Uni-FACEF realiza o III Think “O Despertar pela Ciência” e reúne estudantes em noite dedicada à inovação e ao protagonismo científico

Franca (SP), 14 de novembro de 2025 – Aconteceu na noite de ontem (quinta-feira, 13), na Unidade II do UniFACEF, o III Think – “O Despertar pela Ciência”, evento voltado à promoção da cultura científica e à integração entre estudantes dos cursos de Engenharia do UniFACEF e estudantes de instituições parceiras. Organizado pela Profa. Dra. Ana Lúcia Bassi e pelo Prof. Dr. Danilo Malta Ferreira, o evento reafirmou o compromisso do UniFACEF com metodologias ativas, interdisciplinaridade e formação por meio da experimentação.

Participaram da feira estudantes do 2º e do 4º semestres de Engenharia Civil, e do 2º semestre de Engenharia de Produção, vinculados às disciplinas Química Geral e Materiais de Construção Civil I. As atividades envolveram desde o planejamento inicial dos projetos até a apresentação dos resultados, destacando o protagonismo discente em todas as etapas do processo de investigação.

Objetivos e proposta pedagógica

O III Think – “O Despertar pela Ciência” foi estruturado para despertar a curiosidade científica, estimular a compreensão de fenômenos e fortalecer as habilidades de comunicação e exposição dos estudantes, por meio de ensaios, experimentos e protótipos nas áreas de química e materiais de construção, segundo os organizadores.

Para os visitantes, o evento proporcionou contato direto com práticas científicas e tecnológicas, além de ampliar o conhecimento sobre as engenharias e sobre o próprio UniFACEF.

Escolas de Franca participam do evento

O evento teve a presença das seguintes instituições de ensino:

  • Colégio Agrícola – Ensinos Médio e Técnico;
  • Colégio Pessoa – 2ª série do Ensino Médio; e
  • FATEC – Curso de Gestão Industrial.

A participação dessas instituições ampliou o diálogo entre diferentes níveis de formação, permitindo aos estudantes do Ensino Médio vivenciar experiências acadêmicas aplicadas e compreender as possibilidades de carreira no campo das engenharias.

Projetos, inovação e integração

Ao longo da noite, os visitantes puderam conhecer propostas desenvolvidas durante o semestre, abordando temas como:

  • tecnologia e automação;
  • sustentabilidade;
  • energias renováveis;
  • química aplicada; e
  • soluções práticas para demandas cotidianas.

A Professora Ana Lúcia Bassi falou sobre a capacidade de inovação que o evento demonstrou: “Os estudantes de Engenharia apresentaram protótipos, experimentos e pesquisas que demonstraram não apenas domínio técnico, mas também a capacidade de inovação. Já os estudantes das escolas visitantes trouxeram projetos criativos, mostrando como a ciência pode ser acessível e motivadora em qualquer nível de formação“.

Atividades interativas e protagonismo estudantil

A programação incluiu, também oficinas interativas, demonstrações práticas e momentos de troca entre os participantes. A dinâmica reforçou a importância do pensamento científico, da experimentação e da aprendizagem ativa como elementos essenciais para a formação acadêmica contemporânea.

Para a Profa. Dra. Ana Lúcia Bassi, o III Think – “O Despertar pela Ciência” se consolidou como um espaço de inspiração e descoberta, evidenciando que a ciência é um percurso aberto ao questionamento e à criatividade.

Depoimentos que fortalecem a experiência

O tema da feira “O Despertar pela Ciência” mostrou como os estudantes foram instigados a descobrir, por meio da Ciência, como eles podem transformar ideias e colocar em prática“, comentou a Professora Ana Lúcia Bassi.

O Professor Danilo Malta Ferreira destacou o caráter formativo da iniciativa: “Considero muito importante este tipo de atividade em que o estudante precisa atuar desde a ideia inicial, o desenvolvimento e a apresentação, sempre com orientação docente. Sair do ambiente convencional da sala de aula e aprender por meio de experimentos é altamente valorizado pelos estudantes e essencial para o aprendizado. Na área de materiais de construção civil, poder ‘colocar a mão na massa’, agrega valor pedagógico e dialoga com a teoria, contribuindo efetivamente para a construção do conhecimento e da formação”.

Ciência como caminho para o futuro

A 3ª edição do Think “O Despertar pela Ciência” reafirmou o compromisso do UniFACEF com práticas inovadoras de ensino, integração entre comunidade acadêmica e sociedade, e desenvolvimento de competências essenciais para o futuro profissional.

Por fim, o evento demonstrou que cultivar a curiosidade, a investigação e a criatividade são ações fundamentais para formar estudantes críticos, capazes de transformar realidades e propor soluções para os desafios contemporâneos.

mayfair round closed front white wood toilet seat cpb order 1a460920 7a54 49da bf7f dcf0628059b6 whip lines connector hoses sodalite slab floral smocked waist long sleeve surplice dress bamboo charging station with extension id8622 13213 small jake in medium firmness gold edge ruffle bowl set amrapali lapis ring bronx new york city skyline with vintage bronx map veilleuse ourson xl led 30cm a piles blanc module paint shield heli tape plus clear pieces of you cami ivory lzs pt78740 5 in 1 wheel component gauge science 2 student text 4th ed cats cant appreciate frank gehry cartoon t shirt nathan biketard with stripes rodillo masaje foam vimas sport glow in the dark 16 oz stainless steel billy can tumbler