UniFACEF sedia VII Encontro de Extensão da ABRUEM

Desligado

Evento fortalece a Extensão Universitária como motor de transformação social.

FRANCA (SP), 09 de outubro de 2025 – O UniFACEF marcou presença, entre os dias 6 e 8 de outubro de 2025, no debate sobre o papel da Extensão Universitária no futuro da educação superior no Brasil. A Instituição sediou o VII Encontro de Extensão da Abruem-Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, que reuniu reitores, dirigentes e pró-reitores de dezenas de universidades públicas estaduais e municipais de todo o país.

O evento, organizado pelo UniFACEF, em parceria com a Câmara de Extensão da ABRUEM, teve como foco central a discussão dos rumos e desafios da extensão universitária, com foco em temas estratégicos como a curricularização, o financiamento e o impacto da Inteligência Artificial.

A ponte essencial: universidade e comunidade

A importância estratégica do Encontro reside em seu objetivo de fortalecer a Extensão Universitária – o pilar acadêmico que faz a ponte vital entre o conhecimento produzido na universidade e as necessidades reais da sociedade.

Durante os três dias, os participantes debateram intensamente como garantir que o aprendizado não fique restrito às salas de aula, mas se traduza em transformação social efetiva. Temas como o Plano de Extensão e Participação Social, debatido com o Secretário Adjunto da Participação Social da Presidência da República, Prof. Dr. Valmor Schiochet, e o lançamento do livro “Extensão Universitária e Saberes Compartilhados”, ilustraram o compromisso em colocar a universidade a serviço da comunidade.

Visibilidade e relevância para o UniFACEF

Para o UniFACEF, sediar um evento de tal magnitude foi um feito de grande relevância institucional. Receber líderes e representantes de dezenas de universidades estaduais e municipais de todas as regiões do Brasil reforça o prestígio e a excelência da Instituição no cenário nacional.

O reitor do UniFACEF, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, e a pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Melissa Franchini Cavalcanti Bandos, atuaram como anfitriões em uma intensa programação que incluiu discussões sobre Financiamento, Sustentabilidade e o uso ético da IA na Curricularização, garantindo que a instituição se posicione na vanguarda desses temas.

O evento foi encerrado com a leitura da Carta do 7º Encontro de Extensão da ABRUEM, um documento que sintetiza as diretrizes e os compromissos para que a extensão universitária continue sendo o motor que impulsiona o desenvolvimento regional e a construção de uma sociedade mais justa.

Seventeen 'SEVENTEENTH HEAVEN' Album Safe Condooms siliconen glijmiddel 10 Stuks Charcoal Tooth Powder Clean Oral Odor Bettwäsche Christie tiefe Teller Moments 4-er Set Chaqueta Montana AOP Estampada de Les Deux Lorelei Wrap Dress Scout dining table and chairs 70/50 x 6.1 Electric Scooter Road Tyre Green Cardamom Lime Pickle (South Indian Style) Ceramic Pitcher Vase SNIP - Snapback Hat Designer seat straps Barbie Little Elm ISD Army Armament R609 STI Executive Hi-Capa GBB Pistol - Silver DEHYDRATED KIWI SLICES 500 GM KTK KAJU KESAR BURFI 500 GM S&B GOLDEN CURRY MILD 220 GM Lucovitaal Lactoferrine 30 Capsules SNP Blauwe spirulina puur 30 Vegetarische capsules Running Shoes for Adults Puma Wired Red Bank Eden LU Biscuits Wheatable High Fiber Family Pack Ironwood Appalachian Salt Cellar, Acacia, 4" x 4" x 2.5"