UniFACEF dá as boas-vindas à 21ª Turma do Mestrado em Desenvolvimento Regional e inaugura novo espaço para a Pós-Graduação
Evento de recepção aos novos alunos também celebrou a expansão da infraestrutura de pesquisa, reafirmando o compromisso da Instituição com o avanço científico regional.
Franca (SP), 22 de agosto de 2025 – O UniFACEF celebrou, na manhã de quarta-feira (20), em cerimônia de Aula Inaugural, o início das atividades da 21ª Turma do seu programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. O evento, que marcou a recepção dos novos discentes, foi também palco para a inauguração do novo Espaço do Mestrado, localizado no piso superior da Biblioteca José Garcia de Freitas, localizada na Unidade I, do UniFACEF. É mais um marco na contínua expansão da Pós-graduação da Instituição.
A solenidade contou com a presença de membros da Reitoria, docentes do programa, discentes e bolsistas. O Mestrado em Desenvolvimento Regional, do UniFACEF, de natureza acadêmica e multidisciplinar, é reconhecido por sua excelência e tem como objetivo a formação de pesquisadores aptos a analisar e propor soluções para os complexos desafios do desenvolvimento em escala regional.
A Profa. Dra. Marinês Santana Justo Smith, coordenadora do Programa, destacou o valor da interdisciplinaridade e o papel social do Mestrado. “É com grande alegria que acolhemos a Turma 21 do nosso Mestrado em Desenvolvimento Regional. Cada aluno que chega traz consigo não apenas sua trajetória profissional, mas também novos olhares e experiências que enriquecem o caráter interdisciplinar do nosso programa”, afirmou.
A inauguração do novo ambiente foi celebrada como um passo estratégico para o fortalecimento da produção científica. Segundo a coordenadora, o espaço transcende a sua estrutura física. “A inauguração do novo Espaço do Mestrado simboliza mais do que a conquista de um novo ambiente físico: representa a criação de um espaço de encontros, de debates e de produção científica voltada para responder aos desafios concretos, problemas e demandas da sociedade, sempre com foco no fortalecimento do desenvolvimento regional”, ressaltou a Professora Marinês Smith.
“Que este seja um ciclo marcado pela construção coletiva, pelo rigor acadêmico e pelo compromisso em gerar contribuições significativas à nossa região e ao país”, concluiu a coordenadora, projetando um futuro de sucesso e de importantes realizações para os novos mestrandos.
O momento reflete o compromisso do UniFACEF com a pesquisa de alto nível e com a geração de conhecimento que impacte positivamente a comunidade. A expectativa é que o novo ciclo que se inicia com a Turma 21 seja de intensa produção acadêmica e de contribuições relevantes para a sociedade.