Uni-FACEF inaugura Ludoteca, com apoio do Instituto Sabin

Desligado

Ludoteca Uni-FACEF é a primeira que o Instituto Sabin inaugura em uma instituição de ensino, no Brasil

Na manhã de quinta-feira (30 de junho), foi inaugurada a Ludoteca Uni-FACEF, uma sala ambientada de forma lúdica, com brinquedos, jogos, material para desenhar e colorir, entre outros itens, para contribuir para o desenvolvimento educativo, social, cultural, de crianças e adolescentes, em acompanhamento terapêutico na Clínica de Psicologia do Uni-FACEF.

A Clínica de Psicologia do Uni-FACEF é um dos laboratórios que atendem aos estudantes desse curso, e está à disposição da comunidade em geral, por meio de atendimentos gratuitos. A Clínica de Psicologia tem o objetivo de formar profissionais com experiência clínica em Psicologia, possibilitando a articulação entre a teoria, vista em sala de aula, e a prática do atendimento clínico.

O apoio do Instituto Sabin para a Ludoteca Uni-FACEF

A fim de contribuir para a excelência do trabalho oferecido pela Clínica de Psicologia Uni-FACEF para a comunidade de Franca (SP), o Instituto Sabin, que busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, segundo página da entidade, patrocinou a Ludoteca Uni-FACEF.

Para a cerimônia de inauguração, estiveram presentes: a Sra. Waléria Souza de Mascarenhas (Secretária de Saúde do Município de Franca, representando o Prefeito Municipal, Sr. Alexandre Ferreira); a Sra. Eliane Querino (Grupo Mulheres do Brasil); a Profa. Ma. Silvia Alonso y Alonso Bittar Cunha (Gestora Regional do Grupo Sabin e docente do Uni-FACEF); o médico Wilson Cunha Júnior (Gestor do Grupo Sabin e docente do Uni-FACEF); Lívia Romanelli (Líder de Impacto do Instituto Sabin Franca) e demais autoridades e colaboradores do Grupo Sabin. Pelo Uni-FACEF participaram o Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto (Reitor); a Profa. Dra. Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira (Pró-Reitora Acadêmica); a Profa. Dra. Maria de Fátima Aveiro Colares (Chefe do Departamento de Psicologia); a Profa. Dra. Maria Cherubina de Lima Alves (Coordenadora do Núcleo de Práticas em Psicologia); a Profa. Dra. Irma Helena Ferreira Benate Bonfim (da Clínica de Psicologia); Yara Baccaro Paterniani de Freitas (Psicóloga da Clínica de Psicologia), demais docentes e estudantes do curso de Psicologia.

O Projeto Ludoteca é mantido pelo Instituto Sabin desde 2008. Com a Ludoteca Uni-FACEF, já são 118 ludotecas doadas pelo Instituto Sabin e a Ludoteca Uni-FACEF é a primeira que o Instituto inaugura em uma instituição de ensino.

Segundo a Gestora Regional do Grupo Sabin, em Franca, Profa. Ma. Silvia Alonso y Alonso Bittar Cunha, a Ludoteca Uni-FACEF possibilita “um olhar especial e necessário às nossas crianças e aos adolescentes vítimas de violência e que podemos ajudá-las a romper o silêncio e superarem seus traumas”.

A Profa. Dra. Maria Cherubina de Lima Alves, que é a Coordenadora do Núcleo de Práticas em Psicologia, destacou que “A nova Ludoteca é um espaço que possibilita, aos estudantes de Psicologia e às crianças pacientes da Clínica, um ambiente planejado para potencializar o desenvolvimento infantil através da ludoterapia. A ludoterapia envolve o brincar como estratégia psicoterapêutica, pois usa atividades lúdicas e terapêuticas para a criança expressar seus sentimentos e angústias que não seriam acessados com técnicas exclusivamente verbais. Na Ludoteca, termos uma série de brinquedos planejados para facilitar e potencializar o aspecto terapêutico do ato de brincar“.

O Professor Alfredo José Machado Neto, Reitor do Uni-FACEF, agradeceu o apoio do Instituto Sabin, e destacou a relevância da Ludoteca na contribuição para o desenvolvimento pessoal das nossas crianças, entre outros inúmeros benefícios.

O Uni-FACEF agradece ao Instituto Sabin, em especial às suas Embaixadoras, Dra. Janete Vaz e Dra. Sandra Soares Costa, e à Professora Silvia Alonso y Alonso Bittar Cunha, que teve importante participação nesta parceria.

Clínica de Psicologia Uni-FACEF

  • Av. Sete de Setembro, 455 – Ao lado do Teatro Municipal
  • Horário de atendimento: das 8h às 12h00 e das 13h às 19h00 (horários sujeitos a alteração)
  • (16) 3713-4611