I FACIT movimentou cursos das Engenharias do Uni-FACEF

Desligado

Feira promove o conhecimento por meio de experimentos de química, esculturas estruturais e ponte de espaguete

A I FACIT Uni-FACEF (Feira Anual de Ciências e Inovação Tecnológica) nasceu grande. A feira envolve os cursos de Engenharia do Uni-FACEF e foi organizada pela Profa. Dra. Ana Lúcia Bassi e pelo Prof. Dr. Guilherme Augusto Bertelli Fernandes Clemente, que tiveram apoio do Uni-FACEF e dos chefes dos departamentos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, respectivamente o Prof. Dr Anderson Fabrício Mendes e Prof. Dr. Flávio Henrique de Oliveira Costa.

Baseada em três concursos, a I FACIT contempla:

  • Escultura Estrutural: uma prova que exige análise estrutural; e estudo do equilíbrio estático;
  • Ponte de Espaguete: exige análise estrutural, projeto, construção e ensaio destrutivo de ponte treliçada feita com macarrão do tipo espaguete; e
  • Experimentos de Química: desenvolvimento de experimentos inovadores, com total observância da alta qualidade e da segurança.

A FACIT

A FACIT é um desdobramento da Feira de Ciências, que teve início em 2017, com a participação dos estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, com o objetivo de estimular os estudantes a desenvolverem um projeto científico. A primeira edição teve experimentos na área de química.

Contribuições de uma feira de ciências

Em 2021, a FACIT propôs a realização dos experimentos de química, de esculturas estruturais e da ponte de espaguete, pelos estudantes, por ser importantes ferramentas de divulgação dos conhecimentos desenvolvidos durante a graduação do estudante. Os principais objetivos, com a realização dessas provas, é estimular o estudante para a inovação de ideias e de técnicas, com a apresentação de trabalhos investigativos e de alta qualidade, promovendo, assim, a curiosidade científica. Para isso os experimentos de química, os estudantes foram treinados para a utilização de protocolos de segurança, realizando experimentos com a necessária responsabilidade.

A Profa. Dra. Ana Lúcia Bassi, responsável pela prova de experimentos de química, destacou que: “A I FACIT representa um papel importante no aprendizado dos estudantes. Além do conhecimento científico em si, que é adquirido durante o processo, todo o seu processo desenvolve diferentes habilidades tais como: organização do pensamento, comunicação oral, comunicação escrita e a pesquisa científica. Por isso, a realização dos Experimentos de Química colaboram para inserir e despertar, nos estudantes, nos alunos o interesse pelas Ciências, possibilitando que investiguem e ampliem seus conhecimentos sobre determinado assunto por meio da pesquisa”.

O Prof. Dr. Guilherme Augusto Bertelli Fernandes Clemente afirmou que “A I FACIT contribuiu grandemente para a formação profissional dos estudantes, pois os estudantes apresentaram e participaram das provas como: experimentos químicos; testes de carga utilizando os conceitos de resistência dos materiais em pontes treliçadas, feitas de macarrão; prova de esculturas estruturais, demonstrando conceitos de análise estrutural e métodos executivos de estruturas; e simulações de sistemas de programação utilizando robôs como protótipos. Tudo isso contribuiu para a promoção da criatividade, da inovação, da sustentabilidade e do conhecimento por meio de práticas e iniciação no universo da ciência”.

O evento recebeu a visita de estudantes do ensino médio, contribuindo, assim, com o papel da extensão, promovendo a curiosidade científica e a valorização dos estudos.

O Uni-FACEF parabeniza a todos os envolvidos na organização e realização da I FACIT.

#unifacef #graduacao #engenhariacivil #engenhariadeproducao #feiradeciencias #facit #experimentoquimico #esculturaestrutural #pontedeespaguete #francasp

Twice Heart Socks Baby Shark Hat MCVITIES CARAMEL BISCUITS 120 GM Dentinox Tand gel 10 Gram Van Toen Kruidnagel bio 10 Milliliter Hose Dani Melange Chaqueta bomber MA-1 Heritage Vintage Sand de Alpha Industries Malissa Plush Wide Rib Sock OSEA Undaria Cleansing Body Polish Lunch Bag Meditative Hardcover Journal, Inspirational Writing Notebook, Artistic Diary, Gift for Creatives, Black Journal with Mandala Design House of CB Babydoll Mini Dress 98 파이 평뚜껑 1000개 Belton ISD Gekeler Method Oboe Book 1 Leatherette Oboe Reed Case, holds 3 Bolsius Clean light cypress & amber navul 2 Stuks Christmas Style Printed Bathroom Toilet Set Dahlia Mini Skirt Anorak Jacket Jam Monster Strawberry Salt 30ml The Finest Apple Pearadise Salt 30ml Ellie Sticker Sheets (3 pack) Jackson JH Oboe Kit, Missouri R2 School District