Mestranda do UniFACEF visita Fundação Dorina Nowill, para pesquisa sobre tecnologia assistiva

Visita proporcionou importantes reflexões sobre a efetividade das políticas públicas de inclusão no Brasil e contribuiu para o aprofundamento do debate acadêmico sobre o papel das Tecnologias Assistivas na educação e no desenvolvimento regional.

Franca (SP), 05 de maio de 2025 – No início da segunda quinzena do mês de abril (16), a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), do UniFACEF, Valéria Cristina de Jesus Lopes Gomes, fez uma visita técnica à Fundação Dorina Nowill Para Cegos, em São Paulo (SP), como parte das atividades de seu projeto de dissertação intitulado “Tecnologia Assistiva: Ferramenta de Inclusão para Pessoas com Deficiência Visual, um Currículo Possível?”. Valéria Gomes é orientanda do Prof. Dr. Daniel Facciolo Pires, do corpo docente da Pós-Graduação UniFACEF e Chefe de Departamento de Computação, que atende os cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação.

A Fundação

Fundada em 1946, a Fundação Dorina Nowill Para Cegos é uma organização sem fins lucrativos, referência nacional na promoção da inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos ou com baixa visão. Entre seus serviços gratuitos, destacam-se programas de habilitação, reabilitação, inclusão educacional e profissional, além de possuir um dos maiores parques gráficos Braille, da América Latina.

A visita

Durante a visita, a mestranda foi recebida por Vinícius Ramos de Souza, responsável pelo Centro de Memória e pelo Serviço de Educação e Cultura da Fundação. Na ocasião, Valéria Gomes teve a oportunidade de conhecer a história da Instituição e de sua fundadora, Dorina Nowill, visitando espaços como a reconstituição da sala de Dona Dorina, o Centro de Memória e a Gráfica Braille.

A experiência permitiu, à visitante, conhecer de perto os projetos da Fundação voltados à produção de materiais acessíveis em Braille, áudio, fonte ampliada e formatos digitais, reforçando o compromisso da entidade em capacitar empresas e a própria sociedade para práticas mais inclusivas. Também foi possível conhecer os programas de formação e capacitação, oferecidos pela Fundação e que já beneficiaram mais de 38 mil pessoas.

A visita proporcionou, à mestranda, importantes reflexões sobre a efetividade das políticas públicas de inclusão no Brasil, em especial sobre a implementação da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), e contribuiu para o aprofundamento do debate acadêmico sobre o papel das Tecnologias Assistivas na educação e no desenvolvimento regional.

Segundo Valéria Gomes, a experiência foi enriquecedora e inspiradora, ampliando hipóteses para a pesquisa e reforçando a importância da acessibilidade tecnológica como ferramenta de cidadania e equidade para pessoas com deficiência visual.

Agradecimentos do UniFACEF

O UniFACEF agradece à Fundação Dorina Nowill Para Cegos pela receptividade e parabeniza a Instituição, pela relevante contribuição social em prol da inclusão e da autonomia das pessoas cegas e com baixa visão.

Para saber mais sobre o trabalho da Fundação Dorina Nowill, acesse https://fundacaodorina.org.br/

Contatos Pós-Gradução – Mestrado

JASMINE PASTA HERBS 255G LKK SOY SAUCE 1.9 LTR Van Toen Aleppo zeep 20% vloeibaar bio 500 Milliliter Pantalón Double Scoop Dreamscape de ICECREAM Banana Split Cuttlebone & Calcium Perch ~Medium Glas Basix Fizzy Lemonade 60ml Pod Juice Strawberry Ice Cream Salt 30ml Bracelet "Mini Beads" Grenat Dry Lemongrass Natural Non toxic Stainless Steel Appliance Cleaning Spray Fashion Bassoon Reed Case Burgundy Pattern Korg Tuner/Metronome TM 60 Black Marius Fabre Zeep sandelhout olijfolie 100 Gram Women's Perfume L'interdit Givenchy EDP (EDP) Nordic Sand Serviettenringe 6-er Set House of CB Allegra Top Top Shine Cherub 6k Disposable 5% Badnaam Chutney Laxmi Poppy Seeds 200g Ragi Puttu Powder 면용기 SM-195 파이 대 400개 용기 뚜껑 SET Founders Classical Academy- Frisco