UniFACEF conclui 14ª Missão UNIVIDA com atendimento humanizado em comunidades vulneráveis de Dourados (MS)
Ação envolveu estudantes de Enfermagem, Medicina e Psicologia, levando cuidados de saúde e acolhimento a populações indígenas e famílias em situação de vulnerabilidade no Mato Grosso do Sul.
Franca (SP), 23 de julho de 2025 – Entre os dias 11 e 18 de julho de 2025, estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia, do UniFACEF, acompanhados por um docente, participaram da 14ª Missão UNIVIDA, realizada em Dourados (MS). A iniciativa, que conta com a participação do UniFACEF desde 2019, tem como objetivo principal levar atendimento médico e psicológico a comunidades em situação de vulnerabilidade na região.
A Missão UNIVIDA é organizada pela Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vida-UNIVIDA, fundada pelo Padre Eduardo Lima, da Diocese de Jales (SP), desde 2012.
UniFACEF na Missão UNIVIDA 2025
Durante a 14ª edição da Missão UNIVIDA, a equipe do UniFACEF não apenas ofereceu assistência em saúde, mas também distribuiu doações essenciais, como medicamentos, alimentos, roupas, sapatos, brinquedos e produtos de higiene pessoal. A ação se estendeu ao acolhimento e à interação direta com as famílias, buscando promover bem-estar e atenção integral.
Para os estudantes, a participação na Missão UNIVIDA 2025 representou uma valiosa oportunidade de aprimorar suas práticas acadêmicas em um contexto real, de conhecer diferentes culturas e, fundamentalmente, de humanizar seus atendimentos. A experiência proporcionou uma imersão profunda nas realidades sociais, reforçando a importância da escuta ativa e do cuidado para além da dimensão clínica.
Experiência transformadora
A vivência marcou profundamente os participantes. Para Cláudia Haber Cintra, estudante da Medicina UniFACEF, os dias foram transformadores. “Foram momentos muito intensos. Houve um contato direto com realidades que, ao mesmo tempo que cortam, também aquecem o coração”, comentou a estudante. Ela destacou, ainda, que “a escuta ativa e o cuidado humanizado reafirmam a importância dessa presença no exercício da profissão“.
A missão deixou marcas que vão além do aprendizado técnico. Yasmin Marangoni de Souza, estudante da Enfermagem UniFACEF, destacou que “Essa vivência mudou minha perspectiva em muitas áreas da vida. Só tenho gratidão pela oportunidade oferecida pela Missão UNIVIDA e pelo UniFACEF.” Para a estudante, a participação voluntária é algo que todo estudante deveria vivenciar ao menos uma vez.
“Ao retornarem da missão, os participantes relataram uma significativa transformação pessoal, destacando a valorização do atendimento humanizado e a percepção do impacto de suas ações na vida das comunidades indígenas e demais grupos assistidos“, destacou a Profa. Ma Flávia Haddad França, coordenadora da Pró-Reitoria de Extensão UniFACEF.
Compromisso com a excelência
O reitor do UniFACEF, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, comentou que “Para o UniFACEF, a Missão UNIVIDA reafirma o compromisso com uma formação acadêmica e profissional de excelência, pautada pela responsabilidade social e pelo desenvolvimento de profissionais engajados com as necessidades da sociedade“.