Programa de mobilidade internacional leva estudantes do Uni-FACEF para universidades portuguesas
Essa experiência contribui para um melhor aproveitamento pessoal, profissional e institucional do estudante
Há anos, a parceria entre o Uni-FACEF e universidades europeias tem sido de grande importância. Recentemente, quatro estudantes da nossa Instituição foram aprovados em Processos de Mobilidade Internacional, que preveem a possibilidade de efetuar parte dos estudos (graduação/pós-graduação) em uma universidade estrangeira. Dezenas de estudantes do Uni-FACEF já participaram de programas de mobilidade internacional, cursando semestres em universidades na Europa e na América do Sul.
Uni-FACEF em Portugal
No Processo de Mobilidade 2022/2023, para o IPB (Instituto Politécnico de Bragança – Portugal), foram aprovados os estudantes Breno Patrocínio, do 7º semestre do curso de Administração, e Yasmim Marangoni, do 1º semestre de Enfermagem. O IPB é considerado um dos melhores institutos politécnicos de Portugal, segundo o portal Estudo em Portugal.
No processo de Mobilidade 2022/2023, para a Universidade do Porto (Portugal), as estudantes Anna Cláudia Carvalho e Júlia Moraes, ambas do 7º semestre de Psicologia, foram selecionadas para aquela universidade portuguesa, que, segundo o site www.sigarra.up.pt, possui uma das mais elevadas taxas de inserção de seus estudantes no mercado de trabalho.
Os quatro estudantes do Uni-FACEF cursarão o semestre europeu, de setembro/2022 a fevereiro/2023.
Depoimentos
Anna Cláudia Carvalho, do curso de Psicologia, enviou mensagem ao Uni-FACEF: “Só tenho a agradecer ao Uni-FACEF e à sua equipe, por nos oportunizar experiências incríveis como essa, contribuindo para tornar o nosso sonho uma realidade. Acredito que essa experiência irá nos proporcionar um enriquecimento cultural, acadêmico e pessoal”.
“Acabo de ser admitida para o intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal. Me sinto feliz e agradecida ao Uni-FACEF, pela oportunidade que está me proporcionando. Tenho certeza que voltarei com muita experiência e história para contar”, afirmou a estudante de Psicologia, Júlia Moraes.
A estudante Yasmin Marangoni, do curso de Enfermagem, afirmou que: “Eu acredito que essa oportunidade de mobilidade vai ser muito boa para o meu crescimento profissional e pessoal, além de ser uma experiência completamente diferente, por eu estar fora da minha zona de conforto”.
Disciplinas cursadas na Europa são aproveitadas no histórico escolar Uni-FACEF
Após a conclusão dos estudos nas universidades de destino, os estudantes do Uni-FACEF farão o aproveitamento, aqui no Brasil, das disciplinas cursadas na Europa.
Vantagens em participar de um programa de mobilidade internacional
A internacionalização do ensino superior tem se intensificado nos últimos anos e são campos de ricas experiências de cooperação acadêmica.
Participar de um programa de mobilidade internacional, possibilita ao participante, conhecer efetivamente novas culturas, e fomentar seu capital intelectual, intensificar o processo de amadurecimento, autoconhecimento, autonomia, ampliar a visão de mundo, entre outros aspectos também relevantes.
- Anna Cláudia Carvalho, estudante de Psicologia (Uni-FACEF), vai cursar a Universidade do Porto (Portugal).
- Breno Patrocínio, estudante de Administração (Uni-FACEF), vai cursar o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal).
- Júlia Moraes, estudante de Psicologia (Uni-FACEF), vai cursar a Universidade do Porto (Portugal).
- Yasmin Marangoni, estudante de Enfermagem (Uni-FACEF), vai cursar o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal).