Estudantes de Letras e Matemática participam de prática de metodologia ativa

Desligado

Estudantes das licenciaturas participam de aula sobre inovação no processo ensino-aprendizagem

No final de outubro, a Profa. Dra. Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira, docente e Pró-Reitora Acadêmica do Uni-FACEF, e a Profa. Dra. Kelly Jacqueline Barbosa, docente do Departamento de Medicina, ofereceram uma experiência pedagógica baseada na aprendizagem ativa, aos estudantes dos 2º semestres dos cursos de licenciatura em Letras e Matemática.

Responsável pelo conteúdo teórico naquela aula, a Dra. Sheila Oliveira apresentou conceitos, competências, objetivos das metodologias ativas, que visam, entre outros, à superação do modelo tradicional e, assim, inovar em sala de aula, de forma que o estudante seja partícipe e autor do seu processo de aprendizado, deixando a posição de mero observador.

A Dra. Kelly Barbosa, que cuidou da parte prática daquela Aula Didática, por meio de experiências reais, demonstrou as formas de se desenvolver, com a participação ativa do estudante, o processo de ensino-aprendizado. A aula inovadora aconteceu na Unidade 3, do Uni-FACEF, onde funcionam os cursos de Enfermagem e Medicina.

Metodologias Ativas

O modelo de ensino tradicional enfatizado, nas práticas de ensino, não atende mais à demanda contemporânea, quando praticamente todos têm acesso a uma vasta gama de informações de todo tipo, disponibilizada pela internet, que oferece 24 horas por dia, informações de diversas áreas, notícias, entretenimento etc.. A sociedade, altamente tecnológica, tem transformado as pessoas, que estão altamente conectadas no meio digital e, tem transformado em especial, os estudantes, desde o ensino fundamental, quando necessitam de estímulos capazes de produzir e reorganizar os sistema nervoso em desenvolvimento, o que resultará em mudanças na apreensão do mundo, nas próprias experiências e no comportamento que se torna mais propenso à pro-atividade e à segurança, segundo ao pesquisadora Dra. Leonor B. Guerra, da UFMG.

As estratégias pedagógicas possíveis vão desde novas formas de abordagem e compreensão de textos, passando por formas de se abordar e resolver problemas, até as próprias formas de avaliação do aprendizado do estudante.

Aulas presenciais e metodologias ativas no Uni-FACEF

No ambiente do ensino superior não é diferente. O Uni-FACEF acredita na importância das práticas pedagógicas baseadas na “sala de aula inovadora”, onde o docente e os estudantes alcancem um ambiente que contribua para a formação de um sujeito confiante, independente, reflexivo, crítico e ciente de seu papel nos grupos em que atua e na sociedade em geral.

O aprendizado ativo, de forma sucinta, rompe com o modelo tradicional de ensino-aprendizado, por contemplar várias possibilidades de práticas pedagógicas, todas voltadas para um aprendizado que transpõe a postura passiva por parte do estudante.

Dessa forma, o Uni-FACEF vem se adequando, há alguns anos, a essa necessidade e oferece, aos seus docentes, constantes capacitações em metodologias ativas. As aulas presenciais são outro diferencial da Instituição, uma vez que estar em sala, na presença de outros colegas e do professor, possibilita ao estudante uma troca sinérgica, produtiva, dinâmica de informações, reflexões e práticas, que resultam em um aprendizado rico em conhecimento e atitude diante da vida profissional.

#unifacef #graduacao #licenciatura #letras #matematica #metodologiasativas #francasp