Após longo período, UniFACEF volta a participar da CIA, representado pela Atlética XX de Março

Participação em um dos maiores campeonatos esportivos do Brasil reforça a integração entre cursos do UniFACEF e a importância do esporte na formação acadêmica de seus estudantes.

Franca (SP), 12 de junho de 2026 – A ATLÉTICA XX DE MARÇO representou o UniFACEF Centro Universitário Municipal de Franca na CIA-COPA INTER ATLÉTICAS 2026, que é realizada em Uberaba (MG), desde sua criação, em 2015. A edição deste ano marca o retorno do UniFACEF ao evento após um longo período sem participar, consolidando o esporte e a integração estudantil como importantes pilares da extensão universitária.

Para a Atlética XX de Março, do UniFACEF, “Trata-se de uma verdadeira vitrine de liderança e engajamento, na qual nossos estudantes puderam aplicar valores como resiliência, disciplina e coletividade, elevando o nome da nossa Instituição em um cenário nacional de alta competitividade, onde nossa Atlética não participava há um longo período“.

Realizada de 04 a 07 de junho, a CIA é considerada o maior festival universitário do Brasil. Neste ano, o evento reuniu mais de 160 atléticas de oito estados brasileiros, mobilizando cerca de 20 mil participantes. Foram cerca de 1.200 competições esportivas, com mais de 10.000 jogos por dia, ao longo dos quatro dias de competição, segundo os organizadores.

Resultados de destaque

A dedicação dos estudantes-atletas do UniFACEF resultou em uma campanha memorável, com conquistas de peso em modalidades coletivas e individuais, na Divisão que a Atlética XX de Março participa:

OUROBasquete Masculino
Arremesso de Peso (Categoria Individual)
PRATAVôlei de Areia
Handebol
Vôlei de Quadra Masculino
Jiu Jitsu Feminino (Categoria Individual)
BRONZEJiu Jitsu Masculino (Categoria Individual)
Fonte: Atlética XX de Março (junho/2026).

Além dos resultados esportivos, a participação proporcionou experiências de convivência, liderança, disciplina e trabalho em equipe, valores essenciais para a formação acadêmica e profissional dos estudantes.

Integração entre cursos

A participação na CIA 2026 reuniu estudantes dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Letras, Matemática, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação do UniFACEF.

A participação conjunta dos estudantes dos períodos diurno e noturno reforçou o espírito de integração promovido pela Atlética XX de Março, fortalecendo os vínculos entre os cursos e ampliando as oportunidades de vivência universitária.

Os resultados conquistados e a presença do UniFACEF na competição reafirmam o compromisso da Instituição com iniciativas que promovem desenvolvimento humano, saúde, bem-estar e formação integral dos estudantes, dentro e fora da sala de aula.

O estudante Luciano Faciroli, estudante do último ano de Engenharia de Produção, do UniFACEF, e atual diretor esportivo da Atlética XX de Março, comentou que “Voltar à CIA, depois de um longo período sem participação, foi muito importante. Colocar os nomes do UniFACEF e da Atlética XX de Março entre os participantes de diversas regiões do país e colaborar para prática esportiva por meio do trabalho em equipe foram grandes e importantes experiências vividas por todos nós. Participar dessa competição, que é reconhecida como a maior entre atléticas do país, exigiu uma importante estratégia de treinos. Foi um árduo período, mas, no final, valeu a pena. Mesmo não conseguindo a promoção para outra divisão, as premiações que recebemos já foram gratificantes e nos motivam e fortalecem para o próximo ano“.

Sobre o UniFACEF

O UniFACEF Centro Universitário Municipal de Franca é uma Instituição de Ensino Superior autárquica, com sólida tradição em excelência acadêmica e forte inserção regional. Reconhecido por seu elevado corpo docente e por sua infraestrutura moderna, o UniFACEF destaca-se no cenário educacional por promover a integração entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, capacitando cidadãos e profissionais para os desafios do mercado global e impulsionando o desenvolvimento social e científico da comunidade.

UniFACEF

  • unifacef.com.br
  • (16) 3713-4688
  • Av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400 – CEP 14403-430 – Franca (SP)

Por Maria Rita Lombarde Vitoriano – Marketing UniFACEF

Twice 'READY TO BE' Album Dsquared 2 Jacket Camouflage Blue LKK SOY SAUCE SWEET 410 ML Living Nature Lippenstift bloom 10 3.9 Gram Q+A Collagen face cream 50 Gram Trafo Chips lightly salted bio 100 Gram KLIPPDOG No 06 Bikaneri Sev Sooji Coarse TZ-61 120개 세트 Bassoon Reed #4 Plein Sport Sneakers Woman Imara Plaid Nordic Sand Teller Nola Top Cactus Delights with real Cholla and Dragon Wood Separator chłodziwa włókninowy PS30 (manualny) Boucles d’oreilles “Micro” Perles Baroques blanches 8 x 3.0 - 5.5 Inch Tubeless Electric Scooter Road Tyre KCB Morning Tea Toast Light Red Kidney Beans (Rajma) Toor Dal (Plain Vasad Madhi)