UniFACEF recebe nome de destaque do Psicodrama Latino-Americano, em evento pré-congresso do EPCO UniFACEF 2025

A vinda da psicodramatista argentina Adriana Piterbarg, ao UniFACEF, reforça a excelência do EPCO e o compromisso da Instituição em promover debates de alto nível sobre temas importantes para a sociedade.

Franca (SP), 17 de junho de 2025 – O UniFACEF anuncia a presença da renomada psicodramatista argentina Adriana Piterbarg, para a agenda pré-congresso do “EPCO – Encontro de Psicodrama e Comunidade UniFACEF 2025”. Piterbarg confirmou participação em uma atividade que acontecerá no dia 04 de julho de 2025, no Auditório Profa. Dra. Edna Maria Campanhol.

A atividade “Sociopsicodramas públicos na América Latina: espelhos para saúde coletiva”, marca um dos pontos altos da prévia do EPCO UniFACEF e a vinda de Piterbarg reforça o compromisso do UniFACEF em trazer grandes nomes para debates sobre saúde mental e comunitária, enriquecendo a formação de seus estudantes e o conhecimento da comunidade acadêmica.

Adriana Piterbarg: uma pioneira do Psicodrama

Adriana Piterbarg é uma figura de destaque internacional no campo do Psicodrama. Além de psicodramatista, ela é psicóloga social, escultora e reconhecida por sua atuação pioneira. É a fundadora e diretora da prestigiada Escuela de Arte y Psicodrama, de Buenos Aires, e representa a Argentina como delegada no FIP – Fórum Ibero-Americano de Psicodrama.

Sua expertise se estende ao desenvolvimento de dinâmicas grupais para o ambiente virtual, uma área de crescente relevância nos últimos anos. Autora de diversos livros, Piterbarg é conhecida por unir arte, psicodrama e transformação social em seu trabalho, oferecendo novas perspectivas para a compreensão e intervenção em grupos e comunidades.

Entenda o Psicodrama: ferramenta de cura e transformação

O Psicodrama é uma abordagem psicoterapêutica e de desenvolvimento pessoal criada por Jacob Levy Moreno, no início do século XX. Fundamentado na ação e na espontaneidade, ele utiliza o teatro e a dramatização para explorar questões pessoais e interpessoais. Em vez de apenas falar sobre problemas, os participantes atuam e representam situações de suas vidas, ou de temas sociais, sob a orientação de um diretor (o terapeuta).

Segundo página da FEBRAP-Federação Brasileira de Psicodrama, Moreno baseou a metodologia do Psicodrama sobre seis pilares:

  • Espontaneidade e criatividade;
  • Empatia;
  • Tele;
  • Co-inconsciente;
  • Teoria dos papeis; e
  • Matriz de identidade.

Ainda segundo a FEBRAP, “O principal objetivo da ação dramática é favorecer aos membros do grupo a descoberta da riqueza inerente em vivenciar plenamente o status nascendi da experiência grupal, participando com a maior honestidade possível no momento. Desta maneira, os participantes recriarão no grupo seus modelos de relacionamento, confrontando e sendo confrontados com as diferenças individuais, condição necessária para apreenderem a distinção entre sua experiência emocional e a dos outros, sendo cada um deles agente transformador dos demais“.

No contexto de saúde coletiva, como abordado por Adriana Piterbarg, o Psicodrama e o Sociodrama são poderosas ferramentas para entender dinâmicas de grupos, conflitos sociais, e promover a saúde mental e o bem-estar em comunidades, hospitais e outras instituições.

Detalhes da atividade pré-congresso

  • “Sociopsicodramas públicos na América Latina: espelhos para saúde coletiva”
  • 04 de julho de 2025
  • Auditório Profa. Dra. Edna Maria Campanhol
  • Das 19h30 às 21h30
  • Evento gratuito para os inscritos no EPCO UniFACEF 2025

Essa é uma valiosa oportunidade para profissionais da saúde, estudantes e interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o uso do psicodrama como ferramenta para a saúde pública e coletiva na América Latina.

A participação no evento é gratuita para todos os inscritos no EPCO UniFACEF 2025, agregando ainda mais valor à experiência do congresso principal. A vinda de Adriana Piterbarg ao UniFACEF reforça a excelência do EPCO e o compromisso da instituição em promover debates de alto nível sobre temas importantes para a sociedade.

O EPCO UniFACEF 2025 é coordenado pelo Departamento de Psicologia UniFACEF, na pessoa da Profa. Dra. Daniela de Figueiredo Ribeiro (docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado, do UniFACEF), e está recebendo trabalhos.

Informações importantes sobre o EPCO UniFACEF 2025

  • 30/06/2025 – data final para submissão de trabalhos
  • 20/08/2025 – data final para inscrição de ouvintes
  • 18 a 20 de setembro de 2025 – data do evento
  • Página do evento
  • Contato

midea 17431000030747 bape sakura ape face tee 1 samsung da97 21898a reebok z tech sprint bike outdoor loveseat with cushion resin wicker steel majorca rowen hoop stainless steel tumbler 455 everdon modern sofa table xnx amsi fhnnn honeywell xnx transmitter hart over 4 20ma and foundation fieldbus output and local hart interface port atex iecex 4 x m25 entries painted 316ss configured for optima plus and excel bell custom 500 chief adult cruiser helmets 7159463 a disney mini backpack frozen elsa let it go loungefly the jacksons live 2 lp vinyl lp new d f sterling electric 2000ra worm speed reducer 37 sdfsbhc8j152 50 1 ratio 1 500 bore 1 907 input hp 140tc torwand abaya in white gather orange flowers cotton dishtowel by danica set of 2 baby flues smocked shorts mxr m294 sugar drive mini overdrive bundle w truetone 407334 haoqi electric bike alexander mcqueen am0487o eyeglasses morfeo divano con 3 sedute estraibili panna