Design Thinking e projeto interdisciplinar: UniFACEF inova na formação de Administradores

Desligado

1ª edição de Projeto Interdisciplinar dos estudantes de Administração apresenta soluções criativas para empresas de Franca, confirmando o papel do UniFACEF como laboratório de talentos e a importância de disciplinas voltadas para a realidade da comunidade.

Franca (SP), 05 de novembro de 2025 – O UniFACEF Centro Universitário Municipal de Franca deu um passo significativo na formação prática dos futuros Administradores com a realização, na noite de ontem (terça, 04), da 1ª edição do evento de apresentação final da disciplina UCE – Projeto Interdisciplinar. O encontro reuniu estudantes do 6º semestre de Administração e representantes de 07 (sete) empresas, que saíram surpreendidas com a profundidade das análises e com a criatividade das soluções propostas.

Sob a orientação do Prof. Cyro Durigan, docente e Chefe do Departamento de Administração, do UniFACEF, os estudantes aplicaram a metodologia de Design Thinking em um processo intensivo de coleta de informações, identificação de gargalos organizacionais e elaboração de propostas de soluções viáveis e inovadoras. O projeto demonstrou a capacidade do UniFACEF de transformar a sala de aula em um verdadeiro think tank a serviço da comunidade empresarial de Franca.

A ponte entre a teoria e a prática

Segundo o Professor Cyro Durigan, “O grande diferencial do Projeto Interdisciplinar dos estudantes de Administração foi a imersão na realidade do mercado. Durante o semestre, os estudantes atuaram como consultores, analisando empresas de setores diversos – desde gastronomia e pet shop até calçados e tecnologia. Os resultados, descritos pelos organizadores como ‘excelentes’, não ficaram apenas no papel“.

A iniciativa consolida a Extensão Universitária como importante pilar da formação e permite que os futuros administradores testem, em um ambiente real, os conhecimentos adquiridos em áreas como planejamento estratégico, finanças e marketing. Este processo prático é fundamental, pois desafia o estudante a ser mais objetivo, colocando-o na posição de solucionador de problemas reais, treinando seu olhar analítico e sua capacidade de propor inovações em ambientes de incerteza, ainda segundo o chefe do Departamento de Administração.

O futuro da Administração em ação

A aplicação do Design Thinking garantiu que as soluções fossem não apenas tecnicamente corretas, mas também centradas no ser humano e nas necessidades reais das organizações, um aspecto cada vez mais valorizado no mercado. As empresas participantes — Churrascaria do Frei, Pet Shop Jacaré, Unidental Franca, Montreal Calçados, Lojas Pedcell Oficial, JVL Pré-Frezado e Fazenda Santa Elisa — manifestaram gratidão pelo empenho dos estudantes e pelo valor prático das informações recebidas.

Este projeto é o nosso compromisso com a excelência“, afirmou o Professor Cyro Durigan. “Não estamos apenas ensinando teoria. Estamos forjando gestores capazes de entrar no mercado de trabalho com um portfólio de soluções testadas e a mentalidade de inovação que a Administração do século XXI exige.“, completou.

O sucesso da 1ª edição do Projeto Interdisciplinar dos estudantes de Administração, que faz parte da disciplina de UCE – Projeto Interdisciplinar, sinaliza o UniFACEF como referência na formação de Administradores que não apenas entendem o mercado, mas que estão prontos para transformá-lo.

GUARDIAN SHIN GUARDS-SILVER Aromedica Bergden - Pinus montana gemmae bio 100 Milliliter Elvitum Lijnzaadolie omega 3-6-9 90 Capsules Marma Mariadistel vrucht 100 Gram Bettwäsche Teades Platte / Schale Erika Chaqueta Denim Monogram de Drôle de Monsieur Cozy Unisex Fleece Sweatpants with Embroidered Design, Relaxed Fit Lounge Pants, Travel Joggers, Gift for Her/Him, Stylish Athleisure Ara bedroom set Schezwan Chutney TZ-61 120개 세트 Syoss Color baseline 3-28 dark chocolate 1 Set Applicable Tablet Pro13 Miaocontrol Keyboard Protective Case Mute School Satchel F.C. Barcelona Corporativa Blue Maroon (38 x 28 x 6 cm) Lautie-Poker Shuffle Evara coffee table Jam Monster Strawberry Salt 30ml Pacha Mama Fuji Apple Strawberry Nectarine 60ml Boucles d'oreilles Coquillage Achari Aloo Rusk (Real Elachi) Spicy Banana Wafer Zeera Maska Makhania Snipville - Pint Glass, 16oz CO09 Corset Compressed Bath Towels - 55 x 27.5 inch