UniFACEF fortalece laços com universidades colombianas em missão internacional da ABRUEM
A participação do UniFACEF na Missão ABRUEM reflete o compromisso da Instituição em oferecer uma formação de excelência e em preparar os futuros profissionais para um mundo cada vez mais interconectado.
Franca, novembro de 2024 – A internacionalização no ensino superior é um caminho estratégico para a formação de profissionais conectados ao mundo globalizado e comprometidos com desafios globais. Nesse contexto, o UniFACEF reafirma sua posição de destaque ao participar ativamente da Missão ABRUEM (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), um programa que promove a troca de experiências entre instituições brasileiras e estrangeiras. Desde 2006, a Missão ABRUEM já percorreu diversos países, entre eles África do Sul, Alemanha, Austrália, Coréia do Sul, Inglaterra, Itália, México, Portugal, e, neste ano, a Colômbia.
Neste ano, o UniFACEF está representado pela Profa. Dra. Melissa Franchini Bandos, pró-reitora de Extensão e coordenadora do DRI-Departamento de Relações Internacionais UniFACEF, e pelo Prof. Dr. Rogério Dutra Bandos. Essa participação é fundamental para o fomento de parcerias acadêmicas, programas de mobilidade estudantil e para a troca de boas práticas no ensino superior, entre outros benefícios e vantagens.
UniFACEF na Missão ABRUEM: uma experiência transformadora
O grupo da ABRUEM, que visita a Colômbia, tem uma vasta programação a cumprir, entre visitas às universidades daquele país, cursos e reuniões para fomento de parcerias. A viagem deste ano incluiu a visita à Embaixada do Brasil e, no dia 15 (sexta-feira), a visita à Universidad Nacional de Colombia, localizada em Bogotá, capital colombiana. Principal universidade colombiana, a Universidad Nacional de Colombia foi fundada em 1867 e possui campi em diversas regiões do país. Segundo site da EduRank, “a universidade é reconhecida por sua intensa atividade de pesquisa, com mais de 65.000 publicações e cerca de 378.000 citações, abrangendo áreas como Ciências Sociais, Biologia e Ciências Ambientais“.
No mesmo dia, o grupo participou de atividades enriquecedoras, como a reunião sobre o Projeto Diagnóstico ODS nas IES Latino-Americanas e um curso de Liderança Universitária, ambos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Nesta segunda-feira (18), o grupo visitou a Universidad de Cartagena, fundada em 1827 e localizada em Cartagena das Índias. Essa universidade tem grande destaque no avanço da educação, pesquisa e inovação e ocupa o antigo Claustro de San Agustín, um edifício histórico que remonta ao período colonial, preservando a arquitetura e a história da região. Cartagena das Índias é conhecida como a “Cidade Amuralhada”, Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido à sua preservação e importância histórica.
A troca de conhecimentos com universidades estrangeiras contribui para a inserção do UniFACEF em um contexto internacional que promove não apenas a qualificação de seus docentes e gestores, mas também cria oportunidades valiosas para seus estudantes. “Essas parcerias são a chave para construir uma formação acadêmica robusta e conectada aos desafios globais“, afirmou a professora Melissa F. C. Bandos, destacando a relevância da Missão ABRUEM.
Internacionalização como pilar de crescimento para o UniFACEF
Ao longo dos anos, a participação do UniFACEF na Missão ABRUEM tem sido um diferencial estratégico. A colaboração com universidades renomadas, em diferentes partes do mundo, fortalece a formação acadêmica e incentiva a pesquisa conjunta, criando um ambiente de aprendizado que transcende fronteiras. Estudantes e professores se beneficiam de programas de mobilidade internacional e, consequentemente, da troca cultural e de projetos conjuntos em áreas como inovação, tecnologia e sustentabilidade.
Valorização do Ensino Superior Municipal
A presença do UniFACEF no cenário internacional também evidencia o potencial das universidades municipais no Brasil, que se destacam por suas ações de impacto local, regional e global. A integração com a ABRUEM fortalece essas instituições, permitindo que compartilhem experiências e tragam novas perspectivas para o ensino superior brasileiro.
Dessa forma, a participação do UniFACEF na Missão ABRUEM reflete o compromisso da Instituição em oferecer uma formação de excelência e em preparar os futuros profissionais para um mundo cada vez mais interconectado. As visitas às universidades colombianas são mais um capítulo dessa história, que mostra como a colaboração internacional é um importante caminho para a transformação humana e social, por meio da educação.
- Professora Melissa F.C. Bandos com o Diretor Nacional de Programas Curriculares de Graduação, Professor John William Sandino del Busto.
- Pró-reitora Acadêmica, da Universidad Nacional de Colombia.
- Reunião sobre o Projeto Diagnóstico ODS nas IES Latino-Americanas.
- Professor William Malkún Castillejo, reitor da Universidad de Cartagena.
- Entrega da memória da visita da ABRUEM para o reitor da Universidad de Cartagena, Professor William Malkún Castillejo, entregue por representantes do grupo brasileiro.
- Professora Melissa F.C. Bandos assiste apresentação.