I FACIT movimentou cursos das Engenharias do Uni-FACEF

Desligado

Feira promove o conhecimento por meio de experimentos de química, esculturas estruturais e ponte de espaguete

A I FACIT Uni-FACEF (Feira Anual de Ciências e Inovação Tecnológica) nasceu grande. A feira envolve os cursos de Engenharia do Uni-FACEF e foi organizada pela Profa. Dra. Ana Lúcia Bassi e pelo Prof. Dr. Guilherme Augusto Bertelli Fernandes Clemente, que tiveram apoio do Uni-FACEF e dos chefes dos departamentos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, respectivamente o Prof. Dr Anderson Fabrício Mendes e Prof. Dr. Flávio Henrique de Oliveira Costa.

Baseada em três concursos, a I FACIT contempla:

  • Escultura Estrutural: uma prova que exige análise estrutural; e estudo do equilíbrio estático;
  • Ponte de Espaguete: exige análise estrutural, projeto, construção e ensaio destrutivo de ponte treliçada feita com macarrão do tipo espaguete; e
  • Experimentos de Química: desenvolvimento de experimentos inovadores, com total observância da alta qualidade e da segurança.

A FACIT

A FACIT é um desdobramento da Feira de Ciências, que teve início em 2017, com a participação dos estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, com o objetivo de estimular os estudantes a desenvolverem um projeto científico. A primeira edição teve experimentos na área de química.

Contribuições de uma feira de ciências

Em 2021, a FACIT propôs a realização dos experimentos de química, de esculturas estruturais e da ponte de espaguete, pelos estudantes, por ser importantes ferramentas de divulgação dos conhecimentos desenvolvidos durante a graduação do estudante. Os principais objetivos, com a realização dessas provas, é estimular o estudante para a inovação de ideias e de técnicas, com a apresentação de trabalhos investigativos e de alta qualidade, promovendo, assim, a curiosidade científica. Para isso os experimentos de química, os estudantes foram treinados para a utilização de protocolos de segurança, realizando experimentos com a necessária responsabilidade.

A Profa. Dra. Ana Lúcia Bassi, responsável pela prova de experimentos de química, destacou que: “A I FACIT representa um papel importante no aprendizado dos estudantes. Além do conhecimento científico em si, que é adquirido durante o processo, todo o seu processo desenvolve diferentes habilidades tais como: organização do pensamento, comunicação oral, comunicação escrita e a pesquisa científica. Por isso, a realização dos Experimentos de Química colaboram para inserir e despertar, nos estudantes, nos alunos o interesse pelas Ciências, possibilitando que investiguem e ampliem seus conhecimentos sobre determinado assunto por meio da pesquisa”.

O Prof. Dr. Guilherme Augusto Bertelli Fernandes Clemente afirmou que “A I FACIT contribuiu grandemente para a formação profissional dos estudantes, pois os estudantes apresentaram e participaram das provas como: experimentos químicos; testes de carga utilizando os conceitos de resistência dos materiais em pontes treliçadas, feitas de macarrão; prova de esculturas estruturais, demonstrando conceitos de análise estrutural e métodos executivos de estruturas; e simulações de sistemas de programação utilizando robôs como protótipos. Tudo isso contribuiu para a promoção da criatividade, da inovação, da sustentabilidade e do conhecimento por meio de práticas e iniciação no universo da ciência”.

O evento recebeu a visita de estudantes do ensino médio, contribuindo, assim, com o papel da extensão, promovendo a curiosidade científica e a valorização dos estudos.

O Uni-FACEF parabeniza a todos os envolvidos na organização e realização da I FACIT.

#unifacef #graduacao #engenhariacivil #engenhariadeproducao #feiradeciencias #facit #experimentoquimico #esculturaestrutural #pontedeespaguete #francasp