UniFACEF mais uma vez na Missão Univida: impactando comunidades e construindo futuros
Estudantes dos cursos da área da Saúde, do UniFACEF, participam de ação humanitária no Centro-Oeste do Brasil
Franca (SP) – julho/2024 – Em um cenário marcado de desigualdades sociais, o UniFACEF se destaca como agente transformador de várias formas. Uma delas é a promoção da cidadania ativa e da responsabilidade social, por meio do apoio à participação de seus estudantes na Missão Univida. Essa iniciativa representa uma imersão profunda na realidade de comunidades em situação de vulnerabilidade, proporcionando, aos participantes, uma experiência enriquecedora e um aprendizado que vai além da sala de aula.
Estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia, do UniFACEF, estão em Dourados (MS), participando da Missão Univida 2024. Eles saíram de Franca (SP), na tarde de sexta-feira, dia 12. A Missão Univida foi criada em 2012, pelo Padre Eduardo Lima, Diocese de Jales (SP), “para que estudantes universitários participem e, dentro de suas formações, prestem serviço aos menos favorecidos, que estejam em risco social, transforma, dessa maneira, a vida de populações em vulnerabilidade social na Reserva Indígena de Dourados, no MS, e Amazônia”, conforme página da entidade.
UniFACEF e a missão humanitária: uma jornada de aprendizado e crescimento
O grupo de estudantes do UniFACEF que participa da Missão Univida substituiu suas férias por trabalho na missão humanitária, e estão prestando atendimento, dentro das possibilidades de suas formações profissionais no UniFACEF, às comunidades de Dourados e região. O UniFACEF apoia essa iniciativa porque entende que a participação na Missão Univida proporciona vários benefícios como:
- oportunidade de aprendizado e de preparo para o futuro profissional;
- enriquecimento das experiências pessoais e profissionais;
- melhoria de competências como, por exemplo, o trabalho em equipe, o exercício de liderar e ser liderado;
- desenvolvimento de inúmeras competências, habilidades e aptidões, entre outros benefícios.
O Reitor do UniFACEF, Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, comentou que “O UniFACEF acredita que a sociedade, para ser transformada, necessita de instituições e pessoas que realmente abracem a sociedade e deem o seu melhor – como pessoas e profissionais -, e assim possam, então, estimular outras instituições e pessoas que, inspiradas por isso, abraçarão a sociedade também, formando uma grande rede de transformação humana, social, econômica, cultural, entre outras possibilidade de avanço”.