I FACIT movimentou cursos das Engenharias do Uni-FACEF

Desligado

Feira promove o conhecimento por meio de experimentos de química, esculturas estruturais e ponte de espaguete

A I FACIT Uni-FACEF (Feira Anual de Ciências e Inovação Tecnológica) nasceu grande. A feira envolve os cursos de Engenharia do Uni-FACEF e foi organizada pela Profa. Dra. Ana Lúcia Bassi e pelo Prof. Dr. Guilherme Augusto Bertelli Fernandes Clemente, que tiveram apoio do Uni-FACEF e dos chefes dos departamentos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, respectivamente o Prof. Dr Anderson Fabrício Mendes e Prof. Dr. Flávio Henrique de Oliveira Costa.

Baseada em três concursos, a I FACIT contempla:

  • Escultura Estrutural: uma prova que exige análise estrutural; e estudo do equilíbrio estático;
  • Ponte de Espaguete: exige análise estrutural, projeto, construção e ensaio destrutivo de ponte treliçada feita com macarrão do tipo espaguete; e
  • Experimentos de Química: desenvolvimento de experimentos inovadores, com total observância da alta qualidade e da segurança.

A FACIT

A FACIT é um desdobramento da Feira de Ciências, que teve início em 2017, com a participação dos estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, com o objetivo de estimular os estudantes a desenvolverem um projeto científico. A primeira edição teve experimentos na área de química.

Contribuições de uma feira de ciências

Em 2021, a FACIT propôs a realização dos experimentos de química, de esculturas estruturais e da ponte de espaguete, pelos estudantes, por ser importantes ferramentas de divulgação dos conhecimentos desenvolvidos durante a graduação do estudante. Os principais objetivos, com a realização dessas provas, é estimular o estudante para a inovação de ideias e de técnicas, com a apresentação de trabalhos investigativos e de alta qualidade, promovendo, assim, a curiosidade científica. Para isso os experimentos de química, os estudantes foram treinados para a utilização de protocolos de segurança, realizando experimentos com a necessária responsabilidade.

A Profa. Dra. Ana Lúcia Bassi, responsável pela prova de experimentos de química, destacou que: “A I FACIT representa um papel importante no aprendizado dos estudantes. Além do conhecimento científico em si, que é adquirido durante o processo, todo o seu processo desenvolve diferentes habilidades tais como: organização do pensamento, comunicação oral, comunicação escrita e a pesquisa científica. Por isso, a realização dos Experimentos de Química colaboram para inserir e despertar, nos estudantes, nos alunos o interesse pelas Ciências, possibilitando que investiguem e ampliem seus conhecimentos sobre determinado assunto por meio da pesquisa”.

O Prof. Dr. Guilherme Augusto Bertelli Fernandes Clemente afirmou que “A I FACIT contribuiu grandemente para a formação profissional dos estudantes, pois os estudantes apresentaram e participaram das provas como: experimentos químicos; testes de carga utilizando os conceitos de resistência dos materiais em pontes treliçadas, feitas de macarrão; prova de esculturas estruturais, demonstrando conceitos de análise estrutural e métodos executivos de estruturas; e simulações de sistemas de programação utilizando robôs como protótipos. Tudo isso contribuiu para a promoção da criatividade, da inovação, da sustentabilidade e do conhecimento por meio de práticas e iniciação no universo da ciência”.

O evento recebeu a visita de estudantes do ensino médio, contribuindo, assim, com o papel da extensão, promovendo a curiosidade científica e a valorização dos estudos.

O Uni-FACEF parabeniza a todos os envolvidos na organização e realização da I FACIT.

#unifacef #graduacao #engenhariacivil #engenhariadeproducao #feiradeciencias #facit #experimentoquimico #esculturaestrutural #pontedeespaguete #francasp

growth matrix male enhancement review usa is growth matrix supplement safe exercise to lose belly fat lose weight fast shorts nano slim x keto gummies reviews weight loss supplements side effects price where to buy primal beast male enhancement gummies reviews male power booster 2023 animale cbd male enhancement gummies reviews 2023 java burn review the truth does java burn lose weight fast java burn 2024 weight loss exercise at home workout exercise bellyfat weightloss loseweight yoga home monster fx7 reviews does monster fx7 really work male enhancement pills male enhancement pills that increase size pernament results membar xxl reviews on male enhancement pills 2022 male enhancement testimonial prometheus by dr malik 1