Uni-FACEF é aceito como membro de organização internacional de universidades de língua portuguesa

Nove países participam da organização, que com conta mais de 130 instituições

Mais uma conquista internacional do Uni-FACEF, que agora passa a fazer parte da AULP – Associação de Universidades de Língua Portuguesa, que congrega mais de 130 instituições de ensino superior.

Nesta semana, o Uni-FACEF foi contemplado com a carta de filiação à AULP, enviada pela Secretária-Geral daquela entidade, a Profa. Dra. Cristina Montalvão Sarmento.

A AULP

A AULP “é uma organização não governamental, que promove a cooperação e troca de informação entre universidades de países e regiões onde o Português é a língua oficial”, conforme site da entidade.

A AULP foi criada em Cabo Verde, em 1986. Desde então, a organização reúne seus membros anualmente, sempre em um dos diferentes locais de sua atuação, com o objetivo de estreitar relacionamentos e promover as ações colaborativas.

Além do Brasil, fazem parte da AULP, universidades de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A dispersão geográfica dos membros tem sido um aspecto positivo, ao colocar em contato dão diversas latitudes. Isso enrique o debate científico e fortalece as relações entre os membros da AULP.

A AULP atua em quatro frentes:

  • Prêmio Fernão Mendes Pinto: para a melhor dissertação (Mestrado) ou tese (Doutorado) que aproxime as comunidades de língua portuguesa;
  • PIAPEE) Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente: visa estruturar, fortalecer e internacionalizar programas de graduação, pós-graduação, e pesquisa das universidades-membro;
  • Publicações: Revista Internacional em Língua Portuguesa; publicações comemorativas etc; e
  • Programa de Mobilidade AULP: para estudantes da graduação e de programas de Mestrado, para cursar 1 semestre em uma das universidades-membro da AULP. Este programa oferece apoio em alojamento, alimentação e isenção de determinadas taxas, conforme o caso.

Uni-FACEF, o mais novo membro da AULP

Veja, abaixo, texto da carta de filiação enviada pela AULP à Reitoria do Uni-FACEF, no dia 1 de agosto, assinada pela Secretária-Geral da AULP, a Dra. Cristina Montalvão Sarmento, que é, também, a fundadora e Diretora do Observatório Político, Professora no ISCSP (Universidade de Lisboa), e investigadora convidada do Laboratório de Redes de Poder e Relações Culturais da UERJ:

É com a maior satisfação que informo Vª. Exa. que a Assembleia-Geral da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, reunida a 14 de julho de 2022, em Coimbra, Portugal no XXXI Encontro da AULP, deliberou a aceitação da filiação da instituição a que V. Exa. preside, Centro Universitário Municipal de Franca Uni-FACEF, nesta Associação, face ao cumprimento dos requisitos estatutários de adesão como Membro Titular de pleno direito, conforme previsto no Capítulo II, Art.º. 4º dos Estatutos.
Esta associação internacional de universidades, envolvendo os oito Países de Língua Portuguesa e a Região Administrativa Especial de Macau, irá mantê-lo informado sobre as atividades na expetativa de uma participação ativa da Vossa Instituição, que seguramente será muito útil para todos nós
“.

Participar de organismos dessa natureza traz muitos benefícios ao Uni-FACEF e à sua comunidade acadêmica, entre os quais pode-se destacar: a promoção da produção de conhecimento e da inovação; o fomento da produção científica; melhor formação acadêmica.

keto acv gummies the ultimate review and results revealed keto acv does it really work anele mdoda keto gummies south africa limited stockjuzfit acv keto gummies order now shark tank acv keto gummies scam explained 2024 watch out shark tank keto gummies alternate day fasting for beginners to lose weight fast 2023 le keto acv gummies let keto acv gummies review truth let keto gummies let keto montezumas secret male enhancement pills will insurance pay for male enhancement supreme keto acv gummies canada penis health products natural male enhancement with proof extenze review does extenze male enhancement actually work my results nano slim x keto gummies reviews weight loss supplements side effects price where to buy vigor male xlp best male enhancement pills usa official website male enhancement medical man cave 2