Medicina UniFACEF atua em mais uma ação de simulação de pré-atendimento em IMV-Incidente com Múltiplas Vítimas

Desligado

Com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, SAMU, entre outros, o curso de Medicina UniFACEF participou do treinamento START-Simple Triage And Rapid Treatment.

O Departamento de Medicina, do UniFACEF, participou, na tarde de quarta-feira (08), do START-Simple Triage And Rapid Treatment, (Triagem Simples e Tratamento Rápido), um importante exercício simulado em IMV-Incidente com Múltiplas Vítimas. O treinamento teve o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da Defesa Civil, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entre outros. Os estudantes da Medicina UniFACEF, sob a supervisão dos docentes do curso, tiveram a possibilidade de treinar práticas de triagem e rápido atendimento de vítimas.

Prática vem sendo adotada desde 2018, no UniFACEF

Esse exercício é realizado desde 2018 e, neste ano, aconteceu no Distrito Industrial I, de Franca (SP), e a ação se desenrolou a partir da simulação de um acidente por vazamento de gás cloro, em uma empresa química, a Atonal, que se dispôs a participar da ação, com seus funcionários e sua Brigada de Incêndio. Em 2022, esse exercício foi realizado no Ginásio Poliesportivo Pedro Morilla Fuentes, também em Franca e, na ocasião, foi simulada uma explosão.

Medicina UniFACEF em ação

O exercício de simulação envolveu, inicialmente, o trabalho da Brigada de Incêndio da Atonal (evacuação dos funcionários da empresa). Em seguida, o Corpo de Bombeiros chegou ao local (motocicletas, caminhões e unidades de resgate). Por fim, as ambulâncias do SAMU chegaram para o apoio. Os estudantes da Medicina UniFACEF faziam o atendimento das vítimas, que passavam, inicialmente, por uma triagem conforme condições de saúde e estado de gravidade.

A Profa. Dra. Kelly Jaqueline Barbosa é uma das responsáveis pela organização do evento desde sua implantação. Para ela, o START é um “sistema simples e altamente eficiente para socorristas dos níveis Básico a Avançado, e isso permite a realização de triagens de vítimas em menos de um minuto por vítima”. A Professora Kelly Barbosa destacou, ainda, a importância desse método por permitir a rápida identificação de vítimas críticas, seu pronto atendimento, e a prioridade de transporte dos feridos.

O Reitor do UniFACEF, Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, agradece ao Departamento de Medicina, chefiado pelo Prof. Dr. Frederico Alonso Sabino de Freitas, ao Corpo de Bombeiros, à Polícia Militar, à Guarda Municipal, à Defesa Civil, ao SAMU; à Atonal Indústria Química e à sua Brigada de Incêndio, entre outros, todos importantes parcerias, sem as quais esse evento não seria possível. E destacou: “Ações como essa são importantíssimas e altamente necessárias para que, por meio do treinamento, o conhecimento se consolide mais ainda, e, nesse caso, de forma prática. Isso contribui para a formação de nossos futuros médicos e para a comunidade em geral, que passa a contar com serviços de alta qualidade, cada vez mais“.

A imprensa local cobriu a ação. Veja, abaixo, matéria veiculada no portal Hertz Notícias.

Ação do UniFACEF repercute na mídia.