Trote Solidário UniFACEF 2025 une Calouros e Veteranos em campanha solidária
Reunindo Calouros, Veteranos e professores, o Trote Solidário UniFACEF 2025 reforçou o compromisso da Instituição com a cidadania e a solidariedade.
Franca (SP), 10 de abril de 2025 – A noite de sexta-feira (04) marcou o encerramento do Trote Solidário UniFACEF 2025, uma gincana que acolhe os Calouros por meio de uma gincana solidária com grande impacto impacto social em Franca e região. Com provas, homenagens e arrecadações expressivas, o evento reafirmou os valores de responsabilidade social e acolhimento da Instituição.
Arrecadações reforçam vínculo entre o UniFACEF e a comunidade
Desde fevereiro deste ano, as cinco equipes formadas pelos ingressantes de 2025, se dedicaram à arrecadação de alimentos, leite, suplementos alimentares e bolsas de sangue, somando resultados que impactam diretamente a comunidade de Franca e região.
Todas as equipes tiveram um papel fundamental nessa ação, obtendo ao todo:
- 14 toneladas de alimentos distribuídas para 21 entidades;
- 373 latas de suplemento alimentar, destinadas ao Centro de Voluntários da Saúde, do Hospital do Câncer de Franca;
- 215 doações de sangue em prol do Hemocentro de Franca;
- Ação Social com estudantes em instituições sociais francanas; e
- Esporte Francano sendo valorizado com homenagens a atletas da cidade.
Homenagens a quem inspira
Uma das provas pedia que cada equipe escolhesse um esportista que tenha representado Franca. A deveria, também, realizar uma homenagem, apresentando a trajetória de cada homenageado. A intenção do UniFACEF era render justas homenagens a atletas de diversas modalidades, por suas trajetórias inspiradoras, de forma a inspirar e demonstrar que propósito e dedicação são grandes diferenciais. Veja, abaixo, os homenageados:
- Equipe Laranja
- Gabriela Vergilio, triatleta amadora e educadora física, bicampeã brasileira e paulista na sua categoria, com participação em dois campeonatos mundiais.
- Equipe Preto
- Denilson Seixas, técnico de handebol e profissional atuante na formação de jovens atletas, além de já ter conduzido a tocha olímpica em Franca.
- Equipe Roxo
- Manuela Cintra Archeti, atleta de beach tennis, com passagens pela Seleção Brasileira e títulos internacionais, como tricampeã Pan-Americana Sub-18.
- Equipe Verde
- Estêvão Willian, jogador profissional do Palmeiras, convocado para a Seleção Brasileira e destaque no futebol nacional com recordes em desempenho aos 17 anos.
- Equipe Vermelho
- Diego Galante, atleta olímpico e instrutor de jiu-jitsu, hexacampeão brasileiro e bicampeão mundial.
Encerramento celebra engajamento e impacto social
Além da arrecadação, o Trote Solidário UniFACEF é uma experiência coletiva, marcada pelo
acolhimento e cooperação entre Calouros, Veteranos e professores. Com mais de três
décadas de história, o Trote Solidário UniFACEF vai muito além da disputa, promovendo o engajamento
em causas sociais e o fortalecimento dos vínculos entre a comunidade acadêmica e a
sociedade.
Na noite noite do encerramento, os estudantes participaram de provas típicas de gincana e, ao final da festa, foram anunciadas as equipes vencedoras. Confira, abaixo, a classificação final:
- 1º lugar: Equipe Laranja
- 2º lugar: Equipe Roxo
- 3º lugar: Equipe Verde
- 4º lugar: Equipe Vermelho
- 5º lugar: Equipe Preto
O reitor do UniFACEF, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, comentou: “O Trote Solidário UniFACEF reafirma o papel da Instituição na formação cidadã de seus estudantes, incentivando o engajamento em ações transformadoras e promovendo o respeito desde o primeiro dia de aula. A competição termina, mas o impacto da solidariedade continua reverberando na vida de quem mais precisa“.
- Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, reitor do UniFACEF, na noite de encerramento do Trote Solidário UniFACEF 2025.