Psicologia UniFACEF e CRAM – uma importante parceria
Estudantes da Psicologia UniFACEF participam de importante ação junto às mulheres atendidas pelo CRAM. Ação deve continuar
Franca (SP) – julho/2024 – O UniFACEF e o CRAM-Centro de Referência de Atendimento à Mulher estabeleceram uma importante parceria. O CRAM é um espaço de apoio gratuito e sigiloso para mulheres que buscam a prevenção e o enfrentamento das situações de violência de gênero doméstica e familiar, segundo a Profa. Dra. Maria Cherubina de Lima Alves, docente e Coordenadora de Estágios, do Departamento de Psicologia, do UniFACEF.
Na primeira quinzena de junho, Dora Bittar e Eliane Sanches Querino, representantes do Grupo Mulheres do Brasil – que cuida do CRAM -, entraram em contato com o UniFACEF para ampliar esta parceria. Em reunião, no UniFACEF, a Profa. Dra. Maria de Fátima Aveiro Colares (Chefe do Departamento de Psicologia), a Profa. Dra. Maria Cherubina Alves e a Profa. Dra. Melissa Franchini Cavalcanti Bandos (Pró-Reitora de Extensão) receberam as duas representantes do CRAM para tratar da ação de atendimento à demanda psicológica das usuárias do CRAM, mulheres que já foram vítimas de violência.
Na ocasião, ficou acertada uma parceria, na qual estudantes de Psicologia participariam de um mutirão de Triagem Psicológica. Essa ação nasceu com o objetivo de identificar as demandas dessas mulheres; avaliar o nível de urgência de cada situação; avaliar a necessidade de cada mulher para participação em grupos socioeducativos e de atendimentos psicológicos individuais.
A ação foi organizada e realizada no início de julho. Esse mutirão de triagem foi coordenado pela Professora Maria Cherubina Alves e pela psicóloga Bárbara Ellen Gomes Pereira, que também é coordenadora do CRAM. Essa organização contou, ainda, com o auxílio das Professoras Maria de Fátima Colares e Valéria Beghelli Ferreira (UniFACEF), além da psicóloga Bruna Sousa (CRAM).
As estudantes da Psicologia UniFACEF que se voluntariaram para a ação foram: Ana Luísa Tavares Amorim, Beatriz de Paula Machado, Flávia Cristina de Oliveira, Helena Lamberti Trancho, Heloísa Santos Couto, Laís do Nascimento Martins, Mariana Rocha Siqueira, Maria Rita Garcia Borges e Stephany Matias de Oliveira Crisóstono, que passaram por um treinamento, antes da ação.
Na ação, as mulheres atendidas pelo CRAM que aceitaram passar pelas Triagens foram atendidas pelas estudantes, que estiveram acompanhadas pela Professora Maria Cherubina Alves. A psicóloga do CRAM, Bruna Sousa, também participou do apoio às estudantes. O atendimento, que durou das 10h às 17h, teve a participação de todas as estudantes, que atuaram por meio de rodízio.
Os relatórios das Triagens serão discutidos conjuntamente com as estudantes participantes, as psicólogas do CRAM e a Professora Maria Cherubina Alves, para posterior encaminhamento, conforme avaliação, para os serviços disponibilizados.
“Serão disponibilizadas algumas vagas para novos atendimentos psicológicos, de agosto a novembro deste ano. Serão cerca de 8 vagas para as participantes das Triagens, além de vagas para os grupos psicoeducativos. Pretendemos continuar com essa parceria, avaliando as metodologias de trabalho e os resultados dos serviços“, comentou a Professora Maria Cherubina de Lima Alves.
Informações sobre o CRAM
- Rua Voluntários da Franca, 2557 – São José – 14403-424 – Franca (SP)
- 16 3720-8446
- Atendimento: das 8h às 16h00