Medicina UniFACEF atua em mais uma ação de simulação de pré-atendimento em IMV-Incidente com Múltiplas Vítimas

Desligado

Com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, SAMU, entre outros, o curso de Medicina UniFACEF participou do treinamento START-Simple Triage And Rapid Treatment.

O Departamento de Medicina, do UniFACEF, participou, na tarde de quarta-feira (08), do START-Simple Triage And Rapid Treatment, (Triagem Simples e Tratamento Rápido), um importante exercício simulado em IMV-Incidente com Múltiplas Vítimas. O treinamento teve o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da Defesa Civil, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entre outros. Os estudantes da Medicina UniFACEF, sob a supervisão dos docentes do curso, tiveram a possibilidade de treinar práticas de triagem e rápido atendimento de vítimas.

Prática vem sendo adotada desde 2018, no UniFACEF

Esse exercício é realizado desde 2018 e, neste ano, aconteceu no Distrito Industrial I, de Franca (SP), e a ação se desenrolou a partir da simulação de um acidente por vazamento de gás cloro, em uma empresa química, a Atonal, que se dispôs a participar da ação, com seus funcionários e sua Brigada de Incêndio. Em 2022, esse exercício foi realizado no Ginásio Poliesportivo Pedro Morilla Fuentes, também em Franca e, na ocasião, foi simulada uma explosão.

Medicina UniFACEF em ação

O exercício de simulação envolveu, inicialmente, o trabalho da Brigada de Incêndio da Atonal (evacuação dos funcionários da empresa). Em seguida, o Corpo de Bombeiros chegou ao local (motocicletas, caminhões e unidades de resgate). Por fim, as ambulâncias do SAMU chegaram para o apoio. Os estudantes da Medicina UniFACEF faziam o atendimento das vítimas, que passavam, inicialmente, por uma triagem conforme condições de saúde e estado de gravidade.

A Profa. Dra. Kelly Jaqueline Barbosa é uma das responsáveis pela organização do evento desde sua implantação. Para ela, o START é um “sistema simples e altamente eficiente para socorristas dos níveis Básico a Avançado, e isso permite a realização de triagens de vítimas em menos de um minuto por vítima”. A Professora Kelly Barbosa destacou, ainda, a importância desse método por permitir a rápida identificação de vítimas críticas, seu pronto atendimento, e a prioridade de transporte dos feridos.

O Reitor do UniFACEF, Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, agradece ao Departamento de Medicina, chefiado pelo Prof. Dr. Frederico Alonso Sabino de Freitas, ao Corpo de Bombeiros, à Polícia Militar, à Guarda Municipal, à Defesa Civil, ao SAMU; à Atonal Indústria Química e à sua Brigada de Incêndio, entre outros, todos importantes parcerias, sem as quais esse evento não seria possível. E destacou: “Ações como essa são importantíssimas e altamente necessárias para que, por meio do treinamento, o conhecimento se consolide mais ainda, e, nesse caso, de forma prática. Isso contribui para a formação de nossos futuros médicos e para a comunidade em geral, que passa a contar com serviços de alta qualidade, cada vez mais“.

A imprensa local cobriu a ação. Veja, abaixo, matéria veiculada no portal Hertz Notícias.

Ação do UniFACEF repercute na mídia.

kelly clarkson ozempic diet what dr oz says about her weight loss the truth about acv keto gummies do they really help you lose weight keto acv gummies reviews scam or not watch this keto gummies acv keto gummies to lose weight work biopure keto gummies reviews does biopure keto gummies work biopure acv keto gummies kelly clarkson weight loss keto gummies dr oz overview of side effect resolutions shark tank keto acv gummies scam reviews and customer support real and honest new keto acv gummies reviews alert 2024 does keto acv gummies work be careful ketosis acv gummies reviews be careful does ketosis acv gummies work ketosis acv keto gummies