UniFACEF inicia atividades do PET-Saúde Digital com estudantes das áreas da Saúde, da Tecnologia e da Engenharia
Essa conquista é uma importante oportunidade para estudantes que desejam aprofundar sua formação acadêmica e profissional, por meio da atuação em projetos que unem inovação tecnológica, cuidado em saúde e compromisso social.
Franca (SP), 08 de agosto de 2025 – O UniFACEF deu início, na sexta-feira (01/08), às atividades do Programa de Educação PET-Saúde: Informação e Saúde Digital. A primeira reunião do grupo de novos pesquisadores-bolsistas marcou o início oficial do projeto, que selecionou 70 estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Psicologia, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção.
A cerimônia, que foi realizada no Espaço Cultural Walter Anawate (Unidade II, do UniFACEF), teve a presença da Secretária Municipal de Saúde, de Franca, Sra. Waléria Souza de Mascarenhas, e de membros da Reitoria do UniFACEF, chefes dos departamentos envolvidos, professores, estudantes e demais convidados.
Os participantes poderão atuar em três eixos principais:
- Eixo 1: Cultura de Saúde Digital, formação e educação permanente em Saúde;
- Eixo 2: Soluções tecnológicas e serviços de Saúde Digital no SUS; e
- Eixo 3: Interoperabilidade, análise e disseminação de dados e informações de Saúde.
O Que É o PET-Saúde – Eixo Digital?
O PET-Saúde – Eixo Digital é um programa do governo federal que visa promover a integração ensino-serviço-comunidade, promovendo a qualificação de estudantes em temas relacionados à transformação digital dos serviços públicos de saúde, com foco no fortalecimento do SUS.
Dessa forma, ao convidar estudantes dos cursos de Tecnologia e Engenharia de Produção, o programa abre possibilidades para que eles participem ativamente das ações, contribuindo com soluções digitais, análise de dados, processos e inovação tecnológica no campo da saúde pública, entre outras soluções digitais.
“Essa conquista representa uma importante oportunidade para estudantes que desejam aprofundar sua formação acadêmica e profissional, por meio da atuação em projetos que unem inovação tecnológica, cuidado em saúde e compromisso social“, comentou a Profa. Dra. Lívia Maria Lopes Gazaffi, docente e responsável pelo PET-Saúde, no UniFACEF.
PET-Saúde Digital, no UniFACEF
As ações do programa serão desenvolvidas em todos os níveis de complexidade da Atenção à Saúde, comentou a Professora Lívia Maria Lopes Gazaffi.
- Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, reitor do UniFACEF, no evento com novos pesquisadores-bolsistas do PET-Saúde Digital.
- Profa. Dra. Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira, pró-reitora do UniFACEF, no evento com novos pesquisadores-bolsistas do PET-Saúde Digital.
- Sra. Waléria Souza de Mascarenhas, secretária de Saúde, do município de Franca, fala com os novos pesquisadores-bolsistas do PET-Saúde Digital.
- Profa. Dra. Lívia Maria Gazaffi, uma das responsáveis pelo PET-Saúde, no UniFACEF.