Estudantes da Medicina Uni-FACEF são homenageadas com Moção de Reconhecimento

Desligado

Também conhecido como “Moção de Aplauso”, esse instrumento reconhece e valoriza pessoas cujas ações fizeram diferença na vida de alguém ou de uma comunidade

No início do mês de abril, uma pessoa entrou em contato com a Reitoria do Uni-FACEF para fazer um registro. Segundo seu relato, recentemente essa pessoa esteve acompanhando um familiar, internado na Santa Casa de Pedregulho (SP), e ficou muito grata e encantada pelo atendimento e cuidados que seu familiar recebeu ao longo de sua internação, de duas estudantes do curso de Medicina Uni-FACEF, que lá estavam em regime de internato.

Estudantes do último ano, Beatriz Teixeira Alves e Júlia dos Reis Moraes, que atuam sob a supervisão do Prof. Me. Wilson Cunha Júnior, foram chamadas na Reitoria, na manhã de segunda-feira (11) e foram surpreendidas com uma homenagem.

A homenagem

Recebidas pelo Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto (Reitor), pelo Prof. Dr. João Baptista Comparini (Vice-Reitor), Profa. Dra. Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira (Pró-Reitora Acadêmica), Profa. Dra. Melissa Franchini Cavalcanti Bandos (Pró-Reitora de Extensão), pelo Prof. Dr. Silvio Carvalho Neto (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação), pelo Prof. Dr. Frederico Sabino Alonso de Freitas (Chefe do Departamento de Medicina) e pelo Prof. Me. Wilson Cunha Júnior (Docente e Tutor do curso de Medicina), as duas futuras médicas receberam a Moção de Reconhecimento, uma homenagem também conhecida como “Moção de Aplauso”, que tem o objetivo de reconhecer e valorizar pessoas, cujas ações fizeram diferença na vida de alguém ou de uma comunidade.

O Professor Alfredo José Machado Neto destacou a importância e a preocupação do Uni-FACEF em formar profissionais focados na humanização. O Professor Frederico Sabino Alonso de Freitas e a Professora Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira elogiaram a filosofia do Uni-FACEF, que busca formar profissionais voltados para a humanização e para o acolhimento, de forma a levar o paciente a sentir-se bem cuidado, atendido em suas necessidades e, por fim, respeitado. E a Professora Sheila Oliveira complementou dizendo o quanto esse fato vai ao encontro da missão do Uni-FACEF e com tudo que o curso de Medicina da Instituição se propõe a oferecer ao estudante.

As homenageadas

A estudante do último ano de Medicina, Júlia dos Reis Moraes, comentou que “Somos o reflexo daquilo que nos ensinam”. E complementou dizendo que tudo que os estudantes têm aprendido no curso, tudo que têm visto e aprendido com os docentes, tudo que vivenciam nas práticas, os tem conduzido para essa postura de humanização e pela vontade de melhorar cada vez mais, sem nunca deixar de se colocar no lugar do paciente e de seu familiar.

Beatriz Teixeira Alves, colega de turma de Júlia Moraes, destacou que o atendimento humanizado deve ser praticado em todas as áreas, em todos os segmentos. Especificamente sobre a sua área, Beatriz Alves destacou a importância de se evitar atendimentos distantes e impessoais, pois é preciso ver, antes de tudo, o ser humano que existe além da doença. E completou dizendo que “a partir do momento em que nos atentamos para o fato de que todo paciente é o amor da vida de alguém, nosso olhar para ele muda imediatamente”.

A importância das relações humanizadas, para o Uni-FACEF

O Uni-FACEF cumprimenta as duas futuras médicas pela postura profissional baseada na humanização, e a todo o Departamento de Medicina, nas pessoas de seu coordenador e do tutor, o Professor Frederico Sabino Alonso de Freitas e o Professor Wilson Cunha Júnior, respectivamente, pelo importante papel na formação dos futuros médicos.

O Uni-FACEF tem um profundo compromisso e respeito pelas pessoas, e entende que, em todas as situações e áreas, as relações devem contemplar o outro como um todo, pois isso contribui para a satisfação das pessoas e para a boa solução de problemas; gera confiança; promove relações que tendem a ser duráveis; e melhora os ambientes em que vivemos.