UniFACEF participa da final brasileira da Maratona de Programação, em Campo Grande
Final reuniu os melhores estudantes da área de Computação e afins para a busca de soluções de software, sob pressão
Entre os dias 16 e 18 de março de 2023, foi realizada a final brasileira da XXVII Maratona de Programação da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), em Campo Grande (MS). Participaram dessa final, 60 equipes, que se classificaram durante a etapa regional realizada em diversas sedes.
O time do UniFACEF foi representado pelos estudantes Matheus Henrique Gotardo Pintor, Thiago Cintra Prado e Vinícius Poloni Crisol, dos cursos de Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Ciência da Computação, respectivamente. Os estudantes foram acompanhados pela Profa. Ma. Débora Pelicano Diniz, que ocupou o papel de Coach. O UniFACEF deu todo o apoio à equipe e patrocinou as passagens aéreas para seus quatro membros, já que a hospedagem e as refeições foram fornecidas pela organização do evento.
O UniFACEF na final
O Prof. Dr. Daniel Facciolo Pires, Chefe do Departamento de Computação do UniFACEF, que engloba os cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação, falou sobre a importância, para o estudante e para a Instituição, em participar dessa maratona: “A Maratona de Programação da SBC é um evento que promove muito aprendizado e network. E, cada vez mais, grandes empresas têm patrocinado a maratona pelo alto nível dos estudantes. Empresas como Stone, Incognia, Vtex, Huawei, entre outros, têm aproveitado essa oportunidade para descobrir novos talentos“.
Saiba mais sobre a Maratona de Programação da SBC
Conforme página do evento, “A Maratona de Programação é um evento da SBC-Sociedade Brasileira de Computação e existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Ela se destina a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática etc). O evento reúne equipes, que ficam confinadas durante 5 horas, criando soluções algorítmicas para o maior número possível dos 13 problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens e manuais). O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor. A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano, temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona“.
Cumprimentos da Reitoria
O Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, Reitor do UniFACEF, parabenizou os estudantes Matheus Henrique Gotardo Pintor, Thiago Cintra Prado e Vinícius Poloni Crisol, pela conquista da vaga na final brasileira da XXVII Maratona de Programação da SBC, um importante feito, considerando-se o alto nível das equipes participantes. Parabenizou, também, a Professora Débora Pelicano Diniz pelo trabalho junto à equipe, no evento. E, por fim, parabenizou o Professor Daniel Facciolo Pires, e todo o Departamento de Computação, do UniFACEF, pela excelência do trabalho desenvolvido junto aos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação.
- Da esq. p/ a dir., os estudantes do UniFACEF Matheus Henrique Gotardo Pintor (Engenharia de Software), Thiago Cintra Prado (Sistemas de Informação) e Vinícius Poloni Crisol (Ciência da Computação), que chegaram à final da XXVII Maratona de Programação da SBC.
- A Profa. Ma. Débora Pelicano Diniz ocupou o papel de Coach dos estudantes do UniFACEF.