, ao munícipe, enviar alertas ao poder público sobre ocorrências que colocassem em risco o meio e a sustentabilidade. O Hackathon desse ano teve o apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo, da Sabesp, da Guarda Civil de Franca, além da própria Prefeitura Municipal.

Após o resultado do software vencedor – que foi desenvolvido pelos estudantes Artur Silvestre, Helil Barbosa Bergaria, Gabriel Garcia e Pedro Lima Reis, do curso de Engenharia de Software – estava prevista uma segunda etapa. Nessa nova etapa, os estudantes de todos os semestres do curso de Publicidade e Propaganda foram convidados para desenvolver a identidade visual e a campanha de comunicação do aplicativo vencedor.

Após a apresentação dos projetos de comunicação, criados pelos estudantes de Publicidade e Propaganda, e da avaliação da banca examinadora, o projeto vencedor foi o da dupla formada pelos estudantes Giovana Alves Campanaro e Vitor Miguel de Lima Norinho, ambos do último ano do curso. A banca foi composta pelos docentes Profa. Dra. Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira, o Prof. Me. Paulo Anderson Cinti e o Prof. Me. Eduardo Vicente Soares. A equipe que ficou em segundo lugar, formada pelos estudantes do 2º ano, Eleonora Rodrigues de Oliveira Pires, Maria Silva Pinto e Lucas Tasso Marques, também esteve no encontro com o Prefeito de Franca.

Os estudantes responsáveis pela campanha aprovada destacaram a satisfação em participar de um projeto voltado para a população, para o serviço público. Apesar dos desafios (trabalho, estudos, trabalho de conclusão de curso), comentaram que foi uma ótima oportunidade de aprendizado. “Um trabalho envolvendo outros cursos é sempre uma experiência única”, afirmou Vitor Norinho sobre as contribuições de um trabalho interdisciplinar na formação profissional.

A Profa. Ma. Fúlvia Nassif Jorge Facury, chefe do Departamento de Publicidade e Propaganda, falou sobre essa segunda participação do curso no Hackathon Uni-FACEF, de forma interdisciplinar. A Professora Fúlvia Facury afirmou que “o desafio maior é que o estudante, em meio a tanta coisa a fazer, consiga trabalhar em um projeto em muito pouco tempo, o que lhe proporciona experiências como gestão de projeto, gestão de equipe, gestão do tempo, controle de qualidade, entre outros desafios”. A chefe do departamento afirmou ainda que “eles (os estudantes) vão levar consigo um aprendizado enorme e tiveram mais uma oportunidade de maturidade profissional”.

Sobre a integração entre o Uni-FACEF, o Ministério Público, a Prefeitura de Franca, a Sabesp e a Guarda Civil de Franca, a Professora Fúlvia Facury afirmou que essa integração entre instituições sérias dá mais importância ainda ao projeto como um todo, pois aumenta a responsabilidade de todos. “Projetos compartilhados suscitam visões e necessidades diferentes, e ao encontrarmos, de forma compartilhada, soluções adequadas, todos ganham e, nesse caso, em especial, a cidade ganhou”, afirmou a professora. E completou lembrando da importância do aplicativo EcoFranca, que permite que o cidadão seja protagonista da defesa da sua cidade, agindo prontamente a favor da sustentabilidade.

O Prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, mostrou-se satisfeito com a solução apresentada pela dupla vencedora e parabenizou todos os estudantes. Ele falou das ocorrências de desrespeito ao meio ambiente que mais acontecem em Franca e destacou a importância de os estudantes continuarem firmes em sua formação, aproveitando todas as oportunidades de aprendizado e melhoria de suas competências.

O Uni-FACEF parabeniza a Profa. Ma. Fúlvia Nassif Jorge Facury e os docentes do Departamento de Publicidade e Propaganda, pelo apoio aos estudantes que encararam o desafio. E parabeniza aos estudantes, em especial à dupla Vitor Norinho e Giovana Campanaro, pela conquista.