Inscrições abertas para o 4º Simpósio de Psicanálise, que acontecerá no início de julho, no UniFACEF
Organizado pelo Instituto Virgínias, com apoio do UniFACEF e da FIPEC, encontro ocorre nos dias 3 e 4 de julho, com a presença da renomada psicanalista Isildinha Baptista Nogueira.
Franca (SP) – 26 de junho de 2026 – O Instituto de Psicanálise Virgínias, em parceria com a Pós-Graduação do UniFACEF CENTRO UNIVERSITÁRTIO MUNICPAL DE FRANCA e com a FIPEC-Fundação Instituto de Pesquisa, Ensino e Cultura de Franca, está com inscrições abertas para o 4º SIMPÓSIO DE PSICANÁLISE – Sonhar o Futuro.
Com o subtítulo “Por uma psicanálise insubmissa”, o 4º SIMPÓSIO DE PSICANÁLISE – Sonhar o Futuro acontecerá nos dias 3 e 4 de julho de 2026, no Auditório Profa. Dra. Edna Maria Campanhol, localizado na Unidade II, do UniFACEF. O encontro é voltado tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público geral interessado em debater as intersecções entre clínica, cultura e sociedade.
Inscrições
As inscrições para o simpósio devem ser realizadas exclusivamente de forma digital, por meio do site oficial do evento: bit.ly/simposio-psicanalise-2026. Para atender aos diferentes perfis de público, a comissão organizadora estruturou opções de ingressos divididos entre profissionais e estudantes, com modalidades que abrangem a participação no simpósio completo (palestras e seminário clínico) ou o acesso individualizado a módulos específicos do cronograma.
Programação
A programação científica terá início na sexta-feira, 3 de julho, às 15h, com o Seminário Clínico, coordenado pela renomada psicóloga e doutora Isildinha Baptista Nogueira.
A abertura oficial da plenária ocorrerá no mesmo dia, às 19h, seguida pela conferência magna “Efeitos do racismo no narcisismo do sujeito negro”, também ministrada pela convidada, pautando um debate de vanguarda e alta relevância social no campo psicanalítico contemporâneo.
No sábado, 4 de julho, as atividades serão retomadas às 8h com o painel de abertura “Conectando a clínica, cultura, territórios, resistências e afetos”. Na sequência, às 8h30, será realizado o Seminário Teórico centrado no tema “A escuta do sujeito negro”, conduzido por Isildinha Nogueira. O encerramento do evento está previsto para as 11h, com uma sessão oficial de autógrafos de obras literárias e científicas da área.
Informações
Informações adicionais a respeito de valores, inscrições institucionais ou detalhes logísticos da programação podem ser obtidas diretamente com a organização por meio do telefone/WhatsApp oficial (16) 99130-7226 ou pelos perfis institucionais na rede social Instagram: @instituto_virginias e @pospsicanalisefranca.
Sobre o UniFACEF
O UniFACEF Centro Universitário Municipal de Franca é uma Instituição de Ensino Superior autárquica, com sólida tradição em excelência acadêmica e forte inserção regional. Reconhecido por seu elevado corpo docente e por sua infraestrutura moderna, o UniFACEF destaca-se no cenário educacional por promover a integração entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, capacitando cidadãos e profissionais para os desafios do mercado global e impulsionando o desenvolvimento social e científico da comunidade.
UniFACEF
- unifacef.com.br
- (16) 3713-4688
- Av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400 – CEP 14403-430 – Franca (SP)















