XIX Fórum de Estudos Multidisciplinares UniFACEF – Veja como foi o 2º dia

Desligado

Programação da terça-feira, 20 de maio, incluiu palestras, mesas-redondas e oficinas voltadas para diversas áreas do conhecimento

Franca (SP), 22 de maio de 2025 – Seguindo para mais um dia do XIX Fórum de Estudos Multidisciplinares UniFACEF, na terça-feira (20), os cursos da Instituição realizaram palestras, oficinas, mesas-redondas e rodas de conversa que contemplaram temas diversos e relevantes para a formação acadêmica dos estudantes.

Período da manhã

No Teatro Municipal, os estudantes de Medicina participaram da palestra “O médico, a ética e as redes sociais”, com a Profa. Esp. Bárbara Mackevicius. Na sequência, foi realizada a palestra “O profissional da saúde e seu papel no enfrentamento à violência contra mulheres”, com o Prof. Dr. Cláudio Escavassini.

No Auditório Profa. Dra. Edna Maria Campanhol, da Unidade II, a manhã começou com a mesa-redonda “Quando a Saúde Mental está Sob um Teto de Estrelas”, que abordou o cuidado em liberdade para pessoas em situação de rua. Em seguida, foi discutido o tema “Portas, Janelas e Corações Abertos em meu Lar”, sobre residências terapêuticas e a luta antimanicomial. Ainda na manhã, ocorreu a oficina “Sociodrama Vivencial”, com práticas psicodramáticas que incentivaram encontros humanos e reflexões sobre liberdade subjetiva.

Período da tarde

Durante a tarde, ocorreram as apresentações de Iniciação Científica, com sessões simultâneas sobre saúde, segurança do trabalho, educação, tecnologia, comportamento e comunicação. Os estudos abordaram temas como álcool na juventude, cyberbullying, misoginia em jogos online, tecnologias na aprendizagem, literatura, publicidade, higiene corporal, identidade adolescente, gestão hospitalar e acidentes de trabalho.

O IV Encontro da Iniciação Científica Júnior também integrou o Fórum, com a apresentação de pôsteres e banners no hall da Unidade II, e uma palestra sobre normas da ABNT e metodologia científica, voltada à formação de jovens pesquisadores.

Período da noite

Indo para o período noturno, no Teatro Municipal de Franca, os cursos de Administração e Ciências Contábeis promoveram a palestra “Empreendedorismo e inovação na era da inteligência artificial”, ministrada por José Salibi Neto, cofundador da HSM e coautor dos best-sellers Gestão do Amanhã e O Novo Código da Cultura. Ele apresentou reflexões sobre o impacto da IA e de outras tecnologias no presente e no futuro dos negócios, além de destacar a importância do comportamento empreendedor.
O curso de Engenharia Civil realizou a palestra “Concreto projetado: aplicações e desafios”, com Gabriel Delmiro e Luan Felipe da Silva, da empresa Engemap. A atividade foi realizada na Unidade I do UniFACEF e apresentou aplicações práticas e desafios desse tipo de concreto na construção civil.

Na Unidade II, o curso de Engenharia de Produção organizou o painel “Pesquisa em Engenharia de Produção”, com a participação dos egressos Alex Pimenta, Matheus Pimenta e Vitor Ferreira. O momento oportunizou o compartilhamento de experiências sobre iniciação científica, mestrado e projetos desenvolvidos durante a graduação e a pós-graduação.

O Departamento de Matemática promoveu a palestra “Os caminhos da pesquisa acadêmica em Matemática e suas contribuições”, com a Profa. Dra. Josiane Cestari, docente da UNESP de Presidente Prudente. A atividade foi realizada na Unidade II e incentivou os estudantes a se aproximarem da pesquisa científica na área.

Os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda participaram de três workshops simultâneos, promovidos no Espaço Cultural Walter Anawate (Unidade II). As atividades foram: “Como construir, organizar e vender seu e-commerce”, com Rosemir Folhas; “Networking e podcast: posicionamento e rentabilização”, com Rafael Soares; e “Planejamento de mídia: da estratégia à prática”, com Diego Nascimento. Os encontros abordaram temas atuais e estratégicos da área da comunicação digital e da publicidade.

Ainda na noite de ontem, o Departamento de Computação realizou para os estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação a palestra “As possibilidades da inteligência artificial generativa”, ministrada por João Galvão, mestre em Ciência da Computação e professor universitário. O convidado apresentou reflexões sobre o uso de ferramentas como o ChatGPT e o GitHub Copilot no cotidiano da programação e da educação, além de alertar para os desafios éticos que envolvem a área.

A programação segue ao longo da semana, até sexta-feira (23).

Talaria Sting MX3 MX4 Graphics Kit FOX STRIPES Brown White Album UltraPro Mega Evolution 9-Pocket Portfolio for Pokémon borsa a spalla mod. vanity strass zebra 00 Snowboard Wrap WAVY BLACK PURPLE Snowboard sticker skin decals stickers Funko NBA Legends POP! Sports Vinyl Figura Dennis Rodman (1992) 9 cm Chrome Hearts Sunglasses For Sale CHSG1211-6294 Chrome Hearts Sunglasses CHSG1125-1253 China Replica LV Handbags M13187 2585 Technics 1200 / 1210 Pitch Support Bar Washer - XWE3F6FJ statement hoodie | dark truffle Groot Custom Embroidered Sweater Hoodie/Crewneck Chrome Hearts Sunglasses Online CHSG1121-7345 JEANS 5 TASCHE RE-HASH MOD. CARLA - BLU SNEAKERS GHOUD MOD. LIDO - SAND Dukal Fitted Face Cradle Cover (DUK-900540) KIM STUD SASSO RETAIL Hermes Sunglasses Copy HMSG1126-8469 Joggers "CR" (Black, red sparkle logo) Chrome Hearts Sunglasses Gift CHSG1106-5618 China Replica LV Handbags M30271 5973 China Replica LV Handbags M13187 2585 notshy tee-shirt manches longues vanda CASACCA MAX MARA LEISURE MOD. SOTTILE - 004 NERO SLENDALE - Matte White - HiPER Red Multilayer Mirror