A excelência marca palestras e trabalhos do 12º Congresso IFBAE, realizado no UniFACEF

A edição 2023 do Congresso do IFBAE-Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas reuniu pesquisadores brasileiros e estrangeiros, em Franca (SP)

Realizado bienalmente, alternando-se entre Brasil e França, o Congresso do IFBAE, neste ano, foi realizado no UniFACEF, em Franca (SP), nos dias 18 e 19 de maio de 2023. O tema dessa edição foi “Oportunidades e desafios em um mundo em permanente transição” e, mais uma vez, o IFBAE incentivou a produção e a apresentação de trabalhos teóricos e empíricos nos diferentes domínios da Administração, Economia, Comunicação, Sociologia, Internacionalização e demais disciplinas relacionadas.

A realização do evento teve o apoio da Reitoria do UniFACEF e esteve sob a coordenação da Profa. Dra. Melissa Franchini Cavalcanti Bandos, presidente da Comissão Organizadora, e Pró-Reitora de Extensão do UniFACEF.

Com a presença de professores e pesquisadores das diversas áreas contempladas no eixo temático do 12º Congresso IFBAE, o evento contou com a presença da presidente do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas, a Profa. Dra. Laura Sabbado da Rosa, radicada na França, onde atua na Université de Rennes, localizada em Rennes, na região da Bretanha.

Programação – primeiro dia do 12º Congresso IFBAE

No manhã do primeiro dia, reunidos no Auditório Profa. Dra. Edna Maria Campanhol, os congressistas receberam dois professores franceses: o Professor Jean-François Chanlat e a Professora Nadège Mézié.

Prof. PhD. Jean-François Chanlat, na palestra de abertura do 12º Congresso IFBAE, que aconteceu no UniFACEF.

Na palestra de abertura do 12º Congresso IFBAE, os participantes ouviram o Prof. PhD. Jean-François Chanlat, professor emérito da Universidade Paris Dauphine, e especialista em antropologia das organizações e história do pensamento, nas teorias das organizações. O Professor Chanlat, reconhecido internacionalmente em Antropologia das Organizações e Gestão Intercultural, apresentou a palestra “Repensar as Organizações e a Sociedade a partir da Ética”. Indo ao encontro do tema do 12º Congresso IFBAE, (Oportunidades e desafios em um mundo em permanente transição), o Professor Chanlat abordou a ética e os desafios que sua prática enfrenta em um mundo em que, muitas vezes, os indivíduos priorizam seus interesses em detrimento dos demais e das organizações em que vivem, promovendo, nas pessoas, descrença, desesperança e desencanto. O palestrante alertou para o papel das organizações para que atendam aos interesses dos indivíduos, nesse ambiente de inquietação gerada pelos desafios econômicos, por meio de uma “nova ética” nas relações humanas nas organizações, em que a ética individual pode ser pensada em acordo com a ética coletiva.

Após a participação do Professor Chanlat, a Profa. Dra. Nadège Mézié apresentou a palestra “A diplomacia científica em um mundo em transição”. A Professora Nadège Mézié é doutora em Antropolgia e foi professora na faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Paris Descartes, além de ter sido professora visitante em universidades brasileiras. Atualmente, a Professora Mézié é adida para Ciência e Tecnologia, no Consulado Geral da França, em São Paulo (SP). Em sua palestra, a Professora Nadège Mézié apresentou a diplomacia científica e sua importância na aproximação entre ciência, países e seus povos. A Professora Mézié trouxe, à compreensão de todos, as modalidades da diplomacia científica e sua importância no fortalecimento da própria produção acadêmico-científica e, a partir daí, o fortalecimento da própria capacidade de inovação das organizações.

 A Profa. Dra. Nadège Mézié apresenta a palestra “A diplomacia científica em um mundo em transição”, no primeiro dia do 12º Congresso IFBAE.

Programação – segundo dia do 12º Congresso IFBAE

Na tarde da sexta-feira (19), aconteceram mais dois eventos do circuito de palestras: a palestra com o Prof. Dr. Fernando Carvalho de Almeida e um painel para debater o empreendedorismo feminino, com a presença da empresária Luiza Helena Trajano.

Professor Fernando Carvalho de Almeida, na tarde do último dia do 12º Congresso IFBAE, no UniFACEF.

O Professor Fernando de Almeida, livre docente pela FEA/USP e que desenvolve pesquisas nas áreas das Inteligências Competitiva e Estratégica, apresentou a palestra “IFBAE em perspectiva”.

Após a fala do Professor Fernando de Almeida, os congressistas assistiram ao Painel “Perspectivas que se cruzam: o empreendedorismo feminino no Brasil e na França”, com a participação da empresária Luiza Helena Trajano; da presidente do IFBAE, Profa. Dra. Laura Sabbado da Rosa; e do Diretor Executivo da Holding do Grupo Luiza e docente do UniFACEF, Prof. Me. Carlos Renato Donzelli. A empresária destacou a importância de uma maior participação das mulheres nos postos de trabalho e, principalmente, em posições de decisão.

Da esq. p/a dir.: A empresária Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; a Profa. Dra. Laura Sabbado da Rosa, Presidente do IFBAE; e o Prof. Me. Carlos Renato Donzelli, Diretor da Holding do Grupo Luiza e docente do UniFACEF. O painel marcou o encerramento do 12º Congresso IFBAE, no UniFACEF.

Apresentação de trabalhos no UniFACEF

Na tarde do dia 18 de maio de 2023 e na manhã do dia seguinte, aconteceram as apresentações dos trabalhos aprovados no Congresso. As informações sobre todos os trabalhos e seus respectivos Resumos podem ser acessados aqui.

Congresso IFBAE – compartilhamento de conhecimento entre pesquisadores, empresários e estudantes, no UniFACEF

A presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Profa. Dra. Melissa Franchini Cavalcanti Bandos, falou sobre receber esse evento, pela terceira vez, no UniFACEF: “Sediar o 12o. Congresso IFBAE foi motivo de muito orgulho para o Uni-FACEF, e gratificante para mim como docente, pois além de trazermos um evento internacional desta magnitude para a cidade de Franca, oportunizando o compartilhamento de conhecimento entre pesquisadores, empresários e estudantes, comemoramos, também, os 20 anos da primeira vez que sediamos o Congresso do IFBAE no Uni-FACEF, marcando o início de nossa internacionalização“.

Cumprimentos da Reitoria UniFACEF

O Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, Reitor do UniFACEF, parabenizou todos os envolvidos na organização do 12º Congresso IFBAE, na pessoa da Professora Melissa F. C. Bandos. Agradeceu e parabenizou os palestrantes, pelo compartilhamento de conhecimento e pela promoção do debate crítico e reflexivo que proporcionaram a todos os ouvintes. Parabenizou, também, todos os pesquisadores que tiveram seus trabalhos, das mais diversas áreas do eixo temático do evento, aprovados no Congresso, e, assim, contribuíram para a produção de conhecimento. A Professora Laura Sabbado da Rosa, presidente do IFBAE, destacou o alto nível do Congresso e convidou a todos para se programarem para o 13º Congresso IFBAE, que será realizado na França, em 2025.

kelly clarkson and ozempic dr oz perspective on losing weight shark tank keto gummies alert keto gummies reviews kelly clarkson keto gummies weight loss exposing apple cider gummies kelly clarkson s truth slim labs acv keto gummies be careful does slim labs acv keto gummies work watch this review success strategies kelly clarkson roadmap to effective weight loss in 2024 2024 keto gummies beware keto gummies shark tank new keto gummies review keto gummies 2024 warning keto gummies shark tank show reviews walmart exploring kelly clarkson weight loss diet dr oz discusses ozempic or keto gummies kelly clarkson and ozempic dr oz perspective on losing weight kelly clarkson weight loss secret diet exclusive before and after photos keto gummies for weight loss shark tank simpli acv keto dr oz rapid weight loss plan warning dr oz weight loss dr oz weight loss pills keto acv gummies shocking truth keto gummies shark tank keto acv gummies keto crave reviews dr oz on ozempic evaluating kelly clarkson weight loss summer keto acv gummies reviews new alert does summer keto acv gummies work be careful