Vice-Reitor do UniFACEF é homenageado como Ambientalista de 2025

Desligado

A Câmara Municipal de Franca concedeu o título ao Prof. Dr. João Baptista Comparini, por sua vasta e notável contribuição para a preservação ambiental e o saneamento básico.

Franca (SP), 12 de junho de 2025 – O Prof. Dr. João Baptista Comparini, vice-reitor do UniFACEF, foi homenageado com o título de Ambientalista do Ano, pela Câmara Municipal de Franca, em reconhecimento à sua vasta e notável contribuição para a preservação ambiental e o saneamento básico. A homenagem foi celebrada em uma cerimônia que destacou a trajetória do Professor João Comparini, um profissional dedicado à sustentabilidade e ao bem-estar coletivo. Na cerimônia, também foi homenageada Elaíse Maria de Mello Barbosa, reconhecida como Ambientalista de 2024.

Os homenageados foram indicados pelo COMDEMA-Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico de Franca, representando, na cerimônia, por Kaíque Pedaes, presidente do órgão. O Dia do Ambientalista foi instituído em Franca, em 2008, por meio da Lei Municipal nº 7.053/2008.

Uma trajetória dedicada à melhoria das condições de vida

Nascido em Águas de Lindóia (SP), o Professor João Comparini é engenheiro civil, formado pela USP-Universidade de São Paulo. Sua carreira, que se estende por mais de quatro décadas, inclui 41 anos de dedicação à SABESP-Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, onde ocupou posições de gerência e diretoria. Sua atuação na SABESP foi fundamental para o avanço do saneamento em diversas regiões do estado.

Além de sua sólida formação acadêmica – com Doutorado, Mestrado e MBA, o Professor João Comparini possui Especialização no Japão, o que reflete sua busca contínua por conhecimento e inovação. Sua ligação com Franca é profunda, tendo já recebido o título de Cidadão Francano, e hoje ele é uma figura central no UniFACEF, atuando como professor e vice-reitor. Sua expertise também é aplicada em diversos conselhos de preservação ambiental e saneamento, demonstrando um compromisso multifacetado com a causa.

Reconhecimento ao trabalho coletivo

Ao receber a homenagem, o Prof. Dr. João Baptista Comparini fez questão de ressaltar a natureza colaborativa de sua trajetória. “A gente é escolhido, mas o trabalho é de grupo, nunca é feito sozinho“, afirmou, evidenciando a humildade e o reconhecimento aos parceiros e equipes com quem construiu sua notável jornada.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Meio Ambiente de Franca, Nicola Rossano, que destacou a relevância do trabalho dos homenageados, com ênfase especial na importância do plantio de árvores. “É uma tarefa fundamental, muito importante e que nós precisamos muito“, declarou o secretário Rossano.

Ao encerrar a cerimônia, o vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), que é o autor da homenagem fez uma reflexão sobre a resiliência e a capacidade de transformação da natureza: “A gente sabe que, no meio ambiente, na natureza, nada se perde, tudo se transforma. Então, a gente tem que transformar cada dia mais e fazer a diferença na vida das pessoas“, disse o parlamentar, sintetizando a filosofia por trás do reconhecimento ao Ambientalista do Ano.

A premiação ao Prof. Dr. João Baptista Comparini não apenas celebra uma carreira exemplar, mas também reforça a importância das ações individuais e coletivas na construção de um futuro mais sustentável para Franca e para o Estado de São Paulo.

 

Diesel Sneakers Orange FRANKS RED HOT ORIGINAL CAYENNE PEPPER SAUCE 740ML EasyToys Ring play vibrerende cockring 1 Stuks Double Carry-all Real Madrid C.F. Blue White Tischtuch Gracie Toppu Schale mini Retinol and Peptide Face Serum, 1oz Polly's Single Slice with Peanuts Hawk side table Mirror Palais The Starlite Dress Dinner Lady TFN Strawberry Macaron Salt 30ml Jam Monster PB & Strawberry Salt 30ml Brake Pads - Small Round Style Moth Whole Red Chilli Paste Green Abstract Triptych Painting, Framed Ellie Sticker Sheets (3 pack) MAXX CNC Aluminum Hopup Chamber M4E (for Standard M4) LKK Oyster Sauce Kum CHUN (OLD) NOH ORIENTAL STIR FRY SEASONING MIX 28G Yoko Drinkfles Giverny & theefilter isotherm 350ml 1 Stuks Women’s Sports Top Puma ESS Black CoQ10 (Ubiquinone) Supplement (30 Capsules) Bracelet "Bimini" Turquoise & Cordon miel HAPPY DAY Red Chori Sindhi Biryani Classic Festival Solos, Vol. I (Piano Book only) - Alfred