1ª Turma de Enfermagem e 13ª Turma de Psicologia do Uni-FACEF colam grau

Desligado

Na noite de segunda-feira (13), os estudantes do último ano dos cursos de Enfermagem (1ª Turma a se graduar pelo Uni-FACEF) e Psicologia (13ª Turma), receberam o Grau Acadêmico, do Ensino Superior. A cerimônia aconteceu no Espaço de Eventos Green Hall, em Franca (SP).

Na presença de familiares, docentes, membros da Reitoria e autoridades da cidade de Franca (SP), os estudantes viveram uma noite de muita emoção, pela conquista após anos de muita dedicação e estudo.

As Chefes de Departamento, Profa. Dra. Lívia Maria Lopes (que inaugurou o curso de Enfermagem, no Uni-FACEF, e agora passa a chefia para a Profa. Dra Márcia A. Giacomini) e a Profa. Dra. Maria de Fátima Aveiro Colares (Psicologia), relembravam a trajetória de seus cursos e o quanto todos saíram fortalecidos após os acontecimentos dos últimos dois anos.

A cerimônia de Colação de Grau foi presidida pela Profa. Dra. Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira (Pró-Reitora Acadêmica), representando o Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, Reitor do Uni-FACEF.

Os formandos de cada curso escolheram os seguintes homenageados:

  • ENFERMAGEM
    • PARANINFA: Profa. Ma. Patrícia Reis Alves dos Santos
    • PATRONESSE: Profa. Dra. Lívia Maria Lopes
    • PROFESSORA HOMENAGEADA: Profa. Dra. Ana Carolina Garcia Braz Trovão
    • NOME DE TURMA: Profa. Dra. Márcia Aparecida Giacomini
    • SERVIDOR HOMENAGEADO: Vandélio José da Silva
  • PSICOLOGIA
    • PARANINFA: Profa. Dra. Maria Cherubina de Lima Alves
    • PATRONESSE: Profa. Dra. Maria Beatriz Bordin
    • PROFESSORA HOMENAGEADA: Profa. Dra. Maria de Fátima Aveiro Colares
    • NOME DE TURMA: Vincent Van Gogh
    • SERVIDOR HOMENAGEADO: Dr. Edney Wesley Antunes

Oradores, primeiros colocados e o Juramento

As formandas Thayna Grillo Granito (1ª Turma de Enfermagem) e Camila de Figueiredo Ramos (13ª Turma) foram as oradoras da noite.

O formando da 1ª Turma de Enfermagem, que concluiu o curso em 1º lugar foi Israel Lucas da Silva Maza. Na 13ª Turma de Psicologia, a formanda que concluiu em 1º lugar foi Suzanna Martins Dutra.

Os Juramentos foram feitos por Ana Laura Rodrigues Gerhardt (Enfermagem), e por Mariana Neves Alves (Psicologia).

O ritual da “Passagem da Lâmpada”

Após a colação de todos os formandos de Enfermagem, foi realizada a “Passagem da Lâmpada”, uma cerimônia que significa que o caminho de todos aqueles que desejam ser profissionais de enfermagem terão seus caminhos iluminados, pois é uma “profissão de luz”, pois esses profissionais “iluminam as vidas daqueles que recebem seus cuidados”, por meio do comprometimento, da vocação, da competência, da capacitação profissional, da ética, do amor pelo outro. A já formada enfermeira, Larissa Azevedo Morais Andrade entregou a lâmpada para sua sucessora, a estudante Gislene Rodrigues Bonfim, do 3º ano do curso.

A lâmpada é um símbolo e uma tradição da Enfermagem, inspirada na história da enfermeira britânica Florence Nightingale. Florence foi uma aristocrata inglesa que, em 1854, participou como voluntária da Guerra da Criméia,
cuidando e reorganizando a assistência prestada aos feridos de Guerra.

Durante a guerra, Florence assistia aos feridos, e para iluminar seus passos, levava uma lamparina, hábito que a deixou conhecida como ‘a dama da lâmpada’. Seu nome era sinônimo de doçura, eficiência e heroísmo. O trabalho que realizara durante a guerra teve um impacto muito maior do que simplesmente a ação de reorganizar a enfermagem e salvar vidas.

Florence Nightingale quebrara o preconceito que existia em torno da participação da mulher no Exército e transformara a visão da sociedade em relação à Enfermagem. Sua abnegação e decisão em modificar as condições de saúde da sociedade, no final do século XIX, marcaram profundamente a história e ela é lembrada por ser a fundadora da Enfermagem moderna.

Encerramento

Após as homenagens aos docentes e servidores e a homenagem aos pais, a Profa. Dra. Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira fez os agradecimentos finais, encerrando a solenidade.

Toda a comunidade acadêmica do Uni-FACEF homenageia e parabeniza os novos Enfermeiros e Psicólogos e lhes deseja muito sucesso.

Fotos

As fotos da cerimônia de Colação de Grau serão publicadas em breve.

#unifacef #graduacao #enfermagem #psicologia #colacaodegrau #formatura #francasp