Alunas do curso de Ciências Contábeis e Turismo e Hotelaria participam do CONIC 2007


O Congresso Nacional de Iniciação Cientifica – CONIC, e o Congresso Internacional – COINT, são eventos realizados pelo SEMESP (Sindicato das Entidades Mantedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo). Neste ano, foi realizada a 7ª edição do CONIC e a 5ª edição do COINT nas instalações da Universidade de Sorocaba – UNISO, nos dias 23 e 24 de novembro, com intuito de identificar talentos e estimular a transformação de idéias em realidade, como fator determinante ao exercício da criatividade. Os projetos recebidos deveriam se enquadrar em uma das cinco áreas do conhecimento (Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia e Tecnologias), nas categorias Concluído ou Em andamento. E só seriam aprovados para apresentação no congresso depois de avaliados por corpo docente especialmente designado para leitura e avaliação dos trabalhos.
O Uni-FACEF participou do evento, representado por discentes dos cursos de Ciências Contábeis e Turismo e Hotelaria, engajados no projeto de Iniciação Científica oferecidos pelo Centro Universitário e pelo CNPq/PIBIC. Os trabalhos enviados e aprovados para apresentação no Congresso foram:

Autoras: Cristiane Galeti e Marcia Adriana da Silva Badoco
Título do trabalho: Créditos de Carbono e Balanço Ambiental no Brasil: reflexos nas Demonstrações Contábeis das Empresas de Reflorestamento de Eucalipto.
Orientadora: Marinês Santana Justo Smith

Autora: Daniela Aparecida Ferreira
Título do trabalho: O Patrimônio Histórico e Cultural Francano
Orientadora: Analúcia Bueno dos Reis Giometti

Autora: Ligia Andrian Leal
Título do trabalho: A acessibilidade do deficiente físico no município de Franca/SP dentro do âmbito Turístico/Hoteleiro.
Orientadora: Analúcia Bueno dos Reis Giometti

Autora: Marcelle Antequera Valente
Título do trabalho: A Depreciação e seu Reflexo na Renovação Tecnológica nas Empresas Calçadistas de Franca.
Orientadora: Marinês Santana Justo Smith

Autora: Neiva Sousa de Paula
Título do trabalho: Registro Contábil das Ações Ambientais: um comparativo entre os Curtumes da cidade de Franca e demais Empresas situadas no Estado de São Paulo.
Orientadora: Edna Maria Campanhol, Marinês Santana Justo Smith

Autores: Taíse Helena de Santana, Leonardo A. David e Iuri de Almeida Giron
Título do trabalho: O Registro Contábil do Arrendamento Mercantil: uma Questão Geográfica ou Adequação de Interesses.
Orientadora: Marinês Santana Justo Smith

A participação no evento possibilitou, às alunas, novas experiências e proporcionou uma visão mais ampla em relação à importância da ciência quando descoberta através da pesquisa efetiva.