Estudantes da Medicina Uni-FACEF fazem palestra sobre o câncer de mama

Desligado

Palestra fechou ações do Outubro Rosa

Na quinta-feira (25), ainda em comemoração ao Outubro Rosa, as estudantes do curso de Medicina do Uni-FACEF, Maria Paula Piassi Brasileiro, Júlia Mara de Freitas e Lara Sawan Cunha, componentes da Liga de Ginecologia e Obstetrícia (LAGOF), orientadas pela Profa. Esp. Ana Lúcia de Castro Rodrigues, ministraram a palestra “Orientações gerais sobre saúde da mulher: o que toda a população deve saber”.

A palestra foi realizada no Abrigo Provisório e teve a participação de funcionários do Abrigo e pessoas em situação de rua, assistidas naquela instituição. As estudantes palestrantes levaram, aos participantes, informações relevantes sobre o câncer de mama, como: fatores de risco; como fazer a detecção precoce; indicações de mamografia; sintomas. Também falaram sobre a higiene íntima da mulher, mitos e verdades.

Após a palestra, iniciaram uma roda de conversas com a participação de homens e mulheres.  Segundo as estudantes, a participação dos homens foi muito importante. Eles serão os multiplicadores das informações.

Câncer de mama

Segundo o site do INCA (Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde), “o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos”. Ainda segundo o site, homens também podem ter câncer de mama, embora seja raro (cerca de 1% do total de casos). O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.

#unifacef #graduacao #medicina #palestra #outubrorosa #prevencao #cancerdemama #francasp

Participantes da palestra sobre o câncer de mama, conduzida por estudantes da Medicina Uni-FACEF.