Mestranda do UniFACEF visita Fundação Dorina Nowill, para pesquisa sobre tecnologia assistiva

Visita proporcionou importantes reflexões sobre a efetividade das políticas públicas de inclusão no Brasil e contribuiu para o aprofundamento do debate acadêmico sobre o papel das Tecnologias Assistivas na educação e no desenvolvimento regional.

Franca (SP), 05 de maio de 2025 – No início da segunda quinzena do mês de abril (16), a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), do UniFACEF, Valéria Cristina de Jesus Lopes Gomes, fez uma visita técnica à Fundação Dorina Nowill Para Cegos, em São Paulo (SP), como parte das atividades de seu projeto de dissertação intitulado “Tecnologia Assistiva: Ferramenta de Inclusão para Pessoas com Deficiência Visual, um Currículo Possível?”. Valéria Gomes é orientanda do Prof. Dr. Daniel Facciolo Pires, do corpo docente da Pós-Graduação UniFACEF e Chefe de Departamento de Computação, que atende os cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação.

A Fundação

Fundada em 1946, a Fundação Dorina Nowill Para Cegos é uma organização sem fins lucrativos, referência nacional na promoção da inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos ou com baixa visão. Entre seus serviços gratuitos, destacam-se programas de habilitação, reabilitação, inclusão educacional e profissional, além de possuir um dos maiores parques gráficos Braille, da América Latina.

A visita

Durante a visita, a mestranda foi recebida por Vinícius Ramos de Souza, responsável pelo Centro de Memória e pelo Serviço de Educação e Cultura da Fundação. Na ocasião, Valéria Gomes teve a oportunidade de conhecer a história da Instituição e de sua fundadora, Dorina Nowill, visitando espaços como a reconstituição da sala de Dona Dorina, o Centro de Memória e a Gráfica Braille.

A experiência permitiu, à visitante, conhecer de perto os projetos da Fundação voltados à produção de materiais acessíveis em Braille, áudio, fonte ampliada e formatos digitais, reforçando o compromisso da entidade em capacitar empresas e a própria sociedade para práticas mais inclusivas. Também foi possível conhecer os programas de formação e capacitação, oferecidos pela Fundação e que já beneficiaram mais de 38 mil pessoas.

A visita proporcionou, à mestranda, importantes reflexões sobre a efetividade das políticas públicas de inclusão no Brasil, em especial sobre a implementação da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), e contribuiu para o aprofundamento do debate acadêmico sobre o papel das Tecnologias Assistivas na educação e no desenvolvimento regional.

Segundo Valéria Gomes, a experiência foi enriquecedora e inspiradora, ampliando hipóteses para a pesquisa e reforçando a importância da acessibilidade tecnológica como ferramenta de cidadania e equidade para pessoas com deficiência visual.

Agradecimentos do UniFACEF

O UniFACEF agradece à Fundação Dorina Nowill Para Cegos pela receptividade e parabeniza a Instituição, pela relevante contribuição social em prol da inclusão e da autonomia das pessoas cegas e com baixa visão.

Para saber mais sobre o trabalho da Fundação Dorina Nowill, acesse https://fundacaodorina.org.br/

Contatos Pós-Gradução – Mestrado

koyo japan 22238 rhaw33 c3 spherical roller bearing 190x340x92 mm true liberty 3 gallon bags 18 in x 20 in 100 pack fxr racing womens warrior i short white stone honing oil pack cotton candy ii 4 x 4 inches sinclair yellow submarine esperanza from raising dion yellow cartoon not all actors use stairs youth shirt 2 progress lighting p300039 009 natural citrine band ring 925 sterling silver topaz jewelry 92347d4e23b13ea5 penn authority 4500hs spinning reel ath4500hs 1563160 damn canvas magical objects inl14496 vintage celine baroque print black jacket z143440 saint laurent black calfskin mini voltaire in box saint laurent energy suspension 82 86 toyota supra black rear control arm bushing set 1 lj sc 004 0adfd74a 1580 11ea ef2a 1bd1d37f6b79 ifm oj5191 retro reflective sensor for the detection of transparent objects 1 zarela sheath dress stretch crepe