Estudantes da Psicologia Uni-FACEF promovem Arraiá da Saúde, em UBS do Ângela Rosa

Desligado

Estudantes estão no 2º ano do curso e atuam como estagiários na UBS

Na tarde de quinta-feira (30), os estudantes do curso de Psicologia Uni-FACEF, que atuam na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Ângela Rosa (Franca/SP), realizaram o “ARRAIÁ DA SAÚDE”, na própria UBS.

A atividade faz parte do Estágio em Saúde, do qual participam estagiários do 3º semestre de Psicologia. A supervisão é feita pela Profa. Dra. Maria de Fátima Aveiro Colares, que é, também, a chefe do Departamento de Psicologia, do Uni-FACEF.

Segundo a professora, o estágio tem como objetivo principal inserir os estudantes de Psicologia no SUS, iniciando sua prática em atenção primária à saúde, que é a porta de entrada da comunidade neste Sistema.

Os estagiários, ao longo desse semestre, conheceram toda a rotina de uma UBS. Eles abordaram pacientes, ouviram suas histórias de alegrias e sofrimentos, o que possibilitou, aos estudantes, desenvolver as habilidades e competências necessárias para uma escuta sensível e humanizada dos diversos processos de adoecimento.

Pacientes da UBS no Arraiá

O “ARRAIÁ DA SAÚDE” finalizou a atividade do estágio dos estudantes, promovendo uma aproximação da comunidade do Ângela Rosa à sua UBS, em uma tarde marcada pela descontração com músicas e comidas típicas, estimulando, ao mesmo tempo, a participação dos pacientes através de orientações sobre a Saúde. A festa contou, também, com o apoio da equipe da UBS, que atende a comunidade com profissionalismo e humanização.

O tema do Arraiá foi: “Saúde também se constitui de alegrias e bons momentos dentro de uma Unidade Básica de Saúde”.

O Uni-FACEF parabeniza os estudantes e todas as pessoas envolvidas direta, ou indiretamente, na realização do “Arraiá da Saúde”. Certamente a festa trouxe alegria e amenizou os desafios enfrentados por cada um ali presente.