Estudantes do UniFACEF participam de palestra sobre soft skills
A reflexão e as práticas voltadas para o desenvolvimento das soft skills contribuem para indivíduos e organizações, pois ajudam a promover o crescimento pessoal e profissional
Na noite de segunda-feira (11), o UniFACEF promoveu a palestra “O desenvolvimento das soft skills como diferencial competitivo”, ministrada pelas psicólogas Profa. Ma. Vânia Lemos Zamboni, Ana Caroline Freitas Silva e Maria Júlia Marques Borges, ex-alunas da Psicologia UniFACEF, graduadas em dezembro de 2023. Veja, abaixo, os mini currículos das palestrantes:
- Profa. Ma. Vânia Lemos Zamboni
- Mestrado em Administração (UniFACEF). Graduação em Psicologia (Universidade Estadual de Londrina) . Professora titular do UniFACEF. Consultora em Gestão de Pessoas.
- Ana Caroline Freitas Silva
- Graduação em Psicologia (UniFACEF). Pós-graduanda em MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis (FEA/USP-RP). Consultora de Recrutamento e Seleção.
- Maria Júlia Marques Borges
- Graduação em Psicologia (UniFACEF). Pós-graduanda em Especialização em Estratégia (Miami Ad School); e em Branding (IE Business School de Madrid). Estrategista de marcas corporativas e pessoais na agência O Cérebro (São Paulo-SP).
As soft skills, termo cunhado pelo exército americano no início da década de 1970, se refere às competências pessoais, isto é, habilidades não relacionadas às competências técnicas relativas às competências comportamentais e emocionais.
Idealizado pela Profa. Ma. Fúlvia Nassif Jorge Facury, chefe do Departamento de Publicidade e Propaganda, o evento foi realizado no Auditório Profa. Dra. Edna Maria Campanhol, com transmissão simultânea para o Espaço Cultural Walter Anawate, ambos na Unidade II, do UniFACEF. Participaram os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda.
Falar de soft skills é importante porque abrange competências que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional como: empatia, comunicação, criatividade, colaboratividade, melhoria no ambiente de trabalho, capacidade de adaptação às mudanças, lidar com hierarquias, solução de problemas, negociação, flexibilidade, avanço na carreira profissional, exercício da liderança, capacidade de resiliência, entre outras competências.
A reflexão e as práticas voltadas para o desenvolvimento das soft skills contribuem para indivíduos e organizações, pois ajudam a promover o crescimento pessoal e profissional, ao mesmo tempo em que auxiliam para um ambiente de trabalho mais humanizado.
- Professora Vânia Zamboni, na palestra “O desenvolvimento das soft skills como diferencial competitivo”.
- A ex-aluna da Psicologia UniFACEF, Maria Júlia Marques Borges, falando para estudantes da Instituição sobre a importância do desenvolvimento das competências pessoais.
- Ana Caroline Freitas Silva, ex-aluna da Psicologia UniFACEF, falando sobre soft skills.
- Da esq. p/ a dir.: Professora Fúlvia Facury, a psicóloga Maria Júlia Marques Borges, Professora Vânia Zamboni, Professora Sheila Oliveira e a psicóloga Ana Caroline Freitas Silva.
- Professora Vânia Zamboni recebe certificado pela palestra.
- Da esq. p/ a dir.: Professor Orivaldo Donzeli (Ciências Contábeis), Professora Fúlvia Facury (Publicidade e Propaganda) e Professor Cyro Durigan (Administração).